TURMAS DO CEI IVETE S. SCHMITT REALIZAM ATIVIDADES
ENFATIZANDO O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS
Um dos objetivos do
Projeto Criativo Ecoformador é que a criança desenvolva seu protagonismo.
Durante a realização de atividades nas diferentes turmas do CEI, as professoras
vêm proporcionando momentos em que as crianças demonstram seu protagonismo,
recolhendo elementos da natureza, escolhendo e dando sua opinião construindo
suas produções. Estas são algumas das atividades desenvolvidas no CEI, sendo
que há mais turmasque também estão desenvolvendo diferentes atividades.
Na sala do Maternal
II A, o projeto é “Chapeuzinho vermelho” e ao produzir um lobo as crianças
escolheram a cor e elementos como folhas, casca de ovo para colar no lobo.
As professoras do
Maternal I estão desenvolvendo projeto sobre as cores, estão trabalhando a
história do Gato xadrez. Usando materiais recicláveis e elementos da natureza
cada criança construiu seu gato.
Já no Maternal II B
as crianças coletaram elementos da natureza e formaram um quadro com estes
elementos, explorando também as produções artísticas que cada um pode fazer.
As professoras do
Berçário II B estão trabalhando os sentidos e as sensações e levaram as
crianças para conhecerem a horta e canteiro do chá e puderam tocar as hortaliças
e sentir os diferentes aromas dos chás.
No Jardim A surgiu
curiosidade das crianças sobre os peixes e as professoras desenvolveram projeto
sobre este interesse das crianças. Durante as atividades também utilizaram
diferentes espaços, elementos da natureza, aula passeio pesquisas sobre
diferentes peixes para desenvolver o projeto.
A turma do Jardim B,
que está trabalhando com as cores, levaram as crianças até a horta para
observar diferentes cores da natureza como as folhas, a terra, elementos da
natureza que estão no bosque do CEI. Momentos em que as crianças observam,
fazem seus comentários, expões suas opiniões utilizando os espaços e a natureza
para conhecerem diferentes cores.
As turmas do
pré-escolar trabalharam em diferentes momentos no plantio e cuidado da horta.
Entre as atividades desenvolvidas a confecção da mascote da horta que feito de
materiais recicláveis e a escolha do nome da mascote que contou com a
participação das crianças e suas famílias foram momentos de grande envolvimento
e curiosidade das crianças. O nome escolhido foi NICKPET e a mascote tem a
função de proteger a horta.
Na turma do maternal
II C foi desenvolvido trabalho de contato com os números, onde as crianças
coletaram elementos da natureza podendo observar diferentes texturas, cores,
tamanhos e realizaram colagem com estes
elementos.
As professoras do
Berçário II A ofereceram para as crianças diversos objetos, como colher de pau,
cones de fio vazios, pratos, aparelhos de telefone velhos, entre outros. Os
objetos estavam dentro de uma grande bacia. A mesma foi colocada no centro da
sala e as crianças puderam manusear e brincar com o objeto escolhido por elas.
“Pensar no espaço
para a criança pequena significa colocá-la como protagonista do processo
educativo, como um sujeito de direitos e de desejos, que se apropria e constrói
cultura.” (BARROS; RAIZER; SINGULANI, 2017, p. 01).
Nenhum comentário:
Postar um comentário