TURMA:
Berçário Dois A
PROFESSORAS:
Adriana, Jenifer e Vania.
PROBLEMA:
Como desenvolver
metodologias educacionais com as crianças do Berçário II, através do
envolvimento com o tema “Conhecendo os
animais”?
Refletindo sobre o que
poderia ser atrativo para as crianças e, ao mesmo tempo, continuar
proporcionando momentos de socialização e afetividade entre elas, nós analisamos
nosso dia-a-dia e percebemos o quanto nossas crianças apreciam o mundo animal.
Por isso conhecer e explorar essa fauna presente ao nosso redor é um desafio.
O Referencial
Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) (2001, p. 188) nos trás que “A
construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que
as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação
à vida e ao meio ambiente, bem como relacionadas à sua saúde”.
Esse projeto tem por finalidade ampliar o repertório de imagens e sons dos
animais conhecidos pela turma, enfatizando o respeito e o cuidado com os
mesmos. Segundo o RCNEI (p. 188) “o trabalho com seres vivos e suas intricadas
relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de
ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural”.
OBJETIVO
GERAL:
Promover o
desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema
do projeto, através de atividades dirigidas.
-
Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de
conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
-
Oportunizar o estabelecimento de algumas diferenças e semelhanças entre os
animais;
-
Estabelecer comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir
com o adulto ou com outras crianças;
-
Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras,
pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto;
-Desenvolver
a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;
-Manipular
diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
-Explorar
diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na
dança;
-Explorar
as diversidades sonoras (sons de animais);
-Escolher
livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas;
-Identificar
diferentes texturas;
-Movimentar-se
de forma variada: andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
CONTEÚDOS:
-Iniciativa para fazer
escolhas; (IDENTIDADE E AUTONOMIA).
-Exploração de
diferentes materiais; (ARTES VISUAIS).
-Expressão oral e
corporal; (MÚSICA).
-Comunicação;
(LINGUAGEM).
-Seres vivos; (NATUREZA
E SOCIEDADE).
-Sensações; (MOVIMENTO).
METODOLOGIAS:
•Leitura de historias
que tem como tema os animais.
•Imitação de sons e
gestos dos animais observados, nomeando-os.
•Promover de forma
diferente a contação de histórias sobre os animais, tais como: teatro com
fantoches, livros alternados, dramatização.
•Manuseio de animais de
brinquedos (emborrachados).
•Exploração de
diferentes materiais como: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com
guache, colagem com papel, massinha de modelar, giz de cera.
•Carimbo dos dedinhos
dos animais apresentados.
•Confecção de um mural
sobre o tema Animais na porta da
sala.
•Musicas relacionada ao
tema.
•Passeio aos arredores
do CEI para investigação da presença e sons de animais.
•Confecção de um livrinho de cantos.
•Confecção de um livrinho de cantos.
•Visita de alguns animais
na sala.
•Assistir DVDs sobre
animais.
•Mostrar figuras
grandes e coloridas de animais.
CRONOGRAMA: Um
mês.
Avaliação Do Projeto
Em roda de conversa, apresentamos imagens reais e ilustrações de alguns animais
não muito vistos pelas crianças, como o Lobo, Hipopótamo, Avestruz entre outros
animais, onde montamos um livro com essas imagens.
Apresentamos diversas músicas com sons de animais, a fim de favorecer o
desenvolvimento da linguagem e o contato com gêneros musicais. Esses momentos
foram de muita alegria para todos, que se expressavam dançando, balbuciando ou
cantando trechos das músicas.
Outro momento muito apreciado e que cada dia as crianças participam mais é o da
contação de história com livros infantis, que despertam muita curiosidade.
Nosso passeio aos arredores do CEI para observarmos os animais da vizinhança
também foi muito apreciado, encontramos vários cachorros, gatos, passarinhos e
até vimos uma vaquinha. Visitamos também o viveiro de pássaros que o CEI
possui.
Em todos os momentos do projeto o respeito e cuidado com os animais foram
enfatizados e incentivados. Muitos animais ainda não foram conhecidos, mas dos
que foram apresentados, as crianças apreciaram, observaram, questionaram,
respeitaram, e principalmente tudo foi realizado de maneira lúdica e através de
brincadeiras.
Gostei!
ResponderExcluirParabéns...muito bom 😊
ResponderExcluirÓtimo os conteúdos do projeto.
ResponderExcluirÓtimo amei!!
ResponderExcluirEste projeto é maravilhoso e proucuro algo assim por para o ano letivo quem tiver ou puder me juda para as classes BI, BII e Mini Grupo II
ResponderExcluirfafabricio14@gmail.com
11965117628 zap
Maravilhoso este projeto, parabéns!
ResponderExcluirAdorei vou trabalhar com meus alunos
ResponderExcluir