quarta-feira, 3 de outubro de 2018

PROJETO QUEM PLANTA, COLHE!


PROFESSORAS: ROZANA E VALMIRA
AUXILIAR: ROSELI

TÍTULO: Quem Planta.... Colhe!


PROBLEMA: Como devemos preparar a terra para colher bons frutos?


JUSTIFICATIVA: A maioria das crianças sabem que os alimentos que chegam a sua mesa, são comprados em supermercados. Mas, existe outro lado, muito importante, para aprender: o plantar e o colher. Observando nosso bosque onde existem muitas espécies de frutas plantadas, questionei as crianças sobre qual fruta estava faltando. E assim as crianças foram falando... Vários tipos de frutas surgiram...e então juntos decidimos que iríamos cultivar morangos. Quando as crianças vivenciam este processo de plantar, acompanhar, cuidar, esperar, para depois colher, elas terão oportunidades para desenvolver ainda mais suas capacidades de aprendizagens e relações uns com os outros. É preciso colocar a mão na terra para estimular a preservação do meio ambiente e os hábitos saudáveis.

OBJETIVO GERAL: Oportunizar para as crianças o contato com a terra, a fim de despertar o interesse para o cultivo da sua própria alimentação. Como também conscientizar a importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Desenvolver atitudes relacionadas à alimentação a fim de criar bons hábitos alimentares;
Ø  Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
Ø  Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças para que sejam feitos os registros e diagnósticos de cada criança;
Ø  Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
Ø  Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
Ø  Interessar-se pela escrita ainda que de forma não convencional;
Ø  Desenvolver atitudes de respeito ao meio ambiente;
Ø  Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos.


CONTEÚDOS:

Ø  Alimentação ( Identidade e autonomia);
Ø  Exploração do espaço (Identidade e autonomia);
Ø  Meio Ambiente (Natureza e Sociedade);
Ø  Consciência Ecológica (Natureza e Sociedade)
Ø  Coordenação motora (Movimento);
Ø  Comunicação (Linguagem);
Ø  Relato Narrativo (Linguagem);
Ø  Traçado de letras e números (Linguagem);
Ø  Canto (Música);
Ø  Contagem oral, comparação, classificação, seriação. ( Matemática);
Ø  Grandezas e Medidas (Matemática).

METODOLOGIA:

Ø  Roda de conversa para saber: De onde vem os alimentos que consumimos.
Ø  Contação da história: O Ratinho, o Morango vermelho maduro, e o grande urso esfomeado;
Ø  Visitar uma estufa de morango, para saber como é feita a preparação da terra e a plantação dos morangos, pegar mudas de morangos ( Estufa de Morangos da Srª Zenita Ranghetti, na localidade de 1º Braço);
Ø  Observação do adubo da compostagem;
Ø  Aprender a fazer a preparação da terra para plantar os morangos;
Ø  Colocar a terra preparada para plantar morangos em garrafas pet;
Ø  Essas garrafas pet serão penduradas no bosque;
Ø  Molhar as mudas de morangos utilizando água da cisterna;
Ø  Observar as cores do morango: mudança de cor quando está maduro;
Ø  Observar formato da fruta, da semente e das folhas;
Ø  Fazer técnica de pintura com cotonete em desenho de morango;
Ø  Observar quais as vogais da palavra morango;
Ø  Pintar morango com terra vermelha;
Ø  Procurar pedras em formato de morangos e pintar com guache;


CRONOGRAMA: 13/08 a 14/09.


AVALIAÇÃO:

Ø  Explora com prazer materiais variados;
Ø  Aceita diferentes alimentos;
Ø  Demonstra avanço no processo de rabisco;
Ø  Reconhece cores e formas;
Ø  Utiliza a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, opiniões;
Ø  Difere letras e números;
Ø  Nomeia e reconhece algumas plantas;
Ø  Demonstra noções de classificação, seriação e ordenação (quantidade, cor, forma, espessura, textura);
Ø  Observa e relaciona imagens;
Ø  Participa de brincadeiras musicais;
Ø  Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
Ø  Imita sons, palavras e frases.










































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