TURMA:
MATERNAL II A
PROFESSORA:
DILEINE
AUXILIARES
DE SALA: MAIARA S., MAIARA B.
PROBLEMA: Como
despertar na criança o interesse em preservar o meio ambiente?
JUSTIFICATIVA:
Atualmente estudamos e
vemos quase que diariamente reportagens ou notícias sobre a preservação da
natureza no meio ambiente.
Diante dos desafios do
século presente, o seguinte projeto tem por objetivo reconhecer os problemas
que desafiam o homem para a preservação do meio ambiente bem como seus
componentes tais como: ar, solo, água, plantas, animais.
Por isso desde pequenas
as crianças, precisam saber da importância de se preservar o meio ambiente em
que vive, como forma de se preservar a própria vida.
A conscientização das
crianças serve como exemplo para prestar atenção na preservação da natureza e
seus recursos como também da conscientização da reciclagem. A preservação do
meio ambiente envolve pais, crianças, professores e comunidade e o CEI.
OBJETIVO GERAL:
·
Explorar o ambiente ampliando os
conhecimentos do meio ambiente, estabelecendo contato com pequenos animais, plantas
e objetos diversos manifestando curiosidade e interesse em preservar o meio
ambiente.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
·
Desenvolver atitudes de respeito, ajuda
e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade.
·
Manipular diferentes objetos e materiais
explorando características, propriedades de manuseio.
·
Cantar e interpretar diversas músicas
através da apreciação de diferentes gêneros.
·
Relatar experiências vividas e narração
de fatos em sequência de tempo e causas.
·
Explorar o ambiente descobrindo e
entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características,
cuidados básicos e valorização da vida.
·
Desenvolver atitudes de manutenção e
preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
·
Movimentar e explorar o corpo para
desenvolver capacidades posturais e motoras.
·
Explorar diferentes gêneros e ritmos
musicais para desenvolver movimentos de ritmos de dança.
CONTEÚDOS:
IDENTIDADE E AUTONOMIA
· Cuidado
com o corpo
· Exploração
do corpo
ARTES VISUAIS:
· Manipulação
de materiais
· Observação
e conversação sobre imagens e objetos
MÚSICA:
·
Expressão
·
Canto
·
Brincadeiras musicais
·
Linguagem
·
Gêneros e formas de expressão
NATUREZA:
·
Família
·
Escola
·
Fenômenos da natureza
·
Meio ambiente
·
Consciência ecológica
·
Tradições e diversidade sócio-cultural
·
Matemática
·
Cores
·
Número
CORPO E MOVIMENTO
·
Equilíbrio
·
Corpo humano
·
Sensações
·
Brincadeiras e envolvam movimentos
·
Percepção de ritmo
METODOLOGIA:
·
Trabalhos diversos com cantigas de roda
·
Obstáculos
·
Passeios
·
Utilização do vaso sanitário
·
Dialogar na frente do espelho
·
Rodas de conversa
·
Cuidado com o lixo
·
Decoração e dobradura, pintura,
borboleta e florzinha
·
Dominó animais
·
Festa junina
·
Caixas de leite (reciclagem)
·
Parque
·
Trilha sensorial
·
Andar sobre fita adesiva
·
Colagem com palito de fósforo
·
Relaxamento
·
DVD
CRONOGRAMA:
Mês de Junho
AVALIAÇÃO:
·
Demonstra avanço no processo de
rabiscação (formas e construção corporal)
·
Cuida do próprio corpo e dos colegas ao
estar em contato com suportes e materiais de artes
·
Comunica ideias e sentimentos através
das diferentes linguagens
·
Reconhece o ambiente
·
Rabisca
·
Observa e relaciona imagens
·
Consegue se expressar de acordo com o
ritmo musical
·
Demostra expressão facial
·
Faz perguntas (o que é isso?)
·
Nomeia e reconhece alguns animais e
plantas
·
Demonstra interesse em preservar o meio
ambiente e o espaço onde vive
·
Apresenta noções de comprimento, peso,
volume, tempo, temperatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário