quinta-feira, 10 de agosto de 2017

PROJETO: EU E MINHA FAMÍLIA


TÍTULO: Minha Família
TURMA: JARDIM B
PROFESSORA: JOSIANE K.
AUXILIARES DE SALA: ANDRESSA E SUSANE

PROBLEMA: Quem faz parte da minha família? Quem mora comigo?

JUSTIFICATIVA: A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este projeto visa promover a interação escola\família a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola. Este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

OBJETIVO GERAL: Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando atividade que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Valorizar e respeitar a família;
- Promover a socialização;
- Entender que cada família tem suas características, maneiras diferentes de ser e de viver;
- Compreender por que fazemos parte de uma família (construção social);
-Compreender que cada criança possui uma identidade;
- Favorecer o reconhecimento da própria imagem e do colega;
- Organizar momentos de fala e escuta;
- Conhecer a identidade (dados pessoais);
- Estimular o raciocínio lógico, a comunicação, a corporeidade, e a coordenação motora;
- Oportunizar interação entre crianças e professores.

CONTEÚDOS:
Identidade e autonomia:
- Eu e o outro;
- Nome;
- Iniciativa para fazer escolha;
- Família.
Artes visuais:
- Desenho, pintura e colagem.
Música:
- Expressão corporal;
- Canto.
Corpo e movimento:
- Corpo humano;
-Expressividade;
- Coordenação motora.
Linguagem:
- Linguagem oral, escrita e corporal;
- Comunicação;
- Gênero e formas de expressão.
Natureza e sociedade:
- Família;
- Escola;
- Comunidade.
Matemática:
- Contagem oral;
- Número.

METODOLOGIA:
- Roda de conversa, conversar sobre a semelhança e a diferença e a diferença da cada um, se aprofundando no assunto eu e minha família. Conhecendo assim um pouco da família de cada um.
- Pesquisa com os pais sobre os dados das crianças.
- Álbum minha história.
- Contação de história: A CAMA DA MAMÃE, NADA COMO O LAR, COMO GENTE GRANDE, COM QUEM SERÁ QUE ME PAREÇO?, EU E MEU PAPAI, AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO, UM AMOR DE FAMÍLIA, A CASA. Entre outras.
- Realizar o desenho de sua casa em dobradura.
- Descrever a família através do desenho.
- Organizar espaços para brincar de casinha.
- Fazer um mural com fotos das famílias.
- Procurar gravuras em revistas de diferentes tipos de família.
- Trabalhar oralmente o corinho: - Sou pequenino do tamanho de um botão, guardo papai no bolso e mamãe no coração.
- Histórias com fantoches.
- Faz de conta (roupas e acessórios para se vestir como os pais).
- Músicas: Fui morar numa casinha, era uma casa muito engraçada.
- Pintura com guache.
- Massinha de modelar.
- Escrita espontânea do nome.
- Observar sua imagem no espelho e se auto descrever e desenhar com canetão no espelho.
- Minha família mora dentro do meu coração (pintar um coração com guache).
- Minha família é assim (a criança desenha sua família em uma folha).
- Casa com dobradura.
- Ensaio e apresentação para o dia da família.
- Enfeitar porta com o tema família.

CRONOGRAMA: 01\08 À 30\08

AVALIAÇÃO:
- Reconhecer pessoas do seu convívio.
- Comunica ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens.
- Identifica qualidades.
- Desenha e fala sobre o que desenhou.
- Reconhece sua imagem no espelho.
- Relata fatos e experiências.
- Demostra capacidade de memorização.

- Reconhece imagem e expressa esse conhecimento.




































Um comentário: