TURMA: BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS: CHEILA,
JENIFER E ISOLDE
PROBLEMA: Como podemos estimular o
desenvolvimento motor dos bebês?
JUSTIFICATIVA: Em nenhum outro período de sua existência
os seres humanos experimentam um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros
anos de vida.
Basta ver o salto que ocorre de 0 a 1 ano, quando os bebês
começam a dar seus passos iniciais. Por isso, é importante criar situações
propícias promovendo a estimulação. Eles têm necessidades específicas e
características próprias que devem ser consideradas.
O movimento, na prática pedagógica, reflete a necessidade que
a criança tem de se expressar e integrar-se, possibilitando o conhecimento de
novas capacidades que os levam a situações de independência e autonomia. O
movimento para a criança pequena representa muito mais que mexer certas partes
do corpo, ou deslocar-se no espaço.
No entanto, estimular bebês não é como ensinar crianças maiores.
Os bebês aprendem a exploração sensorial, por meio do brincar. Os bebês
crescem fisicamente, praticando exercícios motores; perceptivamente,
desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problemas;
verbalmente, adquirindo comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente,
descobrindo sua própria identidade; socialmente, aprendendo a conviver com
"amigos". Daí a importância do trabalho.
OBJETIVO GERAL: Estimular o desenvolvimento da
coordenação motora através de atividades pedagógicas lúdicas respeitando as
potencialidades, limites e necessidades de cada criança, a fim de promover o
desenvolvimento integral da criança de forma saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Expressar suas necessidades, desejos,
pensamentos, utilizando seus argumentos,
para desenvolver sua autonomia;
Familiarizar-se com a imagem do
próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
Brincar com as demais crianças do
grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se;
Manipular diferentes objetos e
materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de
manuseio;
Explorar o corpo com a voz, mãos, pés
produzindo música;
Utilizar a linguagem oral para
comunicar e expressar desejos, necessidades, preferências, sentimentos nas
diversas situações de interações com o grupo;
Explorar noções de peso, tamanho,
espaço que utilizam (dentro, fora, fechar, abrir);
Movimentar e explorar o corpo para
desenvolver capacidades posturais e motoras;
Brincar com diversas situações de
movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;
Explorar e utilizar os movimentos de
preensão, encaixe, lançamento, rasgar para desenvolver a coordenação motora
fina;
Deslocar-se com segurança e destreza
no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades
motoras;
Participar de brincadeiras que
envolvam o encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, engatinhar,
sentar, levantar, rolar, andar a fim de explorar os movimentos do corpo e
controle muscular.
CONTEÚDOS:
Expressividade, iniciativa para fazer
escolhas, eu e o outro – Identidade e
autonomia;
Exploração de diferentes materiais
(formas, cores, texturas...)- Artes visuais;
Expressão oral e corporal- Música;
Linguagem oral e corporal – Linguagem;
Noções de espaço, tamanho e peso – Matemática;
Movimento livre, coordenação motora
ampla e fina, controle muscular, equilíbrio – Corpo e movimento.
METODOLOGIA:
Segurar um objeto preso por um fio, e
fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo, esticando os bracinhos e
acompanhando os seguintes movimentos: acima/abaixo, longe/perto, seguir o
objeto;
Esconder um objeto e mostrar logo em
seguida;
Induzir a imitação de movimentos
simples como colocar a língua para dentro e para fora, bater palmas, abrir e
fechar a boca;
Colocar a criança sentada em um
lençol ou cobertor e arrastá-la (fortalece o abdômen);
Brincar de esconde-esconde, colocando
um pano no rosto da criança e em seguida retirá-lo;
Arremessar objetos;
Colocar e retirar objetos de dentro
de uma caixa;
Passar no túnel, pode ser feito com
caixas de papelão ou o normal;
Pendurar balões para que as crianças
tente pegá-los, perdurar com alturas diferentes para as crianças que já andam
ou ficam de pé sozinhas, esticando os braços irão estimular o equilíbrio;
“Subir montanhas”, criar uma montanha
de travesseiros, cobertores e almofadas incentivá-las a subir engatinhando
(exercita a força muscular);
Fazer bolinhas de sabão;
Brincar com fantoches (exercita o
movimento da cabeça e do pescoço aprimorando a capacidade de localizar e
observar os objetos;
Cantar músicas, fazendo gestos
corporais;
“Pulando objetos”, sentar no chão com
as pernas esticadas, estimular acriança para que passe por cima para pegar um
brinquedo diferente;
Diferentes tipos de papel e cores
variadas, entregar um pedaço para cada
criança e ver o que vão fazer. Se não fizerem nada, as professoras irão pegar
um pedaço e amassar com as mãos, mostrando para criança;
Oferecer alguns materiais recicláveis
como potes de diversos tipos com tampas para que os bebês um pouco maiores possam
abrir/fechar, colocar objetos menores dentro etc...;
Brincar de se balançar nos
cavalinhos, aviãozinho, motocas- estimula o equilíbrio corporal;
Manter-se sentado;
Rolar;
AVALIAÇÃO:
Através do projeto: Desenvolvendo Habilidades Motoras, as
crianças do berçário I B receberam diversos estímulos de natureza lúdica onde
se promoveu o desenvolvimento da coordenação motora, sempre respeitando os
limites e potencialidades de cada criança. Os bebês que se beneficiaram deste
projeto tem idade entre 4 e 7 meses; algumas crianças já conseguem ficar
sentadas sem apoio, outras se viram na posição de bruços e voltam a posição de
barriga para cima. Os menores seguram com determinada firmeza pequenos objetos
em suas mãos, e conseguem transferí-lo de uma mão para outra.
Continuaremos trabalhando este projeto até o fim do ano, a fim
de promover o desenvolvimento de todas as crianças, pois algumas atividades
deste projeto poderão ser executadas quando as crianças forem maiores.
CRONOGRAMA: O estímulo
da coordenação motora a criança receberá diariamente, assim, este projeto será
trabalhado o ano todo. As atividades serão planejadas de acordo com a idade das
crianças que frequentam o berçário I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário