TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: Cheila R., Janaine, Tatiani, Josiane.
Justificativa: O desenvolvimento das
crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem
oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é
uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e contemplar as inúmeras
possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os
sentidos. Sendo assim, pensamos num projeto que proporcionasse um mundo de
possibilidades e experimentação. Quando oferecemos atividades que exercitam os
sentidos, estamos possibilitando um desenvolvimento amplo e prazeroso em que os
bebês ampliam a capacidade de explorar texturas, sabores, cheiros e cores de
diferentes formas. Este projeto parte do princípio que, através da exploração
de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o
conhecimento do mundo. Os objetos e materiais disponibilizados aos bebês
proporcionam experiências diversificadas e novas descobertas. Sendo assim, é
relevante o trabalho com sensações no berçário, num sentido de fornecer
estímulos para a aprendizagem dos bebês.
·
Observar as reações
das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
·
Explorar o corpo para
desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe,
rasgar e amassar.
·
Ampliar gradualmente o
conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e
ajustar suas habilidades motoras.
* Deslocar-se com
segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas
próprias capacidades motoras.
· Artes Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
· Música: Expressão oral e corporal.
· Linguagem: Linguagem oral e corporal.
· Matemática: noções de espaço e tempo, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
· Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.
Manusear diversos materiais:
-Esponja
-Lã
-Lixas
-Algodão
-Bolinhas de gel
-Plástico bolha
Fazer pintura com tinta guache
Massinha de modelar
Comer e explorar gelatina
Brincar com balões coloridos
Rasgar e manipular revistas
Fazer bolinhas de sabão
Manuseio de
areia e brita
Realizar
massagem
Lanterna
Diversos tipos de sons
(alto/baixo)
Atividade com chantili
·
Explora com prazer
materiais variados;
·
Manipula brinquedos e
materiais sonoros;
·
Demonstra prazer em
ouvir sons;
·
Participa de
brincadeiras musicais;
·
Manuseia livros,
folheando-os;
·
Explora sons, texturas
e imagens;
·
Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·
Demonstra coordenação
motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);
·
Utiliza suas
habilidades motoras para realizar movimentos simples (subir escadas...) e
amplos (pular rio, bambolê...);
·
Manifesta interesse em
superar seus limites;
·
Explora os diferentes
espaços oferecidos pela Instituição;
·
Identifica sua própria
imagem em outros meios (espelho, foto);
·
Segura, examina e
explora objetos de diferentes formas;
·
Sacode ou aperta
objetos (colocados na mão fazendo ruídos intencionais ou não);
·
Imita sons, ações e
gestos (palmas, acenos...);
·
Segue visualmente um
objeto em movimento;
·
Engatinha, senta, fica
de pé, rola, anda;
·
Explora diferentes
posturas corporais;
·
Demonstra equilíbrio e
ritmo nos movimentos.
Amei esse projeto,parabéns aos professores.
ResponderExcluirlindo! Parabens
ResponderExcluirGostei muito do seu projeto!
ResponderExcluiramei muito o projeto, dificil encontrar alguns com tantas atividades boa!!!!
ResponderExcluirParabéns professoras pelo exelente projeto!
ResponderExcluirTrabalho prazeroso e diversificado.
ResponderExcluirVale apena seus projetos amo obrigada ❣️
ResponderExcluirAmei esse projeto irei fazer com meu pequenos alunos
ResponderExcluiramei seu projeto, vou fazer com meus alunos.
ResponderExcluirParabéns pelo projeto! Amei
ResponderExcluir