Turma: Maternal II B
Professoras: Fabiani, Franciele e Priscila D.
Problemática: Que bicho é esse que está decorando nossa sala?
Justificativa: O tema animais/insetos sempre desperta a atenção e a
curiosidade das crianças. Em nossa turma do maternal II também não é diferente,
as crianças estão sempre atentas, observando os insetos que encontram pelo
chão, na área externa do CEI. Para decoração da sala do maternal, utilizamos
diversas centopeias e então surgiu um questionamento: “Que bicho é esse?”.
Apesar de ser um inseto comum, algumas crianças não sabiam o nome. Então, como
vamos utilizar o tem centopeia para a chamadinha, combinados, painel dos
aniversariantes, painel da rotina e na porta da sala, as crianças terão contato
com ela diariamente. Queremos que a turma conheça esse inseto, percebe suas
características, descubram onde ela vive. Para isso, vamos utilizar de diversas
estratégias, buscando sanar duvidas e curiosidades que apareçam do decorrer do
projeto.
Objetivo Geral: Conhecer a centopeia, explorando-a em seus diversos
aspectos.
Objetivos Específicos:
·
Identificar a centopeia;
·
Respeitar o ambiente onde ela vive;
·
Manipular diferentes objetos e materiais;
·
Criar trabalhos de arte;
·
Brincar com a música;
·
Utilizar a linguagem oral para conversar,
comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, etc;
·
Apreciar livros de literatura infantil;
·
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em
contato com seres vivos, principalmente insetos, buscando encontrar uma
centopeia;
·
Utilizar a contagem oral em brincadeiras;
·
Participar de brincadeiras;
·
Identificar formas na centopeia (círculo).
Conteúdos:
·
Comunicação: oral e corporal, exploração do
espaço (Identidade e Autonomia);
·
Exploração de diferentes materiais, fazer
artístico, produção de marcas gráficas, modelagem, manipulação de materiais
(Artes Visuais);
·
Brincadeiras musicais, interpretação e
dramatização musical, expressão oral e corporal, canto (Música);
·
Comunicação e expressão, linguagem oral e
corporal, apreciação da literatura infantil (linguagem);
·
Seres vivos, meio ambiente, interação com a
natureza (Natureza e Sociedade);
·
Contagem oral, formas geométricas, cores
(Matemática);
·
Coordenação motora fina e ampla, expressividade,
brincadeiras que envolvam movimento (Corpo e Movimento).
Metodologia:
·
Roda de conversa sobre a centopeia, mostrando
imagens da centopeia, questionando as crianças: “quem já viu uma centopeia?”,
“como é a centopeia?”, “ela tem muitos pés?”, “por que será que ela tem esse
nome?”;
·
Decoração da sala com o tema “Centopeia”;
·
Confeccionar móbiles de centopeia para o teto da
sala;
·
Leitura de livros que envolvam o tema;
·
Manusear massinha de modelar, criando
centopeias;
·
Realizar o desenho de centopeias utilizando giz
de cera;
·
Brincar de centopeia: com bambolês, criar uma
centopeia gigante, onde cada criança é uma parte da centopeia;
·
Mostrar a imagem da centopeia, contar os pés,
mostrar que seu corpo é formado por círculos;
·
Criar uma centopeia utilizando carimbo de dedos;
·
Imitar a centopeia, rastejando-se no chão;
·
Livro “As centopeias e seus sapatinhos”;
·
Explorar o espaço externo do CEI, buscando
encontrar uma centopeia e também observando onde a centopeia vive, o que ela
come, etc;
·
Pintar círculos, confeccionados pelas
professoras, utilizando tinta guache de diversas cores;
·
Utilizar os círculos coloridos para brincar com
a música Centopeia: cada criança cola um circulo em sua roupa e cantamos “Essa
é a história da centopeia colorida, que desceu o morro a procura da sua cor. Ei
você de vermelho (exemplo) faz parte da minha cor” e todos que estão com os
círculos vermelhos entram na centopeia.
·
Confecção de uma centopeia utilizando caixa de
ovos;
·
Desenhar uma centopeia utilizando tinta guache;
·
Livro: “A Centopeia que Sonhava”.
Avaliação:
·
Comunica ideias e sentimentos através das
diferentes linguagens;
·
Explora e brinca nos diferentes espaços do CEI;
·
Experimenta diferentes materiais;
·
Explora com prazer materiais variados;
·
Consegue expressar-se e se comunicar através da
arte;
·
Demonstra avanço no processo de rabiscação;
·
Modela materiais diversos;
·
Fala sobre imagens que vê;
·
Participa de brincadeiras musicais;
·
Participa de momentos de musicalização,
dramatização, jogos cantados e rítmicos;
·
Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
·
Responde as perguntas dirigidas;
·
Participa oralmente das ações do grupo;
·
Fala sobre suas produções;
·
Comunica-se através de gestos, sinais e
linguagem corporal;
·
Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·
Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·
Nomeia e reconhece alguns animais;
·
Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em
que vive;
·
Apresenta noções de cores e formas;
·
Brinca de contar;
·
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu
próprio corpo;
·
Demonstra habilidade em ações que utilizem a
coordenação motora fina e ampla.
O projeto Centopeia ainda está em
andamento com a turma. De início, quando mostramos a centopeia, as crianças
pensavam se tratar de uma cobra, minhoca, lagarta... vários insetos foram
citados, nenhum conhecia a centopeia. Logo no primeiro dia a ideia foi bem
aceita pelas crianças, já apontavam no cartaz com as imagens e diziam, do seu
jeito: “Olha, a centopeia”. O que mais chama a atenção dos pequenos, é a
quantidade de pernas e pés. Durante a história “A Centopeia e Seus Sapatinhos”,
todos ficaram espantados com a quantidade de sapatos que a centopeia comprou.
As atividades que envolvem pintura com guache são as favoritas da turma, pintar
a centopeia e faze-la através de carimbos, foram uma das atividades mais
prazerosas. Brincar de “Centopeia Colorida”, foi uma experiência bem
interessante. Além de aprenderem regras e a brincar, também aprenderam durante
a atividade cores e formas. Quando brincamos pela segunda vez, as crianças já
sabiam como brincar, as regras, esperar a vez, cantar a música... foi muito divertido.
Acreditamos que o projeto está sendo uma experiência muito interessante e rica
para as crianças, além de aprenderam a respeitar e preservar os pequenos
insetos que rodeiam nossas vidas.
Cronograma: De 05/04 à 30/04 OBS:
Projeto ainda está em andamento.
OBS: a palavra
CENTOPEIA perdeu o acento de acordo com a reforma ortográfica.
amei
ResponderExcluir