TURMA: MATERNAL I
PROFESSORAS: ANDREIA J. E ROZANA
AUXILIARES DE SALA: CARLA E SUZANA
Problema: Como desenvolver conhecimentos e habilidades nas
crianças do maternal de maneira significativa e prazerosa?
Justificativa: Sabe-se que a Educação Infantil tem um papel muito
importante para o desenvolvimento integral das crianças. Estímulos adequados
recebidos nos primeiros anos de vida favorecem o desenvolvimento global da
criança. O brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um
repertório de desenvolvimentos, tanto na área cognitiva, quanto na social,
biológica, motora e afetiva. Além de encontrar prazer e satisfação, brincando a
criança se socializa e aprende. O objetivo deste projeto é proporcionar a turma
do Maternal I atividades lúdicas baseadas no método de Maria Montessori a fim
de que tenham contato com as cores, formas geométricas e números iniciando sua
construção de aprendizagem sobre os mesmos, além de desenvolverem sua
coordenação motora fina e ampla, através de atividades lúdicas e
significativas.
Objetivo geral:
·
Realizar atividades Montessorianas a fim
de aprimorar o conhecimento das cores, formas, números e o desenvolvimento da
coordenação motora de forma lúdica;
Objetivos Específicos:
·
Expressar
suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus
argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·
Brincar
com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e
socializar-se;
·
Desenvolver
atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e
solidariedade;
·
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a
memória musical;
·
Utilizar
a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades,
opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas
diversas situações de interação com o grupo;
·
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o
adulto ou com outra criança;
·
Executar
atitudes de respeito às regras e ao grupo da qual está inserido: família,
escola, comunidade;
·
Utilizar
comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver
noções simples destes conceitos;
·
Demonstrar noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes
tamanhos, cores e formas);
·
Explorar
e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar
para desenvolver a coordenação motora fina;
·
Ampliar
gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus
recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras;
·
Brincar
com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los.
Conteúdos:
·
Iniciativa
para fazer escolhas; (Identidade e
Autonomia)
·
Socialização;
(Identidade e Autonomia)
·
Valores;
(Identidade e Autonomia)
·
Exploração
de diferentes materiais; (Artes Visuais)
·
Canto;
(Música)
·
Comunicação
e expressão; (Linguagem)
·
Linguagem
oral e corporal; (Linguagem)
·
Regras
sociais; (Natureza e Sociedade)
·
Comparação;
(Matemática)
·
Classificação; (Matemática)
·
Formas
geométricas; (Matemática)
·
Cores;
(Matemática)
· Número (Matemática)
· Coordenação motora fina; (Corpo e Movimento)
·
Deslocamentos;
(Corpo e Movimento)
·
Equilíbrio;
(Corpo e Movimento)
Metodologia:
·
Histórias
relacionadas aos temas cores e formas geométricas;
·
Arremessar
bolinhas coloridas cada uma na cesta de sua respectiva cor;
·
Poesia
das cores para colar no armário;
·
Brincar
com balões coloridos;
·
Colagens;
·
Pintura;
·
Pintura
em caixas de pizza utilizando bolinhas de gude;
·
Fazer
formas geométricas de EVA para colar no chão da sala;
·
Andar
sobre as linhas das formas geométricas desenhadas no chão;
·
Usar
bambolê para trabalhar o circulo e fazer um circuito com as crianças;
·
Roda
de conversas sobre as cores, levando objetos coloridos do dia-a-dia para
mostrar as crianças;
·
Roda
de conversas sobre as formas geométricas levando objetos semelhantes;
·
Cartaz
com o desenho das formas geométricas em que as crianças realizaram colagem;
·
Brincar
de pegar bolinhas coloridas em uma bacia de água com a peneira com a peneira;
·
Carimbo
de formas geométricas com esponja;
·
Confecção
de uma caixa em que as crianças colocarão pedacinhos de EVA nos buraquinhos
relacionando as respectivas cores;
·
Separar
os botões de acordo com as cores;
·
Prender
grampos de roupas coloridos relacionando a cor do grampo as figuras da mesma
cor;
·
Prender
o grampo colorido no quadradinho referente a cor;
·
Confeccionar
um tabuleiro com cores onde as crianças irão relacionar a cor da tampa com a
cor correspondente;
·
Colocar
algodão colorido dentro dos rolinhos de papel higiênico;
·
Colocar
peças de montar na mesma ordem das cores de cada ficha;
·
Pintura
com grampo de roupa e algodão;
·
Colocar
palitos de picolé coloridos nos copos com sua respectiva cor;
·
Colocar
a água colorida nas canecas da mesma cor com a colher;
·
Separar
as pecinhas de acordo com a cor;
·
Separar
brinquedos de acordo com a cor;
·
Desenhar
formas geométricas no chão para as crianças encaixarem;
·
Colocar
grampos nas formas geométricas feitas com papelão;
·
Pintar
as formas geométricas desenhadas no azulejo;
·
Confeccionar
um jogo das formas geométricas com velcro e papelão;
·
Pegar tampas coloridas com palitos em uma bacia de agua;
·
Colocar canudos no escorredor de macarão;
·
Passar grãos e liquidos de uma caneca para outra;
·
Brincadeiras
com os números e quantidades até 3 a fim
de se familiarizar com eles;
Cronograma: 2º semestre de
2017
Avaliação:
O projeto foi muito significativo para
as crianças que realizaram todas as atividades com bastante interesse. Foram
atividades bastante simples que envolviam materiais de nosso cotidiano como
peneiras, canudinhos, escorredor de macarrão, bolinhas, etc; mas que
proporcionaram a elas o desenvolvimento de habilidades motoras, intelectuais e
sociais de maneira lúdica e prazerosa. Uma das atividades que elas gostaram
bastante de realizar foi a de colocarem os canudinhos no escorredor de
macarrão. Durante a realização da mesma pode-se perceber a presença do movimento
de pinça indispensável para o bom desenvolvimento da coordenação motora fina e
importante para o processo de alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário