segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TÍTULO: Quem canta seus males espanta.


PROFESSORAS:VERA,CLARICE, MAIARA E VALMIRA

B I B Matutino e Vespertino
PROBLEMA: Que som é esse?

JUSTIFICATIVA: Através do projeto “Quem canta seus males espanta” queremos oferecer às crianças do berçário a oportunidade de descobrir através da música, sua agilidade, força física e a possibilidade de novas experiências, permitindo-lhes conhecer funções de seu corpo, explorando as diversas formas sonoras de expressar e comunicar sensações.
          Segundo o R.C.N. Da Educação Infantil, os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches. “A criança interage com” a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e sua produção musical.

         O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva.  Encantados com o que ouvem, os bebês tentam imitar e responder, criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo, responsáveis pela criação de vínculos tanto com os adultos quanto com a música.

       Sabemos que brincar é, certamente a maior atração para a criança e musicalizar brincando, torna-se um processo que completa o desenvolvimento da criança, pois vai de encontro aos seus interesses proporcionando benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas consegue sentir e vivenciar.

            OBJETIVO GERAL: Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo, através de uma ação pedagógica musical, proporcionando momentos de alegria que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

v  Manipular diferentes objetos e materiais;

v  Realizar diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas;

v  Interagir com brinquedos sonoros;

v  Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;

v  Explorar diferentes generos e ritmos musicais;

v  Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;

v  Brincar com a música a fim de desenvolver a memória musical;

v  Explorar diferentes sons (sons de animais, de instrumentos musicais...).

CONTEÚDOS:

v  Comunicação e expressão (linguagem oral);

v  Fazer artístico (artes visuais);

v  Exploração de diferentes materiais (artes visuais);

v  Expressão oral e corporal (música);

v  Linguagem musical (música);

v  Ritmo e genêros musicais (música).

METODOLOGIA:

v  Confecionar um livro com músicas infantis e ilustrá-lo de acordo com a música;

v  Gravar um CD de músicas infantis para cada criança;

v  Cantar músicas com gestos (bater palmas, pés, mexer a cabeça...);

v  Conhecer e manipular intrumentos múcais;

v  Pedir para cada família para confeccionar um instrumento musical;

v  Estimulação com músicas (rolar, balançar...)

v  Música relaxante na hora do soninho;

v  Assistir DVD musicais (Galinha pintadinha, Xuxa...);

v  Utilização da música onde seja possível incluir o nome das crianças;

v  Pintura das mãos e pés com guache;

v  Produção de sons com diferentes materiais (chocalho, copos descartáveis, garrafas pet);

v  Produção de sons ao amassar e rasgar papéis;

v  Oferta de material pendurado que produza algum som;

v  Utilização de brinquedos que imitam som;

v  Exploração de sons altos e baixos;

v  Confecção do pau de chuva;

 AVALIAÇÃO:

v  Manipula brinquedos e materiais sonoros;

v  Produz música utilizando as partes do corpo;

v  Movimenta-se ao ouvir diferentes tipos de sons;

v  Demonstra prazer em ouvir diferentes tipos de sons;

CRONOGRAMA: 30 dias











Nenhum comentário:

Postar um comentário