quinta-feira, 27 de abril de 2017

PROJETO: GRANDES OBRAS, PEQUENOS ARTISTAS.


PROFESSORA: ALINE SCABURRI
HORA ATVIDADE

Problema: De que forma nós pedagogas podemos estimular o processo de aprendizagem em Artes Visuais, tornando as aulas mais atrativas e, sobretudo divertidas?

Justificativa:
“A aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa intencional, porém é um ato exclusivo da criança.         Quando pequena, no seu primeiro ano de vida, produz seus primeiros traços gráficos, as garatujas, considerando essa atividade mais relacionada com movimento do que como representações. A repetida exploração e experimentação destas atividades amplia o conhecimento de si próprio, do mundo e das ações gráficas. A partir do momento que controla seus gestos e o coordena com seu olhar, começa a fazer registros plásticos mais elaborados, desenhando e ao mesmo tempo brincando de faz de conta.Oferecer diferentes materiais de diferentes formas, texturas possibilita criações tridimensionais. Estas nascem do contato com a diversidade de materiais e do contato com obras de arte.” (PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2011. p49)

“O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.”

Objetivo geral: Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística; comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de todas as expressões das artes visuais, tornando assim as aulas mais dinâmicas e atrativas.

Objetivos específicos:
·        Utilizar diversos materiais ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação;
·        Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
·        Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
·        Trabalhar a coordenação motora através de diferentes atividades;

Conteúdos:
·        Eu e o outro, exploração do espaço ( IDENTIDADE E AUTONOMIA);
·        Exploração de diferentes materiais; fazer artístico; observação e conversação sobre imagens e objetos ( ARTES VISUAIS);
·        Expressão oral e corporal ( LINGUAGEM);
·        Noção de espaço ( MATEMATICA);
·        Sensações, coordenação motora ampla e fina (CORPO E MOVIMENTO);

    Metodologia:
·        Desenho livre com lápis no papel craft;
·        Massinha de modelar;
·        Pintura no papel craft com guache utilizando as mãos;
·        Pintura livre com guache no azulejo;
·        Rasgar, amassar e recortar revistas;
·        Pintura  técnica com borrifador;
·        Pintura técnica com sopro;
·        Pintura utilizando os pés para segurar o pincel;
·        Pintura em caixa de pizza;
·        Mandala utilizando sementes e outras texturas;
·        Pintura com bexigas de tinta;
·        Pintura com luvas de tinta;
·        Pintura com técnica do papel em baixo da cadeira;
·        Plástico com tinta para que os menores possam manusear e observar as cores se misturando;
·        Plástico com gelo colorido para manuseio dos bebês;
·        Pintura técnica monotipia;
·        Pintar com a sola do pé;
·        Pintura utilizando meia;

Avaliação:
·        Compartilha objetos com outras crianças; atende aos combinados, comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·        Experimenta diferentes materiais; explora com prazer materiais variados; respeita o seu trabalho e dos colegas;
·        Nomeia e identifica objetos; relata fatos e experiências;
·        Apresenta noções de espaço e tempo;
·        Demonstra coordenação motora fina e ampla.



Cronograma: Fevereiro á agosto ( projeto em andamento)  


                              



























                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

3 comentários: