quinta-feira, 27 de abril de 2017

PROJETO: EXPLORANDO CONTOS DA LITERATURA INFANTIL


HORA ATIVIDADE
PROFESSORA: DENISE ROSSI

PROBLEMÁTICA: De que forma poderemos utilizar as histórias como ferramentas para ampliar o conhecimento do grupo, incentivando a imaginação e o faz de conta?
TURMAS ENVOLVIDAS: Berçários l e ll, maternal l e ll.
PERÍODOS: Abril a junho

JUSTIFICATIVA:
O projeto literatura surge com o propósito de reforçar a importância da literatura infantil na Educação Infantil, também trabalhada pelas professoras de sala.
Sabemos que a literatura infantil possibilita a criança inserir-se num mundo imaginário onde tudo é possível. É ouvindo histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição a aprendizagem. A  literatura também aproxima o mundo real das crianças e a faz refletir sobre muitas coisas através de uma linguagem própria da cultura infantil. Incentivar a criança a estar inserida neste contexto desde novinhas, contribui para sua formação de leitora.
Ouvir histórias desenvolve, também, uma capacidade de grande imaginação. Se a criança desenvolver a imaginação, se ela tiver a curiosidade desenvolvida, ela poderá responder às várias situações que surgirão durante a vida e solucionar problemas futuros.
“...como é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, muitas histórias...Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, e ser um leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo...” (ABRAMOVICH, 2004)
 Valorizando cada gesto, cada expressão de cada bebê diante da história, sonoridade das rimas e personagens, proporcionamos aos pequenos, momentos de desconcentração, de surpresas, de alegria, de atenção. Como cita CARUSO, 2003:
 “A literatura é importante para o desenvolvimento da criatividade e do emocional infantil”. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara os sentimentos que tem em reação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância como medos, sentimentos de inveja, de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinar infinitos assuntos. ”

OBJETIVO GERAL:
            Incentivar a criança a explorar o faz de conta e a imaginação, percebendo o mundo como ele é, tanto concreta como simbolicamente. Despertar nas crianças, o prazer em ouvir histórias, proporcionando meios divertidos e atividades atraentes para contá-las, estabelecendo a ligação entre aquilo que é real e o imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas, oportunizando assim, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento lógico, da imaginação, socialização, construção da identidade e autonomia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Berçários: No Berçário trabalhamos com o projeto da literatura através da música e contos no qual são elaboradas diversas atividades que propiciam:
·        Trabalhar com o objetivo de desenvolver os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição;
·         Como parte deste projeto os bebês participam da leitura compartilhada (histórias contadas pelas professoras) e leitura silenciosa (são apresentados vários livros e os bebês escolhem e manuseiam os livros que querem).
Maternais:
·        Proporcionar o contato das crianças com a literatura infantil através dos contos de fada;
·        Contar, do ouvir e recontar e dramatizar histórias, visando desenvolver a imaginação e gosto pelas obras literárias para desenvolver os processos cognitivo, social e emocional das mesmas;
·        Estimular o gosto pela literatura através das histórias infantis com o processo de manuseio do livro, folheando as páginas e fazendo referências as imagens;
·        Criar o hábito de escutar histórias ampliando assim o seu repertório de palavras e histórias conhecidas;
·        Enriquecer o imaginário infantil utilizando a dramatização  das histórias e contos.

CONTEÚDOS:
Linguagem oral e escrita:
·          Contação de histórias com a utilização de diferentes recursos;
·          Ampliação do vocabulário;
·          Oralidade;
·          Ordenação do pensamento;
·          Leitura visual.
Matemática:
·          Cores primárias;
·          Texturas (sentido do tato);
·          Espessuras: grosso e fino;
·          Tamanho: grande e pequeno;
·          Noção espacial: aberto e fechado, dentro e fora;
·          Idéia de quantidade: muito e pouco, Cheio e vazio.
   
Natureza e sociedade:
·          Socialização: relações com a família e colegas da sala;
·          Partes do corpo;
·          Cuidados com o corpo e saúde;
·          Características físicas;
·          Organização do espaço.
Artes:
·          Expressividade através do desenho;
·          Manipulação de diversos tipos de Materiais;
·          Pintura utilizando diferentes materiais;
·          Observar e identificar diferentes imagens.
Música:
·          Reprodução e identificação de sons com material reciclado;
·          Brincadeiras de roda;
·          Escuta de diferentes tipos de música;
·          Imitar sons utilizando as partes do corpo.
Movimento:
·          Expressividade com o reconhecimento progressivo do próprio corpo;
·          Expressão livre;
·          Ampliar e aperfeiçoar habilidades motoras;
·          Explorar o ambiente.

METODOLOGIA:
 Utilizar a Mala de histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados, reescritos;
 Histórias infantis com fantasias; utilizar roupas e acessórios para que possam dramatizar a(s) história(s) contada(s);
- Criar suspense antes de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações, título;
 Usar voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações emocionantes;
 Contar uma história e pedir a uma criança para recontar;
 Recontar a história com fantoches;
 Caracterizar personagens (bom momento para identificar valores humanos),
 Desenhar, recortar, colar, montar cenas da história;
 Cantar, recitar, músicas relacionados a história;
 Usar um objeto qualquer que tenha na história a ser contada, colocar numa caixinha para que as crianças adivinhem o que tem e qual é a história. Dar dicas e pistas;
 Teatro de fantoches, teatro de sombras, dramatizações;
- Propor brincadeiras em grupo, integrando os alunos através de conversas em roda (utilização do tapete da sala como um cantinho da história), possibilitando o conhecimento e aproximação das crianças;
-Propor atividades com tinta guache (com as mãos) e colagem (diversos materiais);
-Utilização de filmes para fixação e elaboração de conceitos;
-Comparação de objetos e suas características em brincadeiras com blocos de construção e encaixe;
- Realização de atividades que explorem movimentos corporais e gestos utilizados pelos personagens das histórias;
-Canto de músicas conhecidas;

CRONOGRAMA:
Este presente projeto tem duração de três meses.

AVALIAÇÃO:
 No decorrer do projeto, observaremos a necessidade de modificações e/ou readaptações, repensando os objetivos e estratégias e readequando-os se necessário, fazendo as alterações ou acréscimos. A avaliação será realizada de forma sistemática em todos os momentos do Projeto, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados serão registrados, a fim de aprimorar as etapas posteriores. Alguns registros serão anexados na pasta da criança, conforme o professor da sala organiza o material e os trabalhos.

REFERÊNCIAS:
ABRAMOVICH. Fanny. Leitura Infantil – gostosuras e bobices. 2. Ed. São Paulo: Sapione, 2004.
CARUSO, Carla. A importância da literatura na formação da criança. 2003.























Nenhum comentário:

Postar um comentário