quarta-feira, 3 de outubro de 2018

PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO


PROJETO:  Chapeuzinho  Vermelho
TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: ANDREIA S. E FABIANI

Problema: Será que temos medo da chapeuzinho vermelhou ou do lobo mau?

Justificativa: “O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da criança para sua formação integral”. Bárbara  Vasconcelos de Carvalho.
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo em casa, aperfeiçoada na escola e continua pela vida inteira, somente quem conhece a importância da leitura na vida de uma criança, sabe o poder que tem uma história bem contada, sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar. Quando mais cedo a criança tiver contato com os livros e percebe o prazer que a leitura produz, mais cedo aprimoraram a sua capacidade de imaginação, estimula o pensar e  o recriar.
É por isso a  importância da literatura dos contos  na Educação Infantil  onde deve fazer parte do cotidiano, pois contribui para a formação de leitores assíduos. O professor surge como alguém que utiliza  os contos  como uma ferramenta de trabalho, já que eles são capazes de cativar as crianças por suas histórias fantásticas, combinada ao clima de Era uma vez.

Objetivo Geral: Fazer com que as crianças participem do faz de conta, mas não fiquem com medo.

Objetivos específicos:
v Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
v Participar de brincadeiras musicais;
v Recortar historias conhecidas ( Chapeuzinho Vermelho) com aproximação às características da história original referente a personagens, cenários e objetos;
v Identificar papeis sociais existentes em seu grupo de convívio;
v Utilizar a contagem oral em brincadeiras;
v Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, recorte e rasgar para desenvolver a coordenação motora fina.

Eixos:
v Linguagem: comunicação e expressão, conto e reconto;
v Artes visuais: explorar diferentes materiais, expressão corporal;
v Músicas: brincadeiras musicais;
v Matemática: comparação, classificação e seriação, noção e visualização de quantidade dos números;
v Natureza e Sociedade: regras sociais;
v Corpo e movimento: motricidade fina e ampla.

Metodologia:
v Roda de conversa;
v Utilização de recursos tecnológicos: CD, TV, DVD, câmeras fotográficas;
v Conto e reconto da história pelas professoras e crianças;
v Contação da história com as professoras caracterizadas dos personagens da história Chapeuzinho Vermelho;
v Contação da história com o avental de dedoches;
v Manuseio de fantoches;
v Acompanhar com o corpo dos ritmos musicais ( Xuxa Seu lobo está?);
v Brincadeiras com roupas, fantasias e acessórios;
v Massinha de modelar;
v Passeio à biblioteca do Pedro Aleixo;
v Passeio  com as crianças ao bosque caracterizados com os personagens;
v Refazer os personagens Chapeuzinho vermelho e Lobo mau  através do papel pardo;
v Colagem com diferentes materiais ( lã, casca de ovo, tecidos, tinta guache, botões, rolo de papel higiênico, revistas, arroz);
v Confecção da casinha da vovó;
v Confecção do lobo mau;
v Corrida do lobo mau;
v Quadro com o personagem favorito das crianças;
v O que tem dentro da cesta da chapeuzinho?
v Videoteca- filme feito com a participação das professoras Chapeuzinho Vermelho;
v Passeio ( piquenique).

Avaliação:
v Experimenta diferentes materiais;
v Explora com prazer materiais variados;
v Participam de momentos de musicalização, dramatização, jogos cantados e rítmicos;
v Reconta histórias conhecidas com a aproximação à original;
v Demonstra capacidade de memorização;
v Realiza contagem oral;
v Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina             ( preensão, encaixe, recorte, empilhar, rasgar, etc);
v Reconhece papeis sociais existentes em seu grupo de convívio.

Cronograma: este projeto será intercalado com o projeto da instituição literatura e o PCE, será realizado em 2 meses.

Avaliação do projeto:
Neste projeto da Chapeuzinho vermelho  as crianças puderam entrar no mundo da imaginação muito mais expondo suas emoções e prazer em vários momentos em participar ativamente nas atividades propostas pelas professoras onde foram os protagonistas em casa e até mesmo no CEI  no reconto de fatos como a contação de histórias feito pela chapeuzinho na casa da professora, os seus personagens favoritos a diversidade dos materiais utilizados onde todos poderão participar através da sua coordenação, texturas dos materiais usado nas atividades propostas.
 As crianças tiveram em seu dia a dia um mundo de imaginação presente neste projeto onde foi divertido e prazeroso, pois o lobo mau mexe muito com a imaginação de todos.





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário