TURMA:
JARDIM A
PROFESSORAS:
LEIDIMARA, JENIPHER E ALCINÉIA
PROBLEMA:
Segundo
o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), a identidade
é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença
entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características
físicas, do modo e de agir, de pensar, e da história pessoal. É na educação infantil que as crianças
conquistam suas primeiras aprendizagens, adquiri linguagem, aprende a andar,
forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável. Desta forma, o projeto
identidade visa trabalhar a identidade de cada criança, como forma de aumentar
e favorecer o conhecimento e a convivência entre elas, respeitando as
diferenças e o respeito com o outro.
OBJETIVO
GERAL: Criar situações que favoreçam a
construção de identidade das crianças como parte do processo de formação
pessoal e social, a fim de favorecer o reconhecimento de si diante do grupo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Visualizar e reconhecer o nome;
- Conhecer a história do nome e seu
significado;
- Conhecer e respeitar costumes de
outras famílias e grupos sociais;
- Reconhecer-se como individuo
importante e especial;
- Desenvolver a imaginação e a
criatividade;
- Trabalhar coordenação motora fina e
ampla.
CONTEÚDOS:
-Eu e o outro (identidade e autonomia)
- Interação (identidade e autonomia)
- Família (natureza e sociedade)
- Linguagem oral, escrita e corporal (linguagem)
- Valores (identidade e autonomia)
- Manipulação e exploração de materiais
(artes visuais)
- Comparação, classificação e seriação
(matemática)
- Número (matemática)
METODOLOGIA:
- Enviar para casa uma entrevista para
ser realizado com os pais, questionando a origem do nome de cada criança e qual
significado;
- Roda de conversa, explorando o nome de
cada um, fazendo com que cada criança se apresente, comentando sobre os dados
coletados na entrevista;
- Cantar músicas que envolvam o nome das
crianças: a canoa virou, eu vi um sapo, boi da cara preta...
- Observar-se no espelho e realizar auto
retrato no quadro branco da sala;
- Manusear revistas, propondo que
identifiquem imagens de pessoas;
- Manusear revistas, propondo que
recortem ou rasguem gravuras de pessoas ou parte do corpo;
- Desenhar na folha A4 o auto retrato do
jeito da criança;
- Pedir para as famílias foto da mesma
para que as crianças apresente a família para a turma, depois a foto vai ficar
exposta no armário da sala;
- Roda de conversa sobre as preferências
de cada um, como: fruta, cor, animal...
- Tirar a medida e o peso de todas as
crianças para que identifiquem que somos diferentes, fazer um mural para
exposição com foto das crianças;
- Contar histórias variadas que levem o
nome de pessoas;
- Pedir para as famílias foto de quando
a criança era bebê, para fazer um mural de antes e como estão agora;
- Apresentar para as crianças o corpo
humano de madeira do CEI;
- Trabalhar com massinha de modelar,
propondo que as crianças modelem o corpo humano;
CRONOGRAMA:
De
06 de março á 08 de abril
AVALIAÇÃO:
-reconhece as pessoas do seu convívio
pelo nome e imagens;
- manipula e explora diferentes
materiais;
- apresenta o desenho do corpo humano
com estruturas principais;
- canta e realiza gestos durante as
músicas;
- manuseia revistas e livros
explorando-os;
- consegue manipular a tesoura de
recorte;
- utiliza a linguagem oral para
conversar, comunicar e expressar suas necessidades, e em situações de interação
com o grupo.
A turma teve boa aceitação do projeto,
mostraram interesse em conhecer que somos diferentes um do outro, durante a
introdução do projeto e roda de conversa começaram a se comparam e comprovar
que realmente somos diferentes. Durante as atividades foi possível observar que
boa parte da turma já possui noção básica e outras já total noção da estrutura
do corpo humano. O manuseio da tesoura ainda está em aperfeiçoamento, porém as
crianças já conseguem utiliza-la, algumas com bastante dificuldades outras
porém, já utilizam com mais facilidade.
Durante o projeto abrangemos as aspectos
bem sucintos sobre a escrita do nome das crianças, durante os próximos meses
estaremos retornando sobre o tema, onde desta forma, as crianças já estarão
mais maduras e preparadas para adquirir tal conhecimento.
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