Turma: Pré-escolar II A Matutino e Vespertino
Professora: Jurária
PROBLEMA: O que os
bichinhos comem, como eles vivem, quais as diferenças entre eles.
JUSTIFICATIVA:
O
projeto a ser desenvolvido surgiu com o interesse da turma pelos animais e
pelos relatos de experiências de algumas crianças que tiveram a oportunidade de
frequentar sítios e fazendas de seus familiares, bem como muitos possuem estes
animais em casa. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças,
pôr estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e
brinquedos. Possuem também um importante caráter de identificação de suas vivências
pessoais e sociais. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças
desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele.
Neste
projeto buscaremos as respostas para as perguntas que surgiram: Como eles comem?
Onde eles vivem? Porque eles são diferentes?
OBJETIVO GERAL: Proporcionar
um contato direto entre as crianças e animais, fazendo com que as mesmas
conheçam diversas espécies e suas próprias características.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
.Conhecer
diversos animais apontando para a sua diversidade (locais onde vivem, sua
alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie).
.Comparar
diversos tipos de animais através da observação.
.Incentivar
o respeito à natureza e a familiarizar-se com os animais conhecendo suas
características, onde vivem e para que servem.
.Desenvolver
atitudes de respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e
solidariedade.
.Brincar
com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e
socializar-se.
.Manipular
diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio.
.Criar
trabalhos de artes através da produção gráfica e plástica como meio de
comunicar-se e expressar-se com o mundo.
.Apreciar
e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover
o respeito as obras.
.Observar
imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las.
.Explorar
diversos gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos de
dança.
.Cantar e
interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical.
.Explorar
as diversidades sonoras (sons de animais).
.Estabelecer
comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto
ou com outras crianças.
.Conhecer
diferentes gêneros orais (trava línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções)
a fim de desenvolver a linguagem oral.
.Escolher
livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o
interesse pela leitura infantil.
.Explorar
o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer
suas características, cuidados básicos e valorização da vida.
.Desenvolver
atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
.Refletir
sobre as características individuais e de cada animal.
.Conhecer
diferentes cores.
.Identificar
diferentes texturas.
.Movimentar-se
em forma variada, andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
CONTEÚDOS:
.Eu e o outro
(identidade e autonomia);
.Comunicação
e expressão, oral, e escrita, (identidade e autonomia);
.Exploração
de diferentes materiais (artes visuais);
.Interpretação
e dramatização musical (música);
.Canto
(música);
.Linguagem,
oral, escrita, corporal (linguagem);
.Comunicação
(linguagem);
.Gêneros textuais
(linguagem);
METODOLOGIA:
.Roda de
conversa sobre cada animal a ser estudado;
.Colagens;
.Atividades
com materiais;
.Pintura
com guache;
.Músicas
relacionadas ao tema;
.Histórias
relacionada ao tema;
.DVD’s
relacionados ao tema;
.Dobraduras;
.Pesquisa
feita pelos pais trazendo curiosidades sobre animais;
.Desenvolver
atividades lúdicas;
.Desenhar,
pintar e modelar livremente;
.Fazer
pintura coletiva e individual com as mãos, pinceis;
.Elaborar
cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
.Arca de
Noé e a história.
AVALIACÃO:
.Explora
com prazer materiais variados,
.Identifica
imagens,
.Fala
sobre as imagens que vê,
.Brinca
com formas e cores,
.Reconhece
cores,
.Demonstra
prazer em ouvir sons,
.Canta e
realiza movimentos de expressão musical,
.Reconhece,
produz e imita sons diferenciados,
.Memoriza
canções reproduzindo parte delas,
.Responde
as perguntas dirigidas,
.Presta
atenção ao ouvir alguém falando,
.Reconhece
imagens e expressa este conhecimento,
.Respeita
regras de convívio social fazendo uso de palavras como: Desculpa, por favor,
com licença, obrigado,
.Relata
fatos e experiências,
.Explora
sons, texturas e imagens dos livros,
.Interage
com seres vivos apresentados,
.Identifica
fenômenos da natureza (sol, chuva, vento, dia, noite),
.Demonstra
interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive,
.Nomeia e
reconhece alguns animais e plantas,
.Brinca
de contar,
.Demonstra
noções de comparativos,
.Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo,
.Demonstra
habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina,
.Manifesta
interesse em superar seus limites,
.Explora
os diferentes espaços oferecidos pela instituição,
.Identifica
sua própria imagem em outros meios (espelhos, foto, vídeo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário