PROFESSORA:
ALINE SCABURRI
HORA
ATVIDADE
Problema: De que forma nós
pedagogas podemos estimular o processo de aprendizagem em Artes Visuais,
tornando as aulas mais atrativas e, sobretudo divertidas?
Justificativa:
“A
aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve
escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza,
motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação
educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança. Quando pequena, no seu primeiro ano de
vida, produz seus primeiros traços gráficos, as garatujas, considerando essa
atividade mais relacionada com movimento do que como representações. A repetida
exploração e experimentação destas atividades amplia o conhecimento de si
próprio, do mundo e das ações gráficas. A partir do momento que controla seus
gestos e o coordena com seu olhar, começa a fazer registros plásticos mais
elaborados, desenhando e ao mesmo tempo brincando de faz de conta.Oferecer
diferentes materiais de diferentes formas, texturas possibilita criações
tridimensionais. Estas nascem do contato com a diversidade de materiais e do
contato com obras de arte.” (PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2011. p49)
“O mundo é repleto de
símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da
infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o
indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz
parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. No
processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo
interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça
um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas,
experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A
criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse
percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.”
Objetivo
geral: Ampliar o conhecimento de mundo que possuem,
manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características,
propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas
diversas de expressão artística; comunicar e expressar pensamentos e
sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais, tornando assim
as aulas mais dinâmicas e atrativas.
Objetivos
específicos:
·
Utilizar diversos materiais ampliando
suas possibilidades de expressão e comunicação;
·
Produzir
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem,
da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo
processo de produção e criação;
·
Identificar
e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades
artísticas;
·
Trabalhar
a coordenação motora através de diferentes atividades;
Conteúdos:
·
Eu
e o outro, exploração do espaço ( IDENTIDADE E AUTONOMIA);
·
Exploração
de diferentes materiais; fazer artístico; observação e conversação sobre
imagens e objetos ( ARTES VISUAIS);
·
Expressão
oral e corporal ( LINGUAGEM);
·
Noção
de espaço ( MATEMATICA);
·
Sensações,
coordenação motora ampla e fina (CORPO E MOVIMENTO);
Metodologia:
·
Desenho
livre com lápis no papel craft;
·
Massinha
de modelar;
·
Pintura
no papel craft com guache utilizando as mãos;
·
Pintura
livre com guache no azulejo;
·
Rasgar,
amassar e recortar revistas;
·
Pintura técnica com borrifador;
·
Pintura
técnica com sopro;
·
Pintura
utilizando os pés para segurar o pincel;
·
Pintura
em caixa de pizza;
·
Mandala
utilizando sementes e outras texturas;
·
Pintura
com bexigas de tinta;
·
Pintura
com luvas de tinta;
·
Pintura
com técnica do papel em baixo da cadeira;
·
Plástico
com tinta para que os menores possam manusear e observar as cores se
misturando;
·
Plástico
com gelo colorido para manuseio dos bebês;
·
Pintura
técnica monotipia;
·
Pintar
com a sola do pé;
·
Pintura
utilizando meia;
Avaliação:
·
Compartilha
objetos com outras crianças; atende aos combinados, comunica ideias e
sentimentos através das diferentes linguagens;
·
Experimenta
diferentes materiais; explora com prazer materiais variados; respeita o seu
trabalho e dos colegas;
·
Nomeia
e identifica objetos; relata fatos e experiências;
·
Apresenta
noções de espaço e tempo;
·
Demonstra
coordenação motora fina e ampla.
Cronograma: Fevereiro á
agosto ( projeto em andamento)
Parabéns. Lindas as atividades.
ResponderExcluirMuito bom, faltou só a referência da citação!
ResponderExcluirParabéns...excelente trabalho!
ResponderExcluir