PROFESSORAS: ROZANA E VALMIRA
AUXILIAR: ROSELI
TÍTULO: Quem Planta.... Colhe!
PROBLEMA: Como devemos preparar a terra para colher bons frutos?
JUSTIFICATIVA: A maioria das crianças sabem que os alimentos
que chegam a sua mesa, são comprados em supermercados. Mas, existe outro lado, muito importante, para
aprender: o plantar e o colher. Observando nosso bosque onde existem muitas
espécies de frutas plantadas, questionei as crianças sobre qual fruta estava
faltando. E assim as crianças foram falando... Vários tipos de frutas
surgiram...e então juntos decidimos que iríamos cultivar morangos. Quando as crianças vivenciam este processo de
plantar, acompanhar, cuidar, esperar, para depois colher, elas terão
oportunidades para desenvolver ainda mais suas capacidades de aprendizagens e
relações uns com os outros. É preciso colocar a mão na terra para estimular a
preservação do meio ambiente e os hábitos saudáveis.
OBJETIVO GERAL: Oportunizar para as crianças o contato com a terra, a fim de despertar o
interesse para o cultivo da sua própria alimentação. Como também conscientizar
a importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Desenvolver
atitudes relacionadas à alimentação a fim de criar bons hábitos alimentares;
Ø Promover
espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades,
necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
Ø Proporcionar
atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das
crianças para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada criança;
Ø Apreciar
e cuidar dos trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente a fim de
promover o respeito às obras;
Ø Utilizar
a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades,
opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas
diversas situações de interação com o grupo;
Ø Interessar-se
pela escrita ainda que de forma não convencional;
Ø Desenvolver
atitudes de respeito ao meio ambiente;
Ø Utilizar
comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver
noções simples destes conceitos.
CONTEÚDOS:
Ø Alimentação
( Identidade e autonomia);
Ø Exploração
do espaço (Identidade e autonomia);
Ø Meio
Ambiente (Natureza e Sociedade);
Ø Consciência
Ecológica (Natureza e Sociedade)
Ø Coordenação
motora (Movimento);
Ø Comunicação
(Linguagem);
Ø Relato
Narrativo (Linguagem);
Ø Traçado
de letras e números (Linguagem);
Ø Canto
(Música);
Ø Contagem
oral, comparação, classificação, seriação. ( Matemática);
Ø Grandezas
e Medidas (Matemática).
METODOLOGIA:
Ø
Roda de
conversa para saber: De onde vem os alimentos que consumimos.
Ø Contação da história: O Ratinho, o Morango
vermelho maduro, e o grande urso esfomeado;
Ø Visitar uma estufa de morango, para saber como
é feita a preparação da terra e a plantação dos morangos, pegar mudas de
morangos ( Estufa de Morangos da Srª Zenita Ranghetti, na localidade de 1º
Braço);
Ø Observação do adubo da compostagem;
Ø Aprender a fazer a preparação da terra para
plantar os morangos;
Ø Colocar a terra preparada para plantar
morangos em garrafas pet;
Ø Essas garrafas pet serão penduradas no bosque;
Ø Molhar as mudas de morangos utilizando água da
cisterna;
Ø Observar as cores do morango: mudança de cor
quando está maduro;
Ø Observar formato da fruta, da semente e das
folhas;
Ø Fazer técnica de pintura com cotonete em
desenho de morango;
Ø Observar quais as vogais da palavra morango;
Ø Pintar morango com terra vermelha;
Ø Procurar pedras em formato de morangos e
pintar com guache;
CRONOGRAMA: 13/08 a 14/09.
AVALIAÇÃO:
Ø Explora
com prazer materiais variados;
Ø Aceita
diferentes alimentos;
Ø Demonstra
avanço no processo de rabisco;
Ø Reconhece
cores e formas;
Ø Utiliza
a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, opiniões;
Ø Difere
letras e números;
Ø Nomeia
e reconhece algumas plantas;
Ø Demonstra
noções de classificação, seriação e ordenação (quantidade, cor, forma,
espessura, textura);
Ø Observa
e relaciona imagens;
Ø Participa
de brincadeiras musicais;
Ø Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
Ø Imita
sons, palavras e frases.
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