sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PROJETO O MUNDO DOS ANIMAIS

Turma: Pré-escolar II A Matutino e Vespertino

Professora: Jurária

PROBLEMA: O que os bichinhos comem, como eles vivem, quais as diferenças entre eles.

JUSTIFICATIVA: O projeto a ser desenvolvido surgiu com o interesse da turma pelos animais e pelos relatos de experiências de algumas crianças que tiveram a oportunidade de frequentar sítios e fazendas de seus familiares, bem como muitos possuem estes animais em casa. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, pôr estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuem também um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele.
Neste projeto buscaremos as respostas para as perguntas que surgiram: Como eles comem? Onde eles vivem? Porque eles são diferentes?

OBJETIVO GERAL: Proporcionar um contato direto entre as crianças e animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas próprias características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
.Conhecer diversos animais apontando para a sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie).
.Comparar diversos tipos de animais através da observação.
.Incentivar o respeito à natureza e a familiarizar-se com os animais conhecendo suas características, onde vivem e para que servem.
.Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade.
.Brincar com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se.
.Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
.Criar trabalhos de artes através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo.
.Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito as obras.
.Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las.
.Explorar diversos gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos de dança.
.Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical.
.Explorar as diversidades sonoras (sons de animais).
.Estabelecer comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças.
.Conhecer diferentes gêneros orais (trava línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a linguagem oral.
.Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela leitura infantil.
.Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida.
.Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
.Refletir sobre as características individuais e de cada animal.
.Conhecer diferentes cores.
.Identificar diferentes texturas.
.Movimentar-se em forma variada, andando, rastejando, correndo, pulando, etc.

CONTEÚDOS:

.Eu e o outro (identidade e autonomia);
.Comunicação e expressão, oral, e escrita, (identidade e autonomia);
.Exploração de diferentes materiais (artes visuais);
.Interpretação e dramatização musical (música);
.Canto (música);
.Linguagem, oral, escrita, corporal (linguagem);
.Comunicação (linguagem);
.Gêneros textuais (linguagem);

METODOLOGIA:

.Roda de conversa sobre cada animal a ser estudado;
.Colagens;
.Atividades com materiais;
.Pintura com guache;
.Músicas relacionadas ao tema;
.Histórias relacionada ao tema;
.DVD’s relacionados ao tema;
.Dobraduras;
.Pesquisa feita pelos pais trazendo curiosidades sobre animais;
.Desenvolver atividades lúdicas;
.Desenhar, pintar e modelar livremente;
.Fazer pintura coletiva e individual com as mãos, pinceis;
.Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
.Arca de Noé e a história.

AVALIACÃO:

.Explora com prazer materiais variados,
.Identifica imagens,
.Fala sobre as imagens que vê,
.Brinca com formas e cores,
.Reconhece cores,
.Demonstra prazer em ouvir sons,
.Canta e realiza movimentos de expressão musical,
.Reconhece, produz e imita sons diferenciados,
.Memoriza canções reproduzindo parte delas,
.Responde as perguntas dirigidas,
.Presta atenção ao ouvir alguém falando,
.Reconhece imagens e expressa este conhecimento,
.Respeita regras de convívio social fazendo uso de palavras como: Desculpa, por favor, com licença, obrigado,
.Relata fatos e experiências,
.Explora sons, texturas e imagens dos livros,
.Interage com seres vivos apresentados,
.Identifica fenômenos da natureza (sol, chuva, vento, dia, noite),
.Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive,
.Nomeia e reconhece alguns animais e plantas,
.Brinca de contar,
.Demonstra noções de comparativos,
.Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo,
.Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina,
.Manifesta interesse em superar seus limites,
.Explora os diferentes espaços oferecidos pela instituição,

.Identifica sua própria imagem em outros meios (espelhos, foto, vídeo).













Nenhum comentário:

Postar um comentário