TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: FABIANI, SUZANA, DENISE E CERLI
Justificativa:
Desde
cedo várias crianças já convivem com os meios de comunicação, e os meios
digitais, Tv’s, computadores, telefones, celulares, etc. Por isso já no
berçário quase todas as crianças conhecem, tem em casa, ou assistiram o DVD da
Galinha Pintadinha, e todas as crianças o adoram. Mas por que será?
Através de pesquisas foi comprovado
cientificamente que as crianças aprendem muito mais quando o assunto é de seu
interesse e esse tema por sua vez, agrada tanto os pequenos, que se deixar, só
querem cantar e dançar as músicas que fazem parte dos DVDs da Galinha Pintadinha.
As músicas podem auxiliar muito o
desenvolvimento das crianças, por isso é importante trabalhar bastante as
canções infantis, mas não podemos esquecer de inserir outros conteúdos
pertinentes ao tema que elas trazem, por exemplo, se a música fala da barata, é
importante falar da importância da limpeza pra que elas não se proliferem. Se a
música fala da galinha, fale sobre os ovos que elas nos dão, a carne, como se
reproduzem, etc. Dessa forma, as crianças vão aprendendo e assimilando os
conteúdos de maneira prazerosa.
Podemos utilizar as músicas para
trabalhar o corpo (movimentos, articulações), ritmo, alfabetização, tamanhos,
cores, medidas, formas, etc.
As músicas permitem que as crianças
trabalhem em grupo, facilitando a socialização, a troca de conhecimento na
realização das atividades escolares, além de trazer bem estar quando cantam e
dançam.
Diferente de muitos desenhos da
atualidade, a Galinha Pintadinha resgata a música nacional e proporciona que a
cultura brasileira seja repassada de geração a geração. Ao trabalhar com as
crianças as músicas da “Galinha
Pintadinha”, percebe-se que as crianças interagem o tempo todo, ficam alegres,
motivadas e todas as atividades são assimiladas com maior facilidade. A música
desenvolve a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a
autoestima.
Objetivo
geral:
Trabalhar com as músicas infantis (DVDs da Galinha Pintadinha), para
possibilitar uma aprendizagem lúdica, referente aos personagens e cantigas
nacionais (populares).
Objetivos
específicos:
·
Assistir
os DVD’s;
·
Reconhecer
os personagens;
·
Reconhecer
as músicas;
·
Cantar
e dançar;
·
Desenvolver
habilidades artísticas, matemáticas e motoras;
·
Explorar
o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de expressão,
encaixe, rasgar e amassar;
·
Estimular
o desenvolvimento psicomotor, emocional, social e cognitivo;
·
Observar
as reações das crianças em cada estimulação, visão e audição.
Conteúdos:
Identidade e autonomia
·
Expressividade;
·
Iniciativa
para fazer escolhas;
·
Comunicação
oral e corporal;
Artes visuais
·
Exploração
de diferentes materiais (formas, cores, texturas);
·
Observação
e conversação de imagens e objetos;
Música
·
Sons
e ritmos;
·
Expressão
oral e corporal;
·
Diversidades
sonoras;
Linguagem
·
Literatura
Infantil;
·
Comunicação;
Natureza E
Sociedade
·
Seres
vivos
·
Animais
e plantas;
Matemática
·
Noções
de espaço;
·
Formas
geométricas;
·
Noção
do número e contagem;
Corpo e
movimento
·
Movimento
livre;
·
Coordenação
motora fina;
·
Percepção
de ritmo
·
Expressividade
Metodologia:
·
Assistir
os DVD’s da galinha pintadinha (1,2,3,4);
·
Cantar
e dançar as músicas;
·
Trabalhar
cada personagem separadamente;
·
Personagens:
galinha, galo, pintinhos, barata, borboleta, girafa, sapo, aranha, etc.
·
Como:
as características, a imagem e as músicas;
·
Realizar
pinturas, recorte e colagem...
·
Massinha
de modelar;
·
Movimentar
o corpo de acordo com a música;
·
Brincadeiras
de imitar sons;
·
Pintura
com tinta guache;
·
Manuseio
de livros e revistas;
·
Confecção
de móbiles para enfeitar a sala;
·
Entre
outras.
Cronograma: O projeto será
desenvolvido entre os dias 01de julho até 31 de agosto de 2015.
Avaliação:
·
Explora materiais e texturas variadas;
·
Manipula
brinquedos e materiais sonoros;
·
Demonstra
prazer em ouvir sons;
·
Participa
das brincadeiras musicais;
·
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu
próprio corpo;
·
Iniciativas de falas sobre as imagens que vê;
·
Manuseia livros, folheando-os;
·
Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·
Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·
Imita
sons, ações e gestos (palmas, acenos...).
Ao término do projeto “A
TURMA DA GALINHA PINTADINHA”, foi possível analisar que as crianças
participaram muito, interagiram em quase todos os momentos e adquiriram muitos conhecimentos;
A cada semana foi trabalhado um animal e uma musiquinha trazida pelos DVD’s da
Galinha Pintadinha, era explorado a imagem, o animal, suas características, as
músicas e atividades concretas. As crianças passaram a conhecer muitos animais
e muitas musiquinhas como: a galinha, o galo, a barata, o sapo, o pintinho, a
aranha, o elefante, a girafa, o gato, etc. A cada semana que se passava a maioria das crianças sabiam indicar
onde estavam os animais e as músicas solicitadas e até mesmo por livre e espontânea vontade
balbuciavam, alguns falavam sobre os animais trabalhados. Foi um projeto muito
divertido de se trabalhar e gratificante, pois o aprendizado adquirido pelas
crianças foi bastante significativo.
Olá, boa tarde!!!
ResponderExcluirEstou trabalhando pela primeira vez esse projeto com maternal 1. Poderia me ajudar?
Queria ideias de artes para ilustrar as musicas da galinha pintadinha, pois montamos uma pasta de artes onde preciso fazer com as crianças essas ilustrações.
se possível, me envie por email por gentileza alinerocha.educacao@gmail.com