TÍTULO: Minha Família
TURMA: JARDIM B
PROFESSORA: JOSIANE K.
AUXILIARES DE SALA: ANDRESSA E SUSANE
PROBLEMA:
Quem faz parte da minha família? Quem mora comigo?
JUSTIFICATIVA:
A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua
casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu
sentimento de integração ao mundo. Este projeto visa promover a interação
escola\família a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como
carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola. Este projeto
será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios,
trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no
convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma
formação das crianças como seres cidadãos.
OBJETIVO
GERAL: Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o
conhecimento da estrutura de outras famílias, e o relacionamento entre as
pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando
atividade que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos
familiares.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-
Valorizar e respeitar a família;
-
Promover a socialização;
-
Entender que cada família tem suas características, maneiras diferentes de ser
e de viver;
-
Compreender por que fazemos parte de uma família (construção social);
-Compreender
que cada criança possui uma identidade;
- Favorecer
o reconhecimento da própria imagem e do colega;
-
Organizar momentos de fala e escuta;
-
Conhecer a identidade (dados pessoais);
-
Estimular o raciocínio lógico, a comunicação, a corporeidade, e a coordenação
motora;
-
Oportunizar interação entre crianças e professores.
CONTEÚDOS:
Identidade
e autonomia:
- Eu e
o outro;
-
Nome;
-
Iniciativa para fazer escolha;
-
Família.
Artes
visuais:
-
Desenho, pintura e colagem.
Música:
-
Expressão corporal;
-
Canto.
Corpo
e movimento:
-
Corpo humano;
-Expressividade;
- Coordenação
motora.
Linguagem:
-
Linguagem oral, escrita e corporal;
-
Comunicação;
-
Gênero e formas de expressão.
Natureza
e sociedade:
-
Família;
- Escola;
-
Comunidade.
Matemática:
-
Contagem oral;
-
Número.
METODOLOGIA:
- Roda
de conversa, conversar sobre a semelhança e a diferença e a diferença da cada
um, se aprofundando no assunto eu e minha família. Conhecendo assim um pouco da
família de cada um.
-
Pesquisa com os pais sobre os dados das crianças.
-
Álbum minha história.
-
Contação de história: A CAMA DA MAMÃE, NADA COMO O LAR, COMO GENTE GRANDE, COM
QUEM SERÁ QUE ME PAREÇO?, EU E MEU PAPAI, AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO, UM AMOR DE
FAMÍLIA, A CASA. Entre outras.
-
Realizar o desenho de sua casa em dobradura.
-
Descrever a família através do desenho.
- Organizar
espaços para brincar de casinha.
-
Fazer um mural com fotos das famílias.
-
Procurar gravuras em revistas de diferentes tipos de família.
-
Trabalhar oralmente o corinho: - Sou pequenino do tamanho de um botão, guardo
papai no bolso e mamãe no coração.
- Histórias
com fantoches.
- Faz
de conta (roupas e acessórios para se vestir como os pais).
-
Músicas: Fui morar numa casinha, era uma casa muito engraçada.
-
Pintura com guache.
-
Massinha de modelar.
-
Escrita espontânea do nome.
-
Observar sua imagem no espelho e se auto descrever e desenhar com canetão no
espelho.
-
Minha família mora dentro do meu coração (pintar um coração com guache).
-
Minha família é assim (a criança desenha sua família em uma folha).
- Casa
com dobradura.
-
Ensaio e apresentação para o dia da família.
-
Enfeitar porta com o tema família.
CRONOGRAMA:
01\08 À 30\08
AVALIAÇÃO:
-
Reconhecer pessoas do seu convívio.
-
Comunica ideias e sentimentos por meio de diferentes linguagens.
-
Identifica qualidades.
- Desenha
e fala sobre o que desenhou.
-
Reconhece sua imagem no espelho.
-
Relata fatos e experiências.
-
Demostra capacidade de memorização.
-
Reconhece imagem e expressa esse conhecimento.
Amei seu planejamento,me auxiliou muito .Obrigada.
ResponderExcluir