PROJETO:
Chapeuzinho Vermelho
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: ANDREIA S. E FABIANI
Problema:
Será que temos medo da chapeuzinho vermelhou ou do lobo mau?
Justificativa: “O conto infantil é uma chave
mágica que abre as portas da inteligência e da criança para sua formação
integral”. Bárbara Vasconcelos de Carvalho.
Desenvolver o interesse
e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo em casa,
aperfeiçoada na escola e continua pela vida inteira, somente quem conhece a
importância da leitura na vida de uma criança, sabe o poder que tem uma
história bem contada, sabe os benefícios que uma simples história pode
proporcionar. Quando mais cedo a criança tiver contato com os livros e percebe
o prazer que a leitura produz, mais cedo aprimoraram a sua capacidade de
imaginação, estimula o pensar e o
recriar.
É por isso a importância da literatura dos contos na Educação Infantil onde deve fazer parte do cotidiano, pois
contribui para a formação de leitores assíduos. O professor surge como alguém
que utiliza os contos como uma ferramenta de trabalho, já que eles
são capazes de cativar as crianças por suas histórias fantásticas, combinada ao
clima de Era uma vez.
Objetivo
Geral: Fazer com que as crianças participem do faz de
conta, mas não fiquem com medo.
Objetivos
específicos:
v Manipular
diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
v Participar
de brincadeiras musicais;
v Recortar
historias conhecidas ( Chapeuzinho Vermelho) com aproximação às características
da história original referente a personagens, cenários e objetos;
v Identificar
papeis sociais existentes em seu grupo de convívio;
v Utilizar
a contagem oral em brincadeiras;
v Explorar
e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar
para desenvolver a coordenação motora fina.
Eixos:
v Linguagem:
comunicação e expressão, conto e reconto;
v Artes
visuais: explorar diferentes materiais, expressão corporal;
v Músicas:
brincadeiras musicais;
v Matemática:
comparação, classificação e seriação, noção e visualização de quantidade dos
números;
v Natureza
e Sociedade: regras sociais;
v Corpo
e movimento: motricidade fina e ampla.
Metodologia:
v Roda
de conversa;
v Utilização
de recursos tecnológicos: CD, TV, DVD, câmeras fotográficas;
v Conto
e reconto da história pelas professoras e crianças;
v Contação
da história com as professoras caracterizadas dos personagens da história
Chapeuzinho Vermelho;
v Contação
da história com o avental de dedoches;
v Manuseio
de fantoches;
v Acompanhar
com o corpo dos ritmos musicais ( Xuxa Seu lobo está?);
v Brincadeiras
com roupas, fantasias e acessórios;
v Massinha
de modelar;
v Passeio
à biblioteca do Pedro Aleixo;
v Passeio
com as crianças ao bosque caracterizados
com os personagens;
v Refazer
os personagens Chapeuzinho vermelho e Lobo mau
através do papel pardo;
v Colagem
com diferentes materiais ( lã, casca de ovo, tecidos, tinta guache, botões,
rolo de papel higiênico, revistas, arroz);
v Confecção
da casinha da vovó;
v Confecção
do lobo mau;
v Corrida
do lobo mau;
v Quadro
com o personagem favorito das crianças;
v O
que tem dentro da cesta da chapeuzinho?
v Videoteca-
filme feito com a participação das professoras Chapeuzinho Vermelho;
v Passeio
( piquenique).
Avaliação:
v Experimenta
diferentes materiais;
v Explora
com prazer materiais variados;
v Participam
de momentos de musicalização, dramatização, jogos cantados e rítmicos;
v Reconta
histórias conhecidas com a aproximação à original;
v Demonstra
capacidade de memorização;
v Realiza
contagem oral;
v Demonstra
habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina ( preensão, encaixe, recorte,
empilhar, rasgar, etc);
v Reconhece
papeis sociais existentes em seu grupo de convívio.
Cronograma:
este
projeto será intercalado com o projeto da instituição literatura e o PCE, será
realizado em 2 meses.
Avaliação
do projeto:
Neste projeto da
Chapeuzinho vermelho as crianças puderam
entrar no mundo da imaginação muito mais expondo suas emoções e prazer em
vários momentos em participar ativamente nas atividades propostas pelas
professoras onde foram os protagonistas em casa e até mesmo no CEI no reconto de fatos como a contação de
histórias feito pela chapeuzinho na casa da professora, os seus personagens
favoritos a diversidade dos materiais utilizados onde todos poderão participar
através da sua coordenação, texturas dos materiais usado nas atividades
propostas.
As crianças tiveram em seu dia a dia um mundo
de imaginação presente neste projeto onde foi divertido e prazeroso, pois o
lobo mau mexe muito com a imaginação de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário