terça-feira, 8 de agosto de 2017

PROJETO: OS NÚMEROS


TÍTULO: QUE NÚMERO É ESSE?
TURMA: JARDIM A
PROFESSORA: LEIDIMARA
AUXILIARES DE SALA: JENIPHER E ALCINÉIA

Justificativa: A todo o momento sentimos a necessidade de contar, e nos deparamos com os números. Está é uma necessidade do ser humano em viver em sociedade, e desde pequenas as crianças apresentam perguntas relacionadas ao tema, como por exemplo? Que horas minha mãe vem? Eu já tenho tantos anos? Que horas a gente vai comer? E assim por diante.  No dia a dia necessitamos usar os números até para afazeres simples, nas receitas, nos telefonemas, como também para, por exemplo, trafegar em uma via, respeitando as placas de velocidade.
Sendo assim, pretendemos com este projeto, demonstrar como os números estão presentes em nossas vidas, em nosso dia a dia e onde podemos encontrá-los.

Objetivo Geral: Conhecer os números de 0 á 10, a fim de reconhecer e identificar numerais e quantidades em diferentes contextos.

Objetivos Específicos:
·        Utilizar a linguagem oral para expressar opiniões, ideias, interagindo com o grupo;
·        Manipular diferentes objetos e materiais;
·        Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
·        Criar trabalhos de arte através da produção gráfica;
·        Participar de brincadeiras musicais;
·        Utilizar a contagem oral;
·        Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·        Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los.

Conteúdos:
·        Comunicação oral e escrita (Linguagem oral e escrita);
·        Gêneros e formas de expressão (Linguagem oral e escrita);
·        Observação e conversação sobre imagens e objetos (Artes Visuais);
·        Exploração de diferentes materiais (Artes Visuais);
·        Linguagem Musical (Música);
·        Comparação (Matemática);
·        Classificação (Matemática);
·        Seriação (Matemática);
·        Contagem oral (Matemática);
·        Número (Matemática);

        Metodologia:
·        Roda de conversa sobre os números, sobre eles veem os números;
·        Exposição na sala dos números de 0 á 10, e mãozinhas de EVA correspondendo  a quantidade com dedinhos, e também  a quantidade correspondendo ao número com estrelas;
·        História dos números e como os homens começaram a contar;
·        Passeio pelos arredores do CEI para observar onde encontramos os números;
·        Apresentar para as crianças nos números em diferentes contextos como: lista telefônica, receitas de bolo, calendário, relógio, número de sapato, número de casa, idade de cada um...
·        Quantidade de crianças e professoras na sala;
·        Músicas relacionadas ao tema (1,2 feijão com arroz, a galinha do vizinho, 123 indiozinhos, Mariana conta);
·        Histórias relacionadas ao tema;
·        Atividades de recorte e colagem e pinturas;
·        Bingo dos números;
·        Dominó dos números;
·        Jogo da memoria dos números;

Cronograma: Mês de julho

Avaliação:
·        Realiza contagem oral;
·        Realiza comparações em diferentes contextos;
·        Identifica quantidades;
·        Brinca de contar;
·        Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
·        Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram;
·        Relaciona a ideia de número a quantidade correspondente.

As crianças da turma tiveram boa aceitação com o projeto. Algumas crianças antes mesmo de iniciarmos o projeto já realizavam contagem oral durante as brincadeiras. Quando demos início com o projeto na turma, todos demonstraram interesse e curiosidade em conhecer os números de 0 á 10.

 Algumas crianças da turma demonstraram desde o início facilidade em realizar a contagem oral e o reconhecimento dos números, outras porém, ainda demonstram dificuldades e as poucos durante as atividades ou brincadeiras aplicadas estão iniciando este reconhecimento. O projeto foi pensado para apresentar de forma lúdica os números para as crianças, sabemos que a aprendizagem integral se dará conforme as crianças vão crescendo e demonstrarem por si só o desejo de aprender ainda mais.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário