PROFESSORAS:VERA,CLARICE, MAIARA E VALMIRA
B I B
Matutino e Vespertino
PROBLEMA:
Que som é esse?
JUSTIFICATIVA: Através do projeto “Quem canta seus males espanta”
queremos oferecer às crianças do berçário a oportunidade de descobrir através
da música, sua agilidade, força física e a possibilidade de novas experiências,
permitindo-lhes conhecer funções de seu corpo, explorando as diversas formas
sonoras de expressar e comunicar sensações.
Segundo o R.C.N. Da Educação Infantil, os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches. “A criança interage com” a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e sua produção musical.
Segundo o R.C.N. Da Educação Infantil, os aspectos instintivos e afetivos da música se destacam para crianças de até três anos e, por isso devem ser trabalhados nas creches. “A criança interage com” a música, as brincadeiras e aos jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e sua produção musical.
O
ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas
situações do cotidiano fazem com que os bebês iniciem seu processo de
musicalização de forma intuitiva. Encantados com o que ouvem, os bebês tentam
imitar e responder, criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo
e cognitivo, responsáveis pela criação de vínculos tanto com os adultos quanto
com a música.
Sabemos
que brincar é, certamente a maior atração para a criança e musicalizar
brincando, torna-se um processo que completa o desenvolvimento da criança, pois
vai de encontro aos seus interesses proporcionando benefícios que ela própria
não consegue avaliar, mas consegue sentir e vivenciar.
OBJETIVO
GERAL: Oportunizar o contato
com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações
do corpo, através de uma ação pedagógica musical, proporcionando momentos de
alegria que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança.
v Manipular diferentes objetos e materiais;
v Realizar diferentes movimentos gestuais, visando à
produção de marcas gráficas;
v Interagir com brinquedos sonoros;
v Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo
música;
v Explorar diferentes generos e ritmos musicais;
v Cantar e interpretar diversas músicas a fim de
desenvolver a memória musical;
v Brincar com a música a fim de desenvolver a memória
musical;
v Explorar diferentes sons (sons de animais, de
instrumentos musicais...).
CONTEÚDOS:
v Comunicação e expressão (linguagem oral);
v Fazer artístico (artes visuais);
v Exploração de diferentes materiais (artes visuais);
v Expressão oral e corporal (música);
v Linguagem musical (música);
v Ritmo e genêros musicais (música).
METODOLOGIA:
v Confecionar um livro com músicas infantis e ilustrá-lo
de acordo com a música;
v Gravar um CD de músicas infantis para cada criança;
v Cantar músicas com gestos (bater palmas, pés, mexer
a cabeça...);
v Conhecer e manipular intrumentos múcais;
v Pedir para cada família para confeccionar um
instrumento musical;
v Estimulação com músicas (rolar, balançar...)
v Música relaxante na hora do soninho;
v Assistir DVD musicais (Galinha pintadinha, Xuxa...);
v Utilização da música onde seja possível incluir o
nome das crianças;
v Pintura das mãos e pés com guache;
v Produção de sons com diferentes materiais (chocalho,
copos descartáveis, garrafas pet);
v Produção de sons ao amassar e rasgar papéis;
v Oferta de material pendurado que produza algum som;
v Utilização de brinquedos que imitam som;
v Exploração de sons altos e baixos;
v Confecção do pau de chuva;
AVALIAÇÃO:
v Manipula brinquedos e materiais sonoros;
v Produz música utilizando as partes do corpo;
v Movimenta-se ao ouvir diferentes tipos de sons;
v Demonstra prazer em ouvir diferentes tipos de sons;
CRONOGRAMA:
30 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário