sexta-feira, 13 de outubro de 2017

PROJETO “NOSSO POVO”


PROJETO DA DIVERSIDADE CULTURAL
TURMAS: DIVERSAS (HORA ATIVIDADE)
PROFESSORA: DENISE

Desde o início de sua história, após a colonização europeia, o Brasil é marcado pela extensa diversidade cultural. Aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um aspecto: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, dança, trajes, são elementos que integram a cultura de um povo. E é sobre esses aspetos que vamos desenvolver esse projeto.

“educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo. Um bom educador abraça quando todos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.

Turmas envolvidas: berçários l e ll, maternais l e ll.
Período: duração de dois meses com início: 15 de setembro.

2- Problema: como podemos conhecer e interagir com as diferentes culturas e tradições do nosso povo?

3- Justificativa:
O projeto “Nosso Povo” diversidade cultural, propõe uma troca de ideias com as crianças sobre a identidade cultural e as várias culturas existentes na região sul e do sudeste de nosso país no âmbito individual, social e coletivo, buscando integrar os eixos do conhecimento - Artes Visuais, Música e Movimento, para explorar várias habilidades e competências desta faixa de idade. Sendo assim abordar as diferentes etnias como a cultura europeia, os índios e os africanos existentes nesta região e sua influencia no âmbito cultural como; obras de arte, danças, brincadeiras, músicas e alimentação, se fazem necessário, pois é preciso incentivar nossas crianças a superar preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

4- Objetivo geral: Dar oportunidade para que as crianças possam:
·        Conhecer as diversidades cultuais da região proposta, bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
·        Experimentar vivências do campo das Artes Visuais, Música e Movimento que envolva as diferentes étnicas (europeia- indígena- africana).
·        Apreciar, valorizar e respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos.

5- Objetivos específicos:

Berçários:
·        Aprender a conviver no espaço físico da instituição, identificando e explorando os locais utilizados por seu grupo.
·        Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produzem.
·        Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
·        Visualizar diferentes linguagens artísticas, ampliando repertório artístico e cultural.
·        Observar imagens diversas a fim de identificá-las.
·        Identificar seus pertences e o lugar dos objetos na sala.

Maternais:
·        Aprender a conviver no espaço físico da instituição, identificando os locais favoráveis à brincadeira, a descoberta e também os locais que tem cantinhos para brincar.
·        Desenvolver atitude de respeito ajuda e colaboração, valorizando ações e cooperação e solidariedade.
·        Brincar com as demais crianças do CEI, do grupo a fim de interagir e socializar-se.
·        Reconhecer ordens e regras de convívio na instituição.
·        Observar imagens e obras de diversas a fim de identificá-las.
·        Explorar a arte (imagens, músicas, etc.) representada nas diversas manifestações culturais.

6- Conteúdos:

Artes Visuais:
·        Ampliação de conhecimentos das diferentes formas de expressão artística e de diversas obras ligadas a cultura portuguesa, indígena e africana com os quais entrem em contato.
·        Exploração e utilização e utilização de alguns procedimentos artísticos necessários para desenhar, pintar, colar, modelar e construir, identificando seu uso nas produções.
·        Apreciação das suas produções e dos outros por meio da observação e da leitura de elementos da linguagem artística.

Movimento:
·        Ampliação de possibilidades expressivas do próprio movimento como gestos e ritmos, utilizando expressões encontradas nas diferentes etnias estudadas (cultura europeias, africana e indígena).
·        Vivências de situações cotidianas em que a criança explore gestos e ritmos corporais em suas brincadeiras, danças e situações de interação.
·        Manipulação de diferentes objetos e brinquedos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
·        Valorização das conquistas corporais, pessoais e no coletivo.

Música:
·        Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais dos povos estudados – europeu, indígena e africano.
·        Participação dos jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical. Exploração de sons.
·        Interpretação de músicas e canções e brincadeiras de roda diversas.

7- Metodologia:
·        Levando em conta o prazer do lúdico, vamos desenvolver com as crianças atividade através da música como: samba-lelê, contação de histórias (Menina bonita do laço de fita, Festa da Taquara, As panquecas de Mama Payna, Abaré);
·        Após a leitura das histórias, uso de desenho para pintar com diversos materiais e massinha de modelar. Brincadeiras no bosque e na rede.
·        Atividade individual e em grupo respeitando o limite de cada um (montra cartaz da diversidade cultural: “Nosso Povo”); criação de trabalhos manuais através de pintura com tinta guache e colagem.
·        Roda de conversa, fantoches, etc. realizar trabalhos utilizando materiais diversos: giz de cera, tinta guache, DVDs, CDs, sucatas para fazer brinquedos, livros, etc.
·        Fazer com as crianças alguns alimentos favoritos e tradicionais dos povos observados; como o macarrão ou pizza dos italianos, o churrasco e o chimarrão dos gaúchos, bolinho de arroz dos japoneses e provar algumas frutas que os índios colhem das florestas: a jabuticaba e o ingá.
·        Desenvolver algumas brincadeiras também herdadas dos povos colonizadores como brincadeira na areia, brincadeira de roda, esconde-esconde, pega-pega.

8- Avaliação:
    Durante todo o projeto serão avaliados o desempenho e participação das crianças e o interesse dos mesmos pelo tema abordado assim como as atividades propostas, visando melhorar o desenvolvimento como um todo através dos recursos utilizados.

No desenvolvimento do projeto as crianças demonstraram aceitação nas atividades com materiais diversos como massinha de modelar, giz de cera e tinta guache. Apreciaram muito a contação de histórias e brincadeiras com fantoches. Foi bom e proveitoso as atividades com colagem e recortes.







































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