quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PROJETO:CONHECENDO OS ANIMAIS


TURMA: Berçário Dois A

PROFESSORAS: Adriana, Jenifer e Vania.

PROBLEMA:

Como desenvolver metodologias educacionais com as crianças do Berçário II, através do envolvimento com o tema “Conhecendo os animais”

 
JUSTIFICATIVA:

Refletindo sobre o que poderia ser atrativo para as crianças e, ao mesmo tempo, continuar proporcionando momentos de socialização e afetividade entre elas, nós analisamos nosso dia-a-dia e percebemos o quanto nossas crianças apreciam o mundo animal. Por isso conhecer e explorar essa fauna presente ao nosso redor é um desafio.

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) (2001, p. 188) nos trás que “A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como relacionadas à sua saúde”.

     Esse projeto tem por finalidade ampliar o repertório de imagens e sons dos animais conhecidos pela turma, enfatizando o respeito e o cuidado com os mesmos. Segundo o RCNEI (p. 188) “o trabalho com seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural”.

     

OBJETIVO GERAL: 

Promover o desenvolvimento de algumas habilidades e o envolvimento das crianças com o tema do projeto, através de atividades dirigidas.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;

- Oportunizar o estabelecimento de algumas diferenças e semelhanças entre os animais; 

- Estabelecer comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;

- Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas e canções que se relacionam com o tema proposto; 

-Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual;

-Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;

-Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;

-Explorar as diversidades sonoras (sons de animais);

-Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas;

-Identificar diferentes texturas;

-Movimentar-se de forma variada: andando, rastejando, correndo, pulando, etc.

 

CONTEÚDOS:

-Iniciativa para fazer escolhas; (IDENTIDADE E AUTONOMIA).

-Exploração de diferentes materiais; (ARTES VISUAIS).

-Expressão oral e corporal; (MÚSICA).

-Comunicação; (LINGUAGEM).

-Seres vivos; (NATUREZA E SOCIEDADE).

-Sensações; (MOVIMENTO).

 

METODOLOGIAS:

•Leitura de historias que tem como tema os animais.

•Imitação de sons e gestos dos animais observados, nomeando-os.

•Promover de forma diferente a contação de histórias sobre os animais, tais como: teatro com fantoches, livros alternados, dramatização.

•Manuseio de animais de brinquedos (emborrachados).

•Exploração de diferentes materiais como: desenho com bolinha de papel crepom, pinturas com guache, colagem com papel, massinha de modelar, giz de cera.

•Carimbo dos dedinhos dos animais apresentados.

•Confecção de um mural sobre o tema Animais na porta da sala.

•Musicas relacionada ao tema.

•Passeio aos arredores do CEI para investigação da presença e sons de animais.
•Confecção de um livrinho de cantos.

•Visita de alguns animais na sala.

•Assistir DVDs sobre animais.

•Mostrar figuras grandes e coloridas de animais.

 

CRONOGRAMA: Um mês.

 

Avaliação Do Projeto

 
As crianças do Berçário Dois estão cada dia mais curiosas e comunicativas, por isso o projeto “conhecendo os animais” foi bem desenvolvido e recebido por todos. Como percebemos o encantamento das crianças pelo mundo animal, começamos a instigar a curiosidade delas ainda mais. Apresentamos algumas figuras grandes e coloridas de alguns animais já conhecidos, como a borboleta, o cachorro, o gato, o pintinho, o sapo e a vaquinha. Ampliando assim o repertório de imagens conhecidas pela turma, que ficavam atentas ao que estava sendo mostrado.

      Em roda de conversa, apresentamos imagens reais e ilustrações de alguns animais não muito vistos pelas crianças, como o Lobo, Hipopótamo, Avestruz entre outros animais, onde montamos um livro com essas imagens.

      Apresentamos diversas músicas com sons de animais, a fim de favorecer o desenvolvimento da linguagem e o contato com gêneros musicais. Esses momentos foram de muita alegria para todos, que se expressavam dançando, balbuciando ou cantando trechos das músicas.

      Outro momento muito apreciado e que cada dia as crianças participam mais é o da contação de história com livros infantis, que despertam muita curiosidade. Nosso passeio aos arredores do CEI para observarmos os animais da vizinhança também foi muito apreciado, encontramos vários cachorros, gatos, passarinhos e até vimos uma vaquinha. Visitamos também o viveiro de pássaros que o CEI possui.
      Em todos os momentos do projeto o respeito e cuidado com os animais foram enfatizados e incentivados. Muitos animais ainda não foram conhecidos, mas dos que foram apresentados, as crianças apreciaram, observaram, questionaram, respeitaram, e principalmente tudo foi realizado de maneira lúdica e através de brincadeiras.











7 comentários: