quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PROJETO : ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

                                                       Turma: Berçário I B

Problema: Porque devemos ter uma alimentação saudável?

Justificativa: A instituição é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Atualmente sentimos a necessidade de estimular a alimentação de uma maneira mais lúdica e atraente, buscando mais informações a respeito do assunto. Portanto, compreendendo com mais clareza que a alimentação saudável de uma criança pode garantir um bom desenvolvimento físico e cognitivo. O projeto alimentação saudável tem como principal objetivo ensinar as nossas crianças hábitos para o seu cotidiano que serão importantes durante suas vidas, mostrando as diferenças entre alimentos nocivos a saúde e alimentos nutritivos para uma melhor qualidade de vida.
 Além disso, nesta idade a criança começa a formar seus hábitos alimentares.”

Objetivo Geral: Promover o consumo de alimentos saudáveis para que as crianças possam degustar diversos tipos de frutas, verduras e legumes através de atividades lúdicas, atraentes e educativas.

Objetivos Específicos:

* Criar bons hábitos de alimentação experimentando novos sabores;
* Oportunizar novas experiências alimentares;
* Estimular a criatividade, a imaginação e a coordenação motora através dos sentidos;
* Valorizar o momento reservado a alimentação;
* Pesquisar e registrar sobre sua alimentação em casa;
*Incentivar as crianças a terem bons hábitos alimentares;
*Identificar diferentes tipos de alimentos e os cuidados que devemos ter com a nossa saúde;
*Identificar a preferência alimentar das crianças;
*Desenvolver atitudes relacionadas á alimentação, a fim de criar bons hábitos alimentares;
*Observar imagens diversas de frutas, verduras e legumes;

Conteúdos:

*Identidade e autonomia: Iniciativa para fazer suas escolhas;
*Artes visuais: Exploração de diferentes materiais;
*Música: expressão oral e corporal, linguagem musical;
expressividade, sensações, controle muscular: pegar e soltar; manusear;
*Linguagem: oral, corporal, comunicação e expressão;
*Natureza e sociedade: família, escola, higiene;

Metodologia:

* Degustação de sucos variados;
* Contação de histórias: o sanduíche da Maricota de Avelino Guedes;
* Apresentação de gravuras grandes e coloridas de alimentos;
*Conhecer a horta e entrar em contato com o ambiente;
* Utilizar as máscaras e o jogo de dominó sobre alimentação;
*DVd Baby Einstein, Xuxa 2 e 7 que fala sobre frutas, sopa ( Palavra Cantada- Paulo Tatit e Sandra Peres);
* Conversar com os pais sobre alimentação preferida dos filhos para montar pirâmide alimentar;
* Incentivar a se alimentar sozinho;
* Exploração de diversos tipos de alimentos (brócolis, couve flor etc...)
* Participação das crianças ouvindo e cantando músicas referentes ao tema: meu lanchinho, tomatinho vermelho; comer, comer,pêra, uma, maçã, salada mista;
* Estimular as crianças a sentirem o aroma e sabores diferenciados: doce, amargo, salgado, quente e frio;
* Explorar as possibilidades de gestos e ritmos musicais;
* Confeccionar um cacho de uva e decorar a porta da sala com fotos das crianças se alimentando com diversos tipos de alimentos saudáveis;
* Piquenique na grama e conhecer as frutas.


Cronograma: Mês de julho.

Avaliação:

* Aceita diferentes alimentos;
*Demonstra prazer e movimenta-se ao ouvir diferentes sons musicais;
 * Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
* Utiliza de forma autônoma mamadeira;

Durante nosso projeto desenvolvemos varias atividades , entre pinturas ,historias, passeios  mesmo eles sendo muito pequenos participaram, mas foi muito prazeroso a atividade de conhecer alimentos novos , alguns alimentos eles ate já conheciam pois tem na sopa mas a sensação de alimentar se sozinho foi uma experiência nova e muito prazerosa para eles teve criança que comeu e ate repetiu o passeio a horta também foi muito legal as crianças gostaram do contato com a natureza. 






















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