quinta-feira, 6 de julho de 2017

PROJETO: MEIO AMBIENTE E SUA IMPORTÂNCIA.


TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORA: DILEINE
AUXILIARES DE SALA: MAIARA S., MAIARA B.

PROBLEMA: Como despertar na criança o interesse em preservar o meio ambiente?

JUSTIFICATIVA:
Atualmente estudamos e vemos quase que diariamente reportagens ou notícias sobre a preservação da natureza no meio ambiente.
Diante dos desafios do século presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas que desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como seus componentes tais como: ar, solo, água, plantas, animais.
Por isso desde pequenas as crianças, precisam saber da importância de se preservar o meio ambiente em que vive, como forma de se preservar a própria vida.
A conscientização das crianças serve como exemplo para prestar atenção na preservação da natureza e seus recursos como também da conscientização da reciclagem. A preservação do meio ambiente envolve pais, crianças, professores e comunidade e o CEI.

OBJETIVO GERAL:
·       Explorar o ambiente ampliando os conhecimentos do meio ambiente, estabelecendo contato com pequenos animais, plantas e objetos diversos manifestando curiosidade e interesse em preservar o meio ambiente.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

·       Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade.
·       Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades de manuseio.
·       Cantar e interpretar diversas músicas através da apreciação de diferentes gêneros.
·       Relatar experiências vividas e narração de fatos em sequência de tempo e causas.
·       Explorar o ambiente descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida.
·       Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
·       Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.
·       Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos de dança.

CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
·       Cuidado com o corpo
·       Exploração do corpo
ARTES VISUAIS:
·       Manipulação de materiais
·       Observação e conversação sobre imagens e objetos
MÚSICA:
·       Expressão
·       Canto
·       Brincadeiras musicais
·       Linguagem
·       Gêneros e formas de expressão
NATUREZA:
·       Família
·       Escola
·       Fenômenos da natureza
·       Meio ambiente
·       Consciência ecológica
·       Tradições e diversidade sócio-cultural
·       Matemática
·       Cores
·       Número
CORPO E MOVIMENTO
·       Equilíbrio
·       Corpo humano
·       Sensações
·       Brincadeiras e envolvam movimentos
·       Percepção de ritmo

METODOLOGIA:
·       Trabalhos diversos com cantigas de roda
·       Obstáculos
·       Passeios
·       Utilização do vaso sanitário
·       Dialogar na frente do espelho
·       Rodas de conversa
·       Cuidado com o lixo
·       Decoração e dobradura, pintura, borboleta e florzinha
·       Dominó animais
·       Festa junina
·       Caixas de leite (reciclagem)
·       Parque
·       Trilha sensorial
·       Andar sobre fita adesiva
·       Colagem com palito de fósforo
·       Relaxamento
·       DVD

CRONOGRAMA:
Mês de Junho

AVALIAÇÃO:
·       Demonstra avanço no processo de rabiscação (formas e construção corporal)
·       Cuida do próprio corpo e dos colegas ao estar em contato com suportes e materiais de artes
·       Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens
·       Reconhece o ambiente
·       Rabisca
·       Observa e relaciona imagens
·       Consegue se expressar de acordo com o ritmo musical
·       Demostra expressão facial
·       Faz perguntas (o que é isso?)
·       Nomeia e reconhece alguns animais e plantas
·       Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive
·       Apresenta noções de comprimento, peso, volume, tempo, temperatura.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário