quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PROJETO DESENVOLVENDO HABILIDADES MOTORAS


TURMA: BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS: CHEILA, JENIFER E ISOLDE

PROBLEMA: Como podemos estimular o desenvolvimento motor dos bebês?

JUSTIFICATIVA: Em nenhum outro período de sua existência os seres humanos experimentam um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida.
Basta ver o salto que ocorre de 0 a 1 ano, quando os bebês começam a dar seus passos iniciais. Por isso, é importante criar situações propícias promovendo a estimulação. Eles têm necessidades específicas e características próprias que devem ser consideradas. 
O movimento, na prática pedagógica, reflete a necessidade que a criança tem de se expressar e integrar-se, possibilitando o conhecimento de novas capacidades que os levam a situações de independência e autonomia. O movimento para a criança pequena representa muito mais que mexer certas partes do corpo, ou deslocar-se no espaço.
No entanto, estimular bebês não é como ensinar crianças maiores. Os bebês aprendem a exploração sensorial, por meio do brincar.  Os bebês crescem fisicamente, praticando exercícios motores; perceptivamente, desenvolvendo o pensamento e o conhecimento na solução de problemas; verbalmente, adquirindo comunicação receptiva e expressiva; psicologicamente, descobrindo sua própria identidade; socialmente, aprendendo a conviver com "amigos". Daí a importância do trabalho.

OBJETIVO GERAL: Estimular o desenvolvimento da coordenação motora através de atividades pedagógicas lúdicas respeitando as potencialidades, limites e necessidades de cada criança, a fim de promover o desenvolvimento integral da criança de forma saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*     Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
*     Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
*     Brincar com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se;
*     Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
*     Explorar o corpo com a voz, mãos, pés produzindo música;
*     Utilizar a linguagem oral para comunicar e expressar desejos, necessidades, preferências, sentimentos nas diversas situações de interações com o grupo;
*     Explorar noções de peso, tamanho, espaço que utilizam (dentro, fora, fechar, abrir);
*     Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
*     Brincar com diversas situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;
*     Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, rasgar para desenvolver a coordenação motora fina;
*     Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras;
*     Participar de brincadeiras que envolvam o encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, engatinhar, sentar, levantar, rolar, andar a fim de explorar os movimentos do corpo e controle muscular.

CONTEÚDOS:
*     Expressividade, iniciativa para fazer escolhas, eu e o outro – Identidade e autonomia;
*     Exploração de diferentes materiais (formas, cores, texturas...)­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­- Artes visuais;
*     Expressão oral e corporal- Música;
*     Linguagem oral e corporal – Linguagem;
*     Noções de espaço, tamanho e peso – Matemática;
*     Movimento livre, coordenação motora ampla e fina, controle muscular, equilíbrio – Corpo e movimento.

METODOLOGIA:
*     Segurar um objeto preso por um fio, e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo, esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos: acima/abaixo, longe/perto, seguir o objeto;
*     Esconder um objeto e mostrar logo em seguida;
*     Induzir a imitação de movimentos simples como colocar a língua para dentro e para fora, bater palmas, abrir e fechar a boca;
*     Colocar a criança sentada em um lençol ou cobertor e arrastá-la (fortalece o abdômen);
*     Brincar de esconde-esconde, colocando um pano no rosto da criança e em seguida retirá-lo;
*     Arremessar objetos;
*     Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa;
*     Passar no túnel, pode ser feito com caixas de papelão ou o normal;
*     Pendurar balões para que as crianças tente pegá-los, perdurar com alturas diferentes para as crianças que já andam ou ficam de pé sozinhas, esticando os braços irão estimular o equilíbrio;
*     “Subir montanhas”, criar uma montanha de travesseiros, cobertores e almofadas incentivá-las a subir engatinhando (exercita a força muscular);
*     Fazer bolinhas de sabão;
*     Brincar com fantoches (exercita o movimento da cabeça e do pescoço aprimorando a capacidade de localizar e observar os objetos;
*     Cantar músicas, fazendo gestos corporais;
*     “Pulando objetos”, sentar no chão com as pernas esticadas, estimular acriança para que passe por cima para pegar um brinquedo diferente;
*     Diferentes tipos de papel e cores variadas, entregar um pedaço para cada criança e ver o que vão fazer. Se não fizerem nada, as professoras irão pegar um pedaço e amassar com as mãos, mostrando para criança;
*     Oferecer alguns materiais recicláveis como potes de diversos tipos com tampas para que os bebês um pouco maiores possam abrir/fechar, colocar objetos menores dentro etc...;
*     Brincar de se balançar nos cavalinhos, aviãozinho, motocas- estimula o equilíbrio corporal;
*     Manter-se sentado;
*     Rolar;
*     Andar.

AVALIAÇÃO:
Através do projeto: Desenvolvendo Habilidades Motoras, as crianças do berçário I B receberam diversos estímulos de natureza lúdica onde se promoveu o desenvolvimento da coordenação motora, sempre respeitando os limites e potencialidades de cada criança. Os bebês que se beneficiaram deste projeto tem idade entre 4 e 7 meses; algumas crianças já conseguem ficar sentadas sem apoio, outras se viram na posição de bruços e voltam a posição de barriga para cima. Os menores seguram com determinada firmeza pequenos objetos em suas mãos, e conseguem transferí-lo de uma mão para outra.
Continuaremos trabalhando este projeto até o fim do ano, a fim de promover o desenvolvimento de todas as crianças, pois algumas atividades deste projeto poderão ser executadas quando as crianças forem maiores.


CRONOGRAMA: O estímulo da coordenação motora a criança receberá diariamente, assim, este projeto será trabalhado o ano todo. As atividades serão planejadas de acordo com a idade das crianças que frequentam o berçário I. 















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