quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PROJETO: Aprendendo e desenvolvendo habilidades através de atividades Montessorianas.


TURMA: MATERNAL I
PROFESSORAS: ANDREIA J. E ROZANA
AUXILIARES DE SALA: CARLA E SUZANA

Problema: Como desenvolver conhecimentos e habilidades nas crianças do maternal de maneira significativa e prazerosa?

Justificativa: Sabe-se que a Educação Infantil tem um papel muito importante para o desenvolvimento integral das crianças. Estímulos adequados recebidos nos primeiros anos de vida favorecem o desenvolvimento global da criança. O brincar faz parte da infância, e através deste possibilita um repertório de desenvolvimentos, tanto na área cognitiva, quanto na social, biológica, motora e afetiva. Além de encontrar prazer e satisfação, brincando a criança se socializa e aprende. O objetivo deste projeto é proporcionar a turma do Maternal I atividades lúdicas baseadas no método de Maria Montessori a fim de que tenham contato com as cores, formas geométricas e números iniciando sua construção de aprendizagem sobre os mesmos, além de desenvolverem sua coordenação motora fina e ampla, através de atividades lúdicas e significativas.

Objetivo geral:
·       Realizar atividades Montessorianas a fim de aprimorar o conhecimento das cores, formas, números e o desenvolvimento da coordenação motora de forma lúdica;

Objetivos Específicos:
·       Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·       Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;
·       Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade;
·       Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·       Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
·       Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
·       Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança;
·       Executar atitudes de respeito às regras e ao grupo da qual está inserido: família, escola, comunidade;
·       Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
·       Demonstrar noções de agrupamento (organiza objetos de diferentes tamanhos, cores e formas);
·       Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar para desenvolver a coordenação motora fina;
·       Ampliar gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras;
·       Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los.

Conteúdos:
·       Iniciativa para fazer escolhas; (Identidade e Autonomia)
·       Socialização; (Identidade e Autonomia)
·       Valores; (Identidade e Autonomia)
·       Exploração de diferentes materiais; (Artes Visuais)
·       Canto; (Música)
·       Comunicação e expressão; (Linguagem)
·       Linguagem oral e corporal; (Linguagem)
·       Regras sociais;  (Natureza e Sociedade)
·       Comparação; (Matemática)
·       Classificação; (Matemática)
·       Formas geométricas; (Matemática)
·       Cores; (Matemática)
·       Número (Matemática)
·       Coordenação motora fina; (Corpo e Movimento)
·       Deslocamentos; (Corpo e Movimento)
·       Equilíbrio; (Corpo e Movimento)

Metodologia:

·       Histórias relacionadas aos temas cores e formas geométricas;
·       Arremessar bolinhas coloridas cada uma na cesta de sua respectiva cor;
·       Poesia das cores para colar no armário;
·       Brincar com balões coloridos;
·       Colagens;
·       Pintura;
·       Pintura em caixas de pizza utilizando bolinhas de gude;
·       Fazer formas geométricas de EVA para colar no chão da sala;
·       Andar sobre as linhas das formas geométricas desenhadas no chão;
·       Usar bambolê para trabalhar o circulo e fazer um circuito com as crianças;
·       Roda de conversas sobre as cores, levando objetos coloridos do dia-a-dia para mostrar as crianças;
·       Roda de conversas sobre as formas geométricas levando objetos semelhantes;
·       Cartaz com o desenho das formas geométricas em que as crianças realizaram colagem;
·       Brincar de pegar bolinhas coloridas em uma bacia de água com a peneira com a peneira;
·       Carimbo de formas geométricas com esponja;        
·       Confecção de uma caixa em que as crianças colocarão pedacinhos de EVA nos buraquinhos relacionando as respectivas cores;
·       Separar os botões de acordo com as cores;
·       Prender grampos de roupas coloridos relacionando a cor do grampo as figuras da mesma cor;
·       Prender o grampo colorido no quadradinho referente a cor;
·       Confeccionar um tabuleiro com cores onde as crianças irão relacionar a cor da tampa com a cor correspondente;
·       Colocar algodão colorido dentro dos rolinhos de papel higiênico;
·       Colocar peças de montar na mesma ordem das cores de cada ficha;
·       Pintura com grampo de roupa e algodão;
·       Colocar palitos de picolé coloridos nos copos com sua respectiva cor;
·       Colocar a água colorida nas canecas da mesma cor com a colher;
·       Separar as pecinhas de acordo com a cor;
·       Separar brinquedos de acordo com a cor;
·       Desenhar formas geométricas no chão para as crianças encaixarem;
·       Colocar grampos nas formas geométricas feitas com papelão;
·       Pintar as formas geométricas desenhadas no azulejo;
·       Confeccionar um jogo das formas geométricas com velcro e papelão;
·       Pegar tampas coloridas com palitos em uma bacia de agua;
·       Colocar canudos no escorredor de macarão;
·       Passar grãos e liquidos de uma caneca para outra;
·       Brincadeiras com os números e quantidades até 3  a fim de se familiarizar com eles;

Cronograma: 2º semestre de 2017

Avaliação:


O projeto foi muito significativo para as crianças que realizaram todas as atividades com bastante interesse. Foram atividades bastante simples que envolviam materiais de nosso cotidiano como peneiras, canudinhos, escorredor de macarrão, bolinhas, etc; mas que proporcionaram a elas o desenvolvimento de habilidades motoras, intelectuais e sociais de maneira lúdica e prazerosa. Uma das atividades que elas gostaram bastante de realizar foi a de colocarem os canudinhos no escorredor de macarrão. Durante a realização da mesma pode-se perceber a presença do movimento de pinça indispensável para o bom desenvolvimento da coordenação motora fina e importante para o processo de alfabetização.
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário