quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PROJETO: UM MUNDO DE TEXTURAS E SENSAÇÕES...


TURMA: BERÇÁRIO II B

PROFESSORAS: Cheila R., Janaine, Tatiani, Josiane.


Problema: Como proporcionar aos bebês a oportunidade de exploração e experiências através de texturas e sensações, ampliando sua capacidade de expressão?

Justificativa: O desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos. Sendo assim, pensamos num projeto que proporcionasse um mundo de possibilidades e experimentação. Quando oferecemos atividades que exercitam os sentidos, estamos possibilitando um desenvolvimento amplo e prazeroso em que os bebês ampliam a capacidade de explorar texturas, sabores, cheiros e cores de diferentes formas. Este projeto parte do princípio que, através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo. Os objetos e materiais disponibilizados aos bebês proporcionam experiências diversificadas e novas descobertas. Sendo assim, é relevante o trabalho com sensações no berçário, num sentido de fornecer estímulos para a aprendizagem dos bebês.

 Objetivo Geral: Proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais. 

 Objetivos Específicos:

 ·         Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio.
·         Observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
·         Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar.
·         Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras.

        * Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

 Conteúdos:


·         Identidade e Autonomia: Adaptação; exploração do espaço; iniciativa para fazer escolhas.
·         Artes Visuais: Exploração de diversos materiais; elementos constituintes da linguagem visual (texturas), observação e conversação sobre imagens e objetos.
·         Música: Expressão oral e corporal.
·         Linguagem: Linguagem oral e corporal.
·         Matemática: noções de espaço e tempo, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
·         Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.

 
Metodologia:

Manusear diversos materiais:

-Esponja

-Lã

-Lixas

-Algodão

-Bolinhas de gel

-Plástico bolha

Fazer pintura com tinta guache

Massinha de modelar

Comer e explorar gelatina

Brincar com balões coloridos

Amassar papel crepon

Rasgar e manipular revistas

Fazer bolinhas de sabão

Manuseio de areia e brita

Realizar massagem

Lanterna

Diversos tipos de sons (alto/baixo)

Atividade com chantili

 
Cronograma: 1 mês


Avaliação:


No decorrer do projeto será observado o desenvolvimento:

·         Explora com prazer materiais variados;

·         Manipula brinquedos e materiais sonoros;

·         Demonstra prazer em ouvir sons;

·         Participa de brincadeiras musicais; 

·         Manuseia livros, folheando-os;

·         Explora sons, texturas e imagens;

·         Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;

·         Demonstra coordenação motora fina e ampla (escavar, chutar, puxar fio, encaixe de pinos);

·         Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples (subir escadas...) e amplos (pular rio, bambolê...);

·         Manifesta interesse em superar seus limites;

·         Explora os diferentes espaços oferecidos pela Instituição;

·         Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto);

·         Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;

·         Sacode ou aperta objetos (colocados na mão fazendo ruídos intencionais ou não);

·         Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos...);

·         Segue visualmente um objeto em movimento;

·         Engatinha, senta, fica de pé, rola, anda;

·         Explora diferentes posturas corporais;

·         Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos.

 
Percebemos que este projeto foi muito importante para o desenvolvimento dos bebês. Em todas as atividades propostas, eles se mostraram curiosos e exploravam com prazer os materiais que foram dispostos. Foi um projeto muito gratificante, pois percebemos o entusiasmo das crianças ao explorarem novas texturas, diferentes sons, enfim, experimentarem novas experiências.















10 comentários: