quinta-feira, 20 de abril de 2017

PROJETO: A CENTOPEIA PASSOU PELO MATERNAL II B

Turma: Maternal II B
Professoras: Fabiani, Franciele e Priscila D.

Problemática: Que bicho é esse que está decorando nossa sala?

Justificativa: O tema animais/insetos sempre desperta a atenção e a curiosidade das crianças. Em nossa turma do maternal II também não é diferente, as crianças estão sempre atentas, observando os insetos que encontram pelo chão, na área externa do CEI. Para decoração da sala do maternal, utilizamos diversas centopeias e então surgiu um questionamento: “Que bicho é esse?”. Apesar de ser um inseto comum, algumas crianças não sabiam o nome. Então, como vamos utilizar o tem centopeia para a chamadinha, combinados, painel dos aniversariantes, painel da rotina e na porta da sala, as crianças terão contato com ela diariamente. Queremos que a turma conheça esse inseto, percebe suas características, descubram onde ela vive. Para isso, vamos utilizar de diversas estratégias, buscando sanar duvidas e curiosidades que apareçam do decorrer do projeto.

Objetivo Geral: Conhecer a centopeia, explorando-a em seus diversos aspectos.

Objetivos Específicos:
·         Identificar a centopeia;
·         Respeitar o ambiente onde ela vive;
·         Manipular diferentes objetos e materiais;
·         Criar trabalhos de arte;
·         Brincar com a música;
·         Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, etc;
·         Apreciar livros de literatura infantil;
·         Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos, principalmente insetos, buscando encontrar uma centopeia;
·         Utilizar a contagem oral em brincadeiras;
·         Participar de brincadeiras;
·         Identificar formas na centopeia (círculo).

Conteúdos:
·         Comunicação: oral e corporal, exploração do espaço (Identidade e Autonomia);
·         Exploração de diferentes materiais, fazer artístico, produção de marcas gráficas, modelagem, manipulação de materiais (Artes Visuais);
·         Brincadeiras musicais, interpretação e dramatização musical, expressão oral e corporal, canto (Música);
·         Comunicação e expressão, linguagem oral e corporal, apreciação da literatura infantil (linguagem);
·         Seres vivos, meio ambiente, interação com a natureza (Natureza e Sociedade);
·         Contagem oral, formas geométricas, cores (Matemática);
·         Coordenação motora fina e ampla, expressividade, brincadeiras que envolvam movimento (Corpo e Movimento).

Metodologia:
·         Roda de conversa sobre a centopeia, mostrando imagens da centopeia, questionando as crianças: “quem já viu uma centopeia?”, “como é a centopeia?”, “ela tem muitos pés?”, “por que será que ela tem esse nome?”;
·         Decoração da sala com o tema “Centopeia”;
·         Confeccionar móbiles de centopeia para o teto da sala;
·         Leitura de livros que envolvam o tema;
·         Manusear massinha de modelar, criando centopeias;
·         Realizar o desenho de centopeias utilizando giz de cera;
·         Brincar de centopeia: com bambolês, criar uma centopeia gigante, onde cada criança é uma parte da centopeia;
·         Mostrar a imagem da centopeia, contar os pés, mostrar que seu corpo é formado por círculos;
·         Criar uma centopeia utilizando carimbo de dedos;
·         Imitar a centopeia, rastejando-se no chão;
·         Livro “As centopeias e seus sapatinhos”;
·         Explorar o espaço externo do CEI, buscando encontrar uma centopeia e também observando onde a centopeia vive, o que ela come, etc;
·         Pintar círculos, confeccionados pelas professoras, utilizando tinta guache de diversas cores;
·         Utilizar os círculos coloridos para brincar com a música Centopeia: cada criança cola um circulo em sua roupa e cantamos “Essa é a história da centopeia colorida, que desceu o morro a procura da sua cor. Ei você de vermelho (exemplo) faz parte da minha cor” e todos que estão com os círculos vermelhos entram na centopeia.
·         Confecção de uma centopeia utilizando caixa de ovos;
·         Desenhar uma centopeia utilizando tinta guache;
·         Livro: “A Centopeia que Sonhava”.

Avaliação:
·         Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Explora e brinca nos diferentes espaços do CEI;
·         Experimenta diferentes materiais;
·         Explora com prazer materiais variados;
·         Consegue expressar-se e se comunicar através da arte;
·         Demonstra avanço no processo de rabiscação;
·         Modela materiais diversos;
·         Fala sobre imagens que vê;
·         Participa de brincadeiras musicais;
·         Participa de momentos de musicalização, dramatização, jogos cantados e rítmicos;
·         Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
·         Responde as perguntas dirigidas;
·         Participa oralmente das ações do grupo;
·         Fala sobre suas produções;
·         Comunica-se através de gestos, sinais e linguagem corporal;
·         Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·         Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·         Nomeia e reconhece alguns animais;
·         Brinca conhecendo a natureza e a sociedade em que vive;
·         Apresenta noções de cores e formas;
·         Brinca de contar;
·         Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·         Demonstra habilidade em ações que utilizem a coordenação motora fina e ampla.


O projeto Centopeia ainda está em andamento com a turma. De início, quando mostramos a centopeia, as crianças pensavam se tratar de uma cobra, minhoca, lagarta... vários insetos foram citados, nenhum conhecia a centopeia. Logo no primeiro dia a ideia foi bem aceita pelas crianças, já apontavam no cartaz com as imagens e diziam, do seu jeito: “Olha, a centopeia”. O que mais chama a atenção dos pequenos, é a quantidade de pernas e pés. Durante a história “A Centopeia e Seus Sapatinhos”, todos ficaram espantados com a quantidade de sapatos que a centopeia comprou. As atividades que envolvem pintura com guache são as favoritas da turma, pintar a centopeia e faze-la através de carimbos, foram uma das atividades mais prazerosas. Brincar de “Centopeia Colorida”, foi uma experiência bem interessante. Além de aprenderem regras e a brincar, também aprenderam durante a atividade cores e formas. Quando brincamos pela segunda vez, as crianças já sabiam como brincar, as regras, esperar a vez, cantar a música... foi muito divertido. Acreditamos que o projeto está sendo uma experiência muito interessante e rica para as crianças, além de aprenderam a respeitar e preservar os pequenos insetos que rodeiam nossas vidas.

Cronograma: De 05/04 à 30/04 OBS: Projeto ainda está em andamento.

OBS: a palavra CENTOPEIA perdeu o acento de acordo com a reforma ortográfica. 
























Um comentário: