terça-feira, 20 de setembro de 2016

PROJETO OLIMPÍADAS 2016


PROFESSORA: Carina Paraboni Voltz Darolt
PROBLEMA
            Como fazer as crianças do pré-escolar I e II do Pré-Escolar Gotinha Sapeca, entenderem o que é uma olimpíada?

JUSTIFICATIVA
            As Olimpíadas Rio 2016 estão chegando e para que as crianças do pré-escolar I e II, do Pré-Escolar Gotinha Sapeca tenham noção da importância deste acontecimento em nosso país, foi pensado em mostrar, de uma forma lúdica, algumas modalidades olímpicas e também explicar o por quê da tocha olímpica, já que a tocha também passará em nossa cidade em forma de revezamento,  ilustrar outros símbolos das olimpíadas e algumas curiosidades, para que as crianças possam entender um pouco mais o que é uma olimpíada.

OBJETIVO GERAL
            Realizar atividades lúdicas, referente as olimpíadas, a fim de ampliar o conhecimento sobre o assunto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*   Conhecer os símbolos das olimpíadas e algumas curiosidades;
*   Mostrar todas as modalidades olímpicas;
*   Realizar um mini revezamento da tocha olímpica;
*   Conhecer o mascote das olimpíadas;
*   Participar e aprender um pouco sobre diversas modalidades olímpicas, adaptadas para a idade das crianças.

CONTEÚDOS CURRICULARES
*   Capacidades físico-motoras:
*     Habilidade de locomoção;
*     Habilidade de manipulação;
*     Equilíbrio;
*     Lateralidade.
*   Capacidades percepto-cognitivas:
*     Ritmo;
*     Habilidade de expressão e comunicação.
*   Capacidades sócio-afetivas:
*     Habilidade de trabalho em equipe

METODOLOGIA
*   Mostrar no data show os símbolos das olimpíadas, explicando cada um e algumas curiosidades;
*   Colocar imagens de todas as modalidades olímpicas no data show, falar o nome delas, algumas curiosidades, para que as crianças tenham conhecimento;
*   Levar todas as crianças do pré-escolar, cada um no seu turno de aula,  para fazer um revezamento, no quarteirão, com uma tocha confeccionada pela professora, para que as crianças tenham entendimento do que vai acontecer na nossa cidade no dia treze de julho de dois mil e dezesseis;
*   Adaptar algumas modalidades para as crianças praticarem nas aulas de educação física.

CRONOGRAMA
            As atividades serão desenvolvidas nos meses de Julho e Agosto de dois mil e dezesseis.

ITENS AVALIADOS
*   Demonstra segurança;
*   Apresenta noções de lateralidade;
*   Apresenta facilidade em saltar, lançar e arremessar;
*   Apresenta facilidade das habilidades de manipulação;
*   Participa e desenvolve as atividades propostas;
*   Aguarda sua vez na fila;
*   Acompanha ritmos variados;
*   Aceita e respeita brincadeiras regradas;
*   Coopera, interage e se integra com os colegas.

COMO FOI O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

            Quando reuni as crianças para mostrar na televisão os slides, não tinha ideia de como seria o andamento da aula, se seria cansativo ou não. Mas foi muito legal, a maioria das crianças ficaram concentradas, participaram, interagindo, o que me surpreendeu muito, dizendo que conheciam essa ou aquela modalidade porque o pai jogava, ou porque já assistiu na televisão ou até porque já jogaram no vídeo game. Quando falei a eles que nós faríamos o nosso revezamento da tocha, ficaram todos eufóricos, falei o dia e muitos falaram em casa que não poderiam faltar neste dia. No grande dia, treinamos um pouco na escola, antes de irmos para fora da escola, no local combinado. Tive a ajuda das professoras, secretário, orientadora e diretora. Foi a experiência mais legal que já tive, o sorriso das crianças contagiou todos. No andamento do projeto adaptamos o basquete, com arremessos no balde; fizemos também o salto em distância, o salto em altura, corridas e corrida de revezamento. Contamos com a colaboração do nosso secretário André, que é professor de taekwondo, montamos um tatame e ele deu uma aula maravilhosa para as crianças. Depois, nos outros dias as crianças contavam que assistiram a luta da educação física nas olimpíadas. Dando andamento ao projeto, adaptei o lançamento de dardo com o cabo de vassoura e o arremesso de peso com bola de tênis. A última modalidade que mostrei para as crianças, foi a esgrima. Fiz para cada criança uma espada de jornal, juntei todas as turmas e as crianças puderam conhecer essa modalidade jogando em duplas. E para encerrar o projeto, cada criança ganhou uma medalha de participação nas olimpíadas do pré-escolar gotinha sapeca. Tenho certeza que esse projeto ampliou o conhecimento das nossas crianças.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário