quinta-feira, 20 de julho de 2017

PROJETO: LITERATURA


TURMA: BERÇÁRIO I A
PROFESSORAS: ANDREIA S. E VALMIRA
AUXILIARES DE SALA: LUANA E EMANUELE   

PROBLEMA: Qual é a importância de se trabalhar com literatura infantil no berçário?

JUSTIFICATIVA: A literatura infantil é de suma importância na vida da criança ela influencia a sua aprendizagem e oralidade. O primeiro contato da criança com a leitura pode ser apresentado na barriga da mãe, o bebê ouvindo histórias vai a conhecendo desde cedo. Desta maneira o bebê vai familiarizar se com os livros e com a leitura, permitindo um mundo de imaginação e descobertas. Nós professores devemos estimular e atrair as crianças para as histórias, sendo através de brincadeiras, músicas ou fantasias. Literatura infantil é uma ferramenta imprescindível na vida do professor, pois ela abre espaço para o mundo de criatividade e conhecimento.

OBJETIVO GERAL: Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo oral da criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Apreciar a contação de histórias;
·         Desenvolver a linguagem oral e a expressão corporal;
·         Manusear diferentes tipos de livros;
·         Familiarizar-se com os livros.

CONTEÚDOS:
·         Linguagem: oral e corporal ;
·         Identidade a autonomia: exploração do espaço;
·         Artes visuais: exploração de diversos materiais;
·         Música: Repertório de canções;
·         Movimento: expressividade e dança.

METODOLOGIA:
·         Contação de histórias;
·         Baú de histórias, com vários livros para serem lidos;
·         Contação de histórias com máscaras;
·         Contação de histórias em lugares diferentes (fora da sala) ;
·         Visitar a videoteca;
·         Contação de histórias com livros musicais;
·         Utilização de fantoches;
·         Roupas de personagens infantis;
·         História da Emília;
·         Carimbo das mãos para confeccionar Emília ;
·         História Branca de Neve;
·         Brincando: caixa com espelho;
·         Confecção do espelho;
·         História: Os Três porquinhos;
·         Pintura na folha para confeccionar um porquinho;
·         História: princesas;
·         Carimbo das mãos confeccionar para princesa e príncipe;
·         Sacola da literatura;
·         Mala viajante.

CRONOGRAMA:  02 a 31 de maio.

AVALIAÇÃO:
·         Demostra prazer e movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·         Movimenta seu próprio corpo;
·         Explora sons, texturas e imagens dos livros;

AVALIAÇAO DO PROJETO:
As crianças do berçário I se divertiram muito com o projeto onde demonstraram prazer em movimentar-se ao ouvirem as várias histórias contadas pelas professoras e auxiliares que em vários momentos se vestiram como os personagens das histórias contadas juntamente com as crianças fazendo com que elas vivam as experiências da imaginação .
Os livros tiveram presentes em vários momentos da nossa manhã, onde puderam explorar, folheando e vendo as imagens das histórias contadas. Os fantoches fez com que suas imaginações os levassem a ter medo no primeiro momento de interação, mas logo com as brincadeiras fez com que os mesmo brincassem colocando na boca fazendo os dormirem, cantando, interagindo com a suas imaginações.
As histórias e canções sempre fazem as crianças felizes principalmente as do berçário I A.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário