terça-feira, 24 de setembro de 2013

TÍTULO: Inserindo a matemática na Educação Infantil


PROBLEMA: Que número é esse?
PROFESSORAS: MARILENE, LISLEI, JANINA

TURMA: JARDIM A

JUSTIFICATIVA: Existem muitas formas de conceber e trabalhar com a matemática na Educação Infantil. A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza o seu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Dentre os conceitos elencados estão, organização, os conceitos sobre coisas iguais e diferentes, classificação e criação de conjuntos, relações entre os números e o que eles representam, o tamanho das coisas, brincadeiras com as formas geométricas, ocupando um espaço e assim vivendo e descobrindo a matemática. Através de atividades concretas e significativas, coletivamente e individualmente. Acredita-se que a criança constrói suas bases matemáticas pela necessidade de resolução de problemas de seu tempo, impostos pela complexidade de situações da sociedade [...] parte de um sentido de número para uma construção abstrata deste, sendo uma construção onde o fator tempo ocupa lugar relevante. (MACIEL & BENEDETTI, 1992, pag.33 a 39). Os números representam muito mais do que uma forma de se medir ou quantificar o que existe ao nosso redor, assim, une o conceito quantificador do abstrato á sua respectiva correspondência no concreto. Sendo assim, pretendemos com este projeto, demonstrar como os números estão presentes em nossas vidas, em nosso dia-a-dia e onde podemos encontrá-los.

OBJETIVO GERAL: Reconhecer os números de 1 a 10, a fim de explorar noções matemáticas presentes no seu cotidiano ao manipular diferentes objetos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

          Utilizar a linguagem oral para expressar opiniões, ideias, interagindo com o grupo;
  • Manipular diferentes objetos e materiais;
  • Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
  • Criar trabalhos de arte através da produção gráfica;
  • Elaborar perguntas e respostas coerentes com o contexto;
  • Interessar-se por escrever ainda que não de forma convencional;
  • Despertar a curiosidade para aprender e se apropriar das regras que envolvem os jogos;
  • Participar de brincadeiras musicais;
  • Utilizar a contagem oral;
  • Familiarizar-se com a escrita, desenvolvendo o traçado de letras e numerais;
  • Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos;
  • Brincar com os números nos diversos contextos que se encontram para sim reconhecê-los e quantificá-los.

 CONTEÚDOS:

            Eu e o outro, comunicação e expressão: oral, corporal, escrita e exploração do espaço (identidade e autonomia);

          Exploração de diferentes materiais, fazer artístico, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);

          Expressão oral e corporal, canto e linguagem musical (música);

          Comunicação, linguagem oral, escrita e corporal (linguagem);

          Família e escola (natureza e sociedade);

          Contagem oral, comparação, formas geométricas, seriação, classificação, raciocínio lógico, número e velocidade (rápido, lento, depressa, devagar) (matemática);

          Coordenação motora fina e ampla, sensações, expressividade e corpo humano (movimento).


METODOLOGIA:

           Roda de conversa sobre: história dos números e como os homens começaram a contar;
  • Passeio pela cidade para ver onde encontramos os números em nosso cotidiano (placa de carro e velocidade, calendário, relógio, número de sapato, número da casa, idade de cada um);
  • Quantidade de alunos na sala: meninos e meninas;
  • Cantar e assistir DVD (galinha pintadinha) dramatizando músicas com os dedinhos: Mariana conta um, 1, 2, 3 indiozinhos, um elefante incomoda muita gente.
  • Contação de histórias: Dez patinhos, Eram dez lagartas, Dez pequenos animais, Números dos pingos, A lagarta Laura conta até dez, Dez sacizinhos, Onde cabe um, cabem dez e Um número depois do outro;
  • Representar o numeral 10 com suas mãos, pintura com guache;
  • Realizar cartaz com a participação de todas as crianças com as parlendas: 1, 2, feijão com arroz, a galinha do vizinho, e o poema: lá na casa da vizinha;
  • Histórias com fantoches dos números;
  • Confeccionar círculos de papel panamá e no centro colar números de 1a10. Em seguida as crianças irão pintar grampos de roupa com tinta guache de todas as cores. Sendo que o objetivo é fazer com que cada criança associe número, quantidade e cor;
  • Jogo da memória dos números confeccionados com potinhos de iogurte;
  • Colocar gel de cabelo dentro de pacote fecha fácil e utilizar cotonete para realizar grafia de letras e números;
  • Arremesso de objetos: tiro ao alvo;
  • Confeccionar jogo de boliche com garrafas pet, onde as crianças vão realizar a pintura dos números com lápis de cor. Recortar pedacinhos de EVA coloridos e em seguida cada criança colocará dentro da sua garrafa;
  • Pintar com tinta guache pratos de papelão para confeccionar: cartaz com a parlenda 1,2 feijão com arroz;
  • Confeccionar livro, onde as crianças irão cobrir o pontilhado dos números e pintar a quantidade;
  • Jogo coletivo (cores e canudos) confeccionados com garrafa pet e EVA: explorar quantidades, atenção, cores e seriação (pequenos, médios e grandes);
  • Caixa surpresa com cones e TNT’s coloridos, sendo que isso possibilitará o desenvolvimento de pinça, reconhecimento, classificação das cores e seriação dos cones (pequenos, médios e grandes);
  • Entregar as crianças números de 1 a 10, onde iremos ajudá-los colocar em sequência, sendo que depois cada criança irá fazer bolinhas de massa de modelar ou brita, colocando a quantidade referente ao número em ordem de baixo para cima;
  • Quebra-cabeça dos números;
  • Utilizar bandejas de ovos e com caneta permanente escrever os números de 1 a 10. Confeccionar apliques de EVA, onde a criança deverá colocar a quantidade exata de números correspondentes.
        CRONOGRAMA: 1 mês

 AVALIAÇÃO: A avaliação aconteceu individualmente e em grupo, levando em conta o interesse, a participação, atenção, concentração e o envolvimento de cada criança referente ao projeto desenvolvido, registrando suas descobertas, relações e manifestações, suas dificuldades e expressões relacionadas ao seu desenvolvimento, possibilitando a contagem oral, a associação de número e quantidade, onde desenvolvemos diversas atividades permeadas pela ludicidade, assim, enriquecendo e consolidando a aprendizagem da criança a fim de reconhecer os números em diferentes contextos. 











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