PROFESSORA:
Carina Paraboni Voltz Darolt
PROBLEMA
Como fazer as crianças do
pré-escolar I e II do Pré-Escolar Gotinha Sapeca, entenderem o que é uma
olimpíada?
JUSTIFICATIVA
As Olimpíadas Rio 2016 estão
chegando e para que as crianças do pré-escolar I e II, do Pré-Escolar Gotinha
Sapeca tenham noção da importância deste acontecimento em nosso país, foi
pensado em mostrar, de uma forma lúdica, algumas modalidades olímpicas e também
explicar o por quê da tocha olímpica, já que a tocha também passará em nossa
cidade em forma de revezamento, ilustrar
outros símbolos das olimpíadas e algumas curiosidades, para que as crianças
possam entender um pouco mais o que é uma olimpíada.
OBJETIVO GERAL
Realizar atividades lúdicas,
referente as olimpíadas, a fim de ampliar o conhecimento sobre o assunto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer
os símbolos das olimpíadas e algumas curiosidades;
Mostrar
todas as modalidades olímpicas;
Realizar
um mini revezamento da tocha olímpica;
Conhecer
o mascote das olimpíadas;
Participar
e aprender um pouco sobre diversas modalidades olímpicas, adaptadas para a
idade das crianças.
CONTEÚDOS CURRICULARES
Capacidades
físico-motoras:
Habilidade
de locomoção;
Habilidade
de manipulação;
Equilíbrio;
Lateralidade.
Capacidades
percepto-cognitivas:
Ritmo;
Habilidade
de expressão e comunicação.
Capacidades
sócio-afetivas:
Habilidade
de trabalho em equipe
METODOLOGIA
Mostrar
no data show os símbolos das olimpíadas, explicando cada um e algumas
curiosidades;
Colocar
imagens de todas as modalidades olímpicas no data show, falar o nome delas,
algumas curiosidades, para que as crianças tenham conhecimento;
Levar
todas as crianças do pré-escolar, cada um no seu turno de aula, para fazer um revezamento, no quarteirão, com
uma tocha confeccionada pela professora, para que as crianças tenham
entendimento do que vai acontecer na nossa cidade no dia treze de julho de dois
mil e dezesseis;
Adaptar
algumas modalidades para as crianças praticarem nas aulas de educação física.
CRONOGRAMA
As
atividades serão desenvolvidas nos meses de Julho e Agosto de dois mil e
dezesseis.
ITENS AVALIADOS
Demonstra
segurança;
Apresenta
noções de lateralidade;
Apresenta
facilidade em saltar, lançar e arremessar;
Apresenta
facilidade das habilidades de manipulação;
Participa
e desenvolve as atividades propostas;
Aguarda
sua vez na fila;
Acompanha
ritmos variados;
Aceita
e respeita brincadeiras regradas;
Coopera,
interage e se integra com os colegas.
COMO FOI O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Quando
reuni as crianças para mostrar na televisão os slides, não tinha ideia de como
seria o andamento da aula, se seria cansativo ou não. Mas foi muito legal, a
maioria das crianças ficaram concentradas, participaram, interagindo, o que me
surpreendeu muito, dizendo que conheciam essa ou aquela modalidade porque o pai
jogava, ou porque já assistiu na televisão ou até porque já jogaram no vídeo
game. Quando falei a eles que nós faríamos o nosso revezamento da tocha,
ficaram todos eufóricos, falei o dia e muitos falaram em casa que não poderiam
faltar neste dia. No grande dia, treinamos um pouco na escola, antes de irmos
para fora da escola, no local combinado. Tive a ajuda das professoras,
secretário, orientadora e diretora. Foi a experiência mais legal que já tive, o
sorriso das crianças contagiou todos. No andamento do projeto adaptamos o
basquete, com arremessos no balde; fizemos também o salto em distância, o salto
em altura, corridas e corrida de revezamento. Contamos com a colaboração do
nosso secretário André, que é professor de taekwondo, montamos um tatame e ele
deu uma aula maravilhosa para as crianças. Depois, nos outros dias as crianças
contavam que assistiram a luta da educação física nas olimpíadas. Dando
andamento ao projeto, adaptei o lançamento de dardo com o cabo de vassoura e o
arremesso de peso com bola de tênis. A última modalidade que mostrei para as
crianças, foi a esgrima. Fiz para cada criança uma espada de jornal, juntei
todas as turmas e as crianças puderam conhecer essa modalidade jogando em
duplas. E para encerrar o projeto, cada criança ganhou uma medalha de
participação nas olimpíadas do pré-escolar gotinha sapeca. Tenho certeza que
esse projeto ampliou o conhecimento das nossas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário