quinta-feira, 20 de abril de 2017

PROJETO: IDENTIDADE - COMO ME CHAMO

TURMA: JARDIM A
PROFESSORAS: LEIDIMARA, JENIPHER E ALCINÉIA

PROBLEMA: Segundo o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo e de agir, de pensar, e da história pessoal.  É na educação infantil que as crianças conquistam suas primeiras aprendizagens, adquiri linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável. Desta forma, o projeto identidade visa trabalhar a identidade de cada criança, como forma de aumentar e favorecer o conhecimento e a convivência entre elas, respeitando as diferenças e o respeito com o outro.

OBJETIVO GERAL: Criar situações que favoreçam a construção de identidade das crianças como parte do processo de formação pessoal e social, a fim de favorecer o reconhecimento de si diante do grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Visualizar e reconhecer o nome;
- Conhecer a história do nome e seu significado;
- Conhecer e respeitar costumes de outras famílias e grupos sociais;
- Reconhecer-se como individuo importante e especial;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Trabalhar coordenação motora fina e ampla.

CONTEÚDOS:
-Eu e o outro (identidade e autonomia)
- Interação (identidade e autonomia)
- Família (natureza e sociedade)
- Linguagem oral, escrita e corporal (linguagem)
- Valores (identidade e autonomia)
- Manipulação e exploração de materiais (artes visuais)
- Comparação, classificação e seriação (matemática)
- Número (matemática)

METODOLOGIA:
- Enviar para casa uma entrevista para ser realizado com os pais, questionando a origem do nome de cada criança e qual significado;
- Roda de conversa, explorando o nome de cada um, fazendo com que cada criança se apresente, comentando sobre os dados coletados na entrevista;
- Cantar músicas que envolvam o nome das crianças: a canoa virou, eu vi um sapo, boi da cara preta...
- Observar-se no espelho e realizar auto retrato no quadro branco da sala;
- Manusear revistas, propondo que identifiquem imagens de pessoas;
- Manusear revistas, propondo que recortem ou rasguem gravuras de pessoas ou parte do corpo;
- Desenhar na folha A4 o auto retrato do jeito da criança;
- Pedir para as famílias foto da mesma para que as crianças apresente a família para a turma, depois a foto vai ficar exposta no armário da sala;
- Roda de conversa sobre as preferências de cada um, como: fruta, cor, animal...
- Tirar a medida e o peso de todas as crianças para que identifiquem que somos diferentes, fazer um mural para exposição com foto das crianças;
- Contar histórias variadas que levem o nome de pessoas;
- Pedir para as famílias foto de quando a criança era bebê, para fazer um mural de antes e como estão agora;
- Apresentar para as crianças o corpo humano de madeira do CEI;
- Trabalhar com massinha de modelar, propondo que as crianças modelem o corpo humano;

CRONOGRAMA: De 06 de março á 08 de abril

AVALIAÇÃO:
-reconhece as pessoas do seu convívio pelo nome e imagens;
- manipula e explora diferentes materiais;
- apresenta o desenho do corpo humano com estruturas principais;
- canta e realiza gestos durante as músicas;
- manuseia revistas e livros explorando-os;
- consegue manipular a tesoura de recorte;
- utiliza a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar suas necessidades, e em situações de interação com o grupo.

A turma teve boa aceitação do projeto, mostraram interesse em conhecer que somos diferentes um do outro, durante a introdução do projeto e roda de conversa começaram a se comparam e comprovar que realmente somos diferentes. Durante as atividades foi possível observar que boa parte da turma já possui noção básica e outras já total noção da estrutura do corpo humano. O manuseio da tesoura ainda está em aperfeiçoamento, porém as crianças já conseguem utiliza-la, algumas com bastante dificuldades outras porém, já utilizam com mais facilidade.

Durante o projeto abrangemos as aspectos bem sucintos sobre a escrita do nome das crianças, durante os próximos meses estaremos retornando sobre o tema, onde desta forma, as crianças já estarão mais maduras e preparadas para adquirir tal conhecimento. 




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário