TÍTULO: QUE NÚMERO É ESSE?
TURMA: JARDIM A
PROFESSORA: LEIDIMARA
AUXILIARES DE SALA: JENIPHER E ALCINÉIA
Justificativa: A todo o momento sentimos a necessidade de
contar, e nos deparamos com os números. Está é uma necessidade do ser humano em
viver em sociedade, e desde pequenas as crianças apresentam perguntas
relacionadas ao tema, como por exemplo? Que horas minha mãe vem? Eu já tenho
tantos anos? Que horas a gente vai comer? E assim por diante. No dia a dia necessitamos usar os números até
para afazeres simples, nas receitas, nos telefonemas, como também para, por
exemplo, trafegar em uma via, respeitando as placas de velocidade.
Sendo
assim, pretendemos com este projeto, demonstrar como os números estão presentes
em nossas vidas, em nosso dia a dia e onde podemos encontrá-los.
Objetivo Geral: Conhecer os números de 0 á 10, a fim de
reconhecer e identificar numerais e quantidades em diferentes contextos.
Objetivos Específicos:
·
Utilizar
a linguagem oral para expressar opiniões, ideias, interagindo com o grupo;
·
Manipular
diferentes objetos e materiais;
·
Observar
imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
·
Criar
trabalhos de arte através da produção gráfica;
·
Participar
de brincadeiras musicais;
·
Utilizar
a contagem oral;
·
Utilizar
comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver
noções simples destes conceitos;
·
Brincar
com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los.
Conteúdos:
·
Comunicação
oral e escrita (Linguagem oral e escrita);
·
Gêneros
e formas de expressão (Linguagem oral e escrita);
·
Observação
e conversação sobre imagens e objetos (Artes Visuais);
·
Exploração
de diferentes materiais (Artes Visuais);
·
Linguagem
Musical (Música);
·
Comparação
(Matemática);
·
Classificação
(Matemática);
·
Seriação
(Matemática);
·
Contagem
oral (Matemática);
·
Número
(Matemática);
Metodologia:
·
Roda de
conversa sobre os números, sobre eles veem os números;
·
Exposição
na sala dos números de 0 á 10, e mãozinhas de EVA correspondendo a quantidade com dedinhos, e também a quantidade correspondendo ao número com estrelas;
·
História
dos números e como os homens começaram a contar;
·
Passeio
pelos arredores do CEI para observar onde encontramos os números;
·
Apresentar
para as crianças nos números em diferentes contextos como: lista telefônica,
receitas de bolo, calendário, relógio, número de sapato, número de casa, idade
de cada um...
·
Quantidade
de crianças e professoras na sala;
·
Músicas
relacionadas ao tema (1,2 feijão com arroz, a galinha do vizinho, 123
indiozinhos, Mariana conta);
·
Histórias
relacionadas ao tema;
·
Atividades
de recorte e colagem e pinturas;
·
Bingo
dos números;
·
Dominó
dos números;
·
Jogo da
memoria dos números;
Cronograma: Mês de julho
Avaliação:
·
Realiza
contagem oral;
·
Realiza
comparações em diferentes contextos;
·
Identifica
quantidades;
·
Brinca
de contar;
·
Utiliza
contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam
sua necessidade;
·
Identifica
números nos diferentes contextos em que se encontram;
·
Relaciona
a ideia de número a quantidade correspondente.
As crianças da turma tiveram boa aceitação
com o projeto. Algumas crianças antes mesmo de iniciarmos o projeto já
realizavam contagem oral durante as brincadeiras. Quando demos início com o projeto
na turma, todos demonstraram interesse e curiosidade em conhecer os números de
0 á 10.
Algumas
crianças da turma demonstraram desde o início facilidade em realizar a contagem
oral e o reconhecimento dos números, outras porém, ainda demonstram
dificuldades e as poucos durante as atividades ou brincadeiras aplicadas estão
iniciando este reconhecimento. O projeto foi pensado para apresentar de forma
lúdica os números para as crianças, sabemos que a aprendizagem integral se dará
conforme as crianças vão crescendo e demonstrarem por si só o desejo de
aprender ainda mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário