PROJETO DA DIVERSIDADE CULTURAL
TURMAS: DIVERSAS (HORA ATIVIDADE)
PROFESSORA: DENISE
Desde
o início de sua história, após a colonização europeia, o Brasil é marcado pela
extensa diversidade cultural. Aspectos locais continuam fortemente presentes. A
cultura é um aspecto: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e
tradições. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos
africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil.
Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, entre outros,
contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária,
dança, trajes, são elementos que integram a cultura de um povo. E é sobre esses
aspetos que vamos desenvolver esse projeto.
“educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar
nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador
não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas o que
os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir.
Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o
invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar
de novo. Um bom educador abraça quando todos que ficaram nos últimos lugares.
Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus
filhos, alunos e colegas de trabalho grandes”.
Turmas
envolvidas: berçários l e ll, maternais l e ll.
Período:
duração de dois meses com início: 15 de setembro.
2-
Problema: como podemos conhecer e interagir com as diferentes culturas e
tradições do nosso povo?
3-
Justificativa:
O
projeto “Nosso Povo” diversidade cultural, propõe uma troca de ideias com as
crianças sobre a identidade cultural e as várias culturas existentes na região
sul e do sudeste de nosso país no âmbito individual, social e coletivo,
buscando integrar os eixos do conhecimento - Artes Visuais, Música e Movimento,
para explorar várias habilidades e competências desta faixa de idade. Sendo
assim abordar as diferentes etnias como a cultura europeia, os índios e os africanos
existentes nesta região e sua influencia no âmbito cultural como; obras de
arte, danças, brincadeiras, músicas e alimentação, se fazem necessário, pois é
preciso incentivar nossas crianças a superar preconceitos raciais e culturais,
tornando-os cidadãos críticos que participam do processo social, conscientes de
seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.
4-
Objetivo geral: Dar oportunidade para que as crianças possam:
·
Conhecer as
diversidades cultuais da região proposta, bem como suas particularidades,
através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se
de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
·
Experimentar vivências
do campo das Artes Visuais, Música e Movimento que envolva as diferentes
étnicas (europeia- indígena- africana).
·
Apreciar, valorizar e
respeitar a diversidade cultural presente na sociedade em que vivemos.
5- Objetivos específicos:
Berçários:
·
Aprender a conviver no
espaço físico da instituição, identificando e explorando os locais utilizados
por seu grupo.
·
Familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produzem.
·
Manipular diferentes
objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades
de manuseio.
·
Visualizar diferentes
linguagens artísticas, ampliando repertório artístico e cultural.
·
Observar imagens
diversas a fim de identificá-las.
·
Identificar seus
pertences e o lugar dos objetos na sala.
Maternais:
·
Aprender a conviver no
espaço físico da instituição, identificando os locais favoráveis à brincadeira,
a descoberta e também os locais que tem cantinhos para brincar.
·
Desenvolver atitude de
respeito ajuda e colaboração, valorizando ações e cooperação e solidariedade.
·
Brincar com as demais
crianças do CEI, do grupo a fim de interagir e socializar-se.
·
Reconhecer ordens e regras
de convívio na instituição.
·
Observar imagens e
obras de diversas a fim de identificá-las.
·
Explorar a arte
(imagens, músicas, etc.) representada nas diversas manifestações culturais.
6- Conteúdos:
Artes Visuais:
·
Ampliação de
conhecimentos das diferentes formas de expressão artística e de diversas obras
ligadas a cultura portuguesa, indígena e africana com os quais entrem em
contato.
·
Exploração e utilização
e utilização de alguns procedimentos artísticos necessários para desenhar,
pintar, colar, modelar e construir, identificando seu uso nas produções.
·
Apreciação das suas
produções e dos outros por meio da observação e da leitura de elementos da
linguagem artística.
Movimento:
·
Ampliação de possibilidades
expressivas do próprio movimento como gestos e ritmos, utilizando expressões
encontradas nas diferentes etnias estudadas (cultura europeias, africana e
indígena).
·
Vivências de situações
cotidianas em que a criança explore gestos e ritmos corporais em suas
brincadeiras, danças e situações de interação.
·
Manipulação de
diferentes objetos e brinquedos para aperfeiçoamento de suas habilidades
manuais.
·
Valorização das
conquistas corporais, pessoais e no coletivo.
Música:
·
Reconhecimento e utilização
expressiva, em contextos musicais dos povos estudados – europeu, indígena e
africano.
·
Participação dos jogos
e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical. Exploração de sons.
·
Interpretação de
músicas e canções e brincadeiras de roda diversas.
7- Metodologia:
·
Levando em conta o
prazer do lúdico, vamos desenvolver com as crianças atividade através da música
como: samba-lelê, contação de histórias (Menina bonita do laço de fita, Festa
da Taquara, As panquecas de Mama Payna, Abaré);
·
Após a leitura das
histórias, uso de desenho para pintar com diversos materiais e massinha de
modelar. Brincadeiras no bosque e na rede.
·
Atividade individual e
em grupo respeitando o limite de cada um (montra cartaz da diversidade
cultural: “Nosso Povo”); criação de trabalhos manuais através de pintura com
tinta guache e colagem.
·
Roda de conversa,
fantoches, etc. realizar trabalhos utilizando materiais diversos: giz de cera,
tinta guache, DVDs, CDs, sucatas para fazer brinquedos, livros, etc.
·
Fazer com as crianças
alguns alimentos favoritos e tradicionais dos povos observados; como o macarrão
ou pizza dos italianos, o churrasco e o chimarrão dos gaúchos, bolinho de arroz
dos japoneses e provar algumas frutas que os índios colhem das florestas: a
jabuticaba e o ingá.
·
Desenvolver algumas
brincadeiras também herdadas dos povos colonizadores como brincadeira na areia,
brincadeira de roda, esconde-esconde, pega-pega.
8-
Avaliação:
Durante todo o projeto serão avaliados o
desempenho e participação das crianças e o interesse dos mesmos pelo tema
abordado assim como as atividades propostas, visando melhorar o desenvolvimento
como um todo através dos recursos utilizados.
No
desenvolvimento do projeto as crianças demonstraram aceitação nas atividades
com materiais diversos como massinha de modelar, giz de cera e tinta guache.
Apreciaram muito a contação de histórias e brincadeiras com fantoches. Foi bom
e proveitoso as atividades com colagem e recortes.
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