HORA ATIVIDADE
PROFESSORA: DENISE
ROSSI
PROBLEMÁTICA: De que forma
poderemos utilizar as histórias como ferramentas para ampliar o conhecimento do
grupo, incentivando a imaginação e o faz de conta?
TURMAS ENVOLVIDAS: Berçários l e ll,
maternal l e ll.
PERÍODOS: Abril a junho
JUSTIFICATIVA:
O
projeto literatura surge com o propósito de reforçar a importância da
literatura infantil na Educação Infantil, também trabalhada pelas professoras
de sala.
Sabemos
que a literatura infantil possibilita a criança inserir-se num mundo imaginário
onde tudo é possível. É ouvindo histórias que se podem sentir importantes
emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria,
a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem
as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode
despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável
para a predisposição a aprendizagem. A
literatura também aproxima o mundo real das crianças e a faz refletir
sobre muitas coisas através de uma linguagem própria da cultura infantil.
Incentivar a criança a estar inserida neste contexto desde novinhas, contribui
para sua formação de leitora.
Ouvir
histórias desenvolve, também, uma capacidade de grande imaginação. Se a criança
desenvolver a imaginação, se ela tiver a curiosidade desenvolvida, ela poderá
responder às várias situações que surgirão durante a vida e solucionar
problemas futuros.
“...como
é importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, muitas
histórias...Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser um leitor, e ser um
leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão
do mundo...” (ABRAMOVICH, 2004)
Valorizando cada gesto, cada expressão de cada
bebê diante da história, sonoridade das rimas e personagens, proporcionamos aos
pequenos, momentos de desconcentração, de surpresas, de alegria, de atenção.
Como cita CARUSO, 2003:
“A literatura é importante para o
desenvolvimento da criatividade e do emocional infantil”. Quando as crianças
ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara os sentimentos que tem
em reação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da
infância como medos, sentimentos de inveja, de carinho, curiosidade, dor,
perda, além de ensinar infinitos assuntos. ”
OBJETIVO
GERAL:
Incentivar a criança a explorar o
faz de conta e a imaginação, percebendo o mundo como ele é, tanto concreta como
simbolicamente.
Despertar
nas crianças, o prazer em ouvir histórias, proporcionando meios divertidos e
atividades atraentes para contá-las, estabelecendo a ligação entre aquilo que é
real e o imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas, oportunizando assim,
o desenvolvimento da linguagem, do pensamento lógico, da imaginação,
socialização, construção da identidade e autonomia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Berçários: No Berçário trabalhamos com o projeto
da literatura através da música e contos no qual são elaboradas diversas
atividades que propiciam:
·
Trabalhar
com o objetivo de desenvolver os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, visão e
audição;
·
Como parte deste projeto os bebês participam
da leitura compartilhada (histórias contadas pelas professoras) e leitura
silenciosa (são apresentados vários livros e os bebês escolhem e manuseiam os
livros que querem).
Maternais:
·
Proporcionar
o contato das crianças com a literatura infantil através dos contos de fada;
·
Contar,
do ouvir e recontar e dramatizar histórias, visando desenvolver a imaginação e
gosto pelas obras literárias para desenvolver os processos cognitivo, social e
emocional das mesmas;
·
Estimular
o gosto pela literatura através das histórias infantis com o processo de manuseio
do livro, folheando as páginas e fazendo referências as imagens;
·
Criar
o hábito de escutar histórias ampliando assim o seu repertório de palavras e
histórias conhecidas;
·
Enriquecer
o imaginário infantil utilizando a dramatização
das histórias e contos.
CONTEÚDOS:
Linguagem
oral e escrita:
· Contação de histórias com a utilização
de diferentes recursos;
· Ampliação do vocabulário;
· Oralidade;
· Ordenação do pensamento;
· Leitura visual.
Matemática:
· Cores primárias;
· Texturas (sentido do tato);
· Espessuras: grosso e fino;
· Tamanho: grande e pequeno;
· Noção espacial: aberto e fechado,
dentro e fora;
· Idéia de quantidade: muito e pouco,
Cheio e vazio.
Natureza
e sociedade:
· Socialização: relações com a família e
colegas da sala;
· Partes do corpo;
· Cuidados com o corpo e saúde;
· Características físicas;
· Organização do espaço.
Artes:
· Expressividade através do desenho;
· Manipulação de diversos tipos de
Materiais;
·
Pintura utilizando diferentes materiais;
· Observar e identificar diferentes
imagens.
Música:
· Reprodução e identificação de sons com
material reciclado;
· Brincadeiras de roda;
· Escuta de diferentes tipos de música;
· Imitar sons utilizando as partes do
corpo.
Movimento:
· Expressividade com o reconhecimento
progressivo do próprio corpo;
· Expressão livre;
· Ampliar e aperfeiçoar habilidades
motoras;
· Explorar o ambiente.
METODOLOGIA:
- Utilizar a Mala de
histórias, com vários livros para serem lidos, trocados, contados, desenhados,
reescritos;
- Histórias
infantis com fantasias; utilizar roupas e acessórios para que possam
dramatizar a(s) história(s) contada(s);
- Criar suspense antes
de contar a história, explorar a capa do livro, suas ilustrações, título;
- Usar voz expressiva,
animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando
vozes para cada um dos personagens, montando cenários e enfatizando situações
emocionantes;
- Contar uma história e
pedir a uma criança para recontar;
- Recontar a história
com fantoches;
- Caracterizar
personagens (bom momento para identificar valores humanos),
- Desenhar, recortar,
colar, montar cenas da história;
- Cantar, recitar,
músicas relacionados a história;
- Usar um objeto
qualquer que tenha na história a ser contada, colocar numa caixinha para que as
crianças adivinhem o que tem e qual é a história. Dar dicas e pistas;
- Teatro de fantoches,
teatro de sombras, dramatizações;
- Propor brincadeiras em grupo, integrando os
alunos através de conversas em roda (utilização do tapete da sala como um
cantinho da história), possibilitando o conhecimento e aproximação das
crianças;
-Propor atividades com tinta guache (com as
mãos) e colagem (diversos materiais);
-Utilização de filmes para fixação e elaboração
de conceitos;
-Comparação de objetos e suas características
em brincadeiras com blocos de construção e encaixe;
- Realização de atividades que explorem
movimentos corporais e gestos utilizados pelos personagens das histórias;
-Canto de músicas conhecidas;
CRONOGRAMA:
Este presente projeto
tem duração de três meses.
AVALIAÇÃO:
No decorrer do projeto, observaremos a necessidade de modificações
e/ou readaptações, repensando os objetivos e estratégias e readequando-os se
necessário, fazendo as alterações ou acréscimos. A avaliação será realizada de
forma sistemática em todos os momentos do Projeto, os desempenhos, as
dificuldades e os avanços encontrados serão registrados, a fim de aprimorar as
etapas posteriores. Alguns registros serão anexados na pasta da criança,
conforme o professor da sala organiza o material e os trabalhos.
REFERÊNCIAS:
ABRAMOVICH.
Fanny. Leitura Infantil – gostosuras e bobices. 2. Ed. São Paulo: Sapione,
2004.
CARUSO, Carla. A importância da
literatura na formação da criança. 2003.
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