TURMA:
JARDIM B
PROFESSORA:
JOSIANE K.
AUXILIARES
DE SALA: ANDRESSA E VANESSA
Justificativa: A
Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os
ovos de chocolate. Para que tudo tenha um sentido, realizamos o projeto de uma
páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte.
Objetivo
geral: Contribuir para que os alunos possam ampliar os
conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.
Objetivos
específicos:
·
Conhecer o significado de “Páscoa”;
·
Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito
de cada um;
·
Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro
sentido da Páscoa em sua vida;
·
Estimular a imaginação e a dramatização das
crianças;
·
Promover e estimular a linguagem oral;·
Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
·
Recordar as cores através de jogos e
brincadeiras;
·
Relacionar os números com a quantidade.
Conteúdos:
·
Artes visuais: Páscoa, desenho, pintura,
alinhavo, montagem;
·
Identidade e autonomia: Afetividade e
solidariedade;
·
Corpo e movimento: Motricidade fina e ampla;
·
Noções
de cores – azul, amarelo e vermelho;
·
Matemática: Noção e visualização de quantidades
- do número 1 ao número 3, Seriação;
·
Linguagem:
Historinhas, conversa informal, diálogo e questionamento oral através de
figuras e relatos sobre o assunto;
·
Música: Expressão corporal e oral, dança,
brincadeiras;
Metodologia:
·
Visualização dos símbolos da Páscoa através
de fichas;
·
Músicas relacionada à Páscoa: Coelhinho da
Páscoa, O coelhinho, Coelhinho bossa
nova, etc;
·
Confecções de máscaras, cestinha;
·
Confecção de um mural sobre a Páscoa;
·
Levar
o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
·
Colagem,
pintura com tintas;
·
Histórias variadas;
·
Pintura das casquinhas;
·
Historinhas: “O coelho que não era da
Páscoa”,
·
Jogos com figuras e da memória;
·
Atividades
de rua: caça aos ovos, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, Ovo choco;
·
Pintura facial;
·
Observar os coelhos de verdade;
·
Visita do coelho na sala para entrega das
cestas;
Avaliação:
·
Comunica ideias e sentimentos através de
diferentes linguagens;
·
Explora com prazer diferentes materiais;
·
Reconhece cores;
·
Canta e realiza movimentos de interpretação
musical;
·
Memoriza canções reproduzindo parte delas;
·
Demonstra capacidade de memorização;
·
Amplia vocabulário;
·
Participa das tradições culturais (Páscoa);
·
Observa e questiona situações, pessoas e
fenômenos;
·
Realiza contagem oral.
Duração:
03/04 à 21/04.
Avaliação
Final Do Projeto:
Acreditamos que o trabalho
desenvolvido foi muito proveitoso, pois as crianças demonstraram-se
participativas e interessadas nas atividades desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário