sexta-feira, 30 de setembro de 2016

PROJETO: A CESTA SAUDÁVEL DA CHAPEUZINHO VERMELHO


TURMA: MATERNAL II B VESPERTINO
PROFESSORAS: ANDREIA J. E RAYZA

Problema: Como incentivar de forma lúdica o consumo de frutas pelas crianças a fim de contribuir para formação de hábitos alimentares saudáveis?

Justificativa:  Sabe-se que os Centros de Educação Infantil desempenham um papel essencial no desenvolvimento de valores e hábitos na vida das crianças, pois é na infância que iniciamos a formação dos mesmos, entre eles o da alimentação. Notando essa importância, todos os anos nosso CEI inclui em seu planejamento que seja realizado com as crianças um projeto sobre alimentação saudável. Refletindo sobre isso, surgiu então o problema: Como incentivar de forma lúdica o consumo de frutas pelas crianças a fim de contribuir para formação de hábitos alimentares saudáveis? Sendo que, no inicio do ano letivo havíamos realizado o projeto “Aprendendo com a Chapeuzinho Vermelho” em que as crianças demonstraram bastante interesse e gosto pela personagem, resolvi utilizar-me deste artifício para desenvolver este projeto, buscando assim que ele tivesse um pouco mais de significado pelas crianças, estimulando também sua imaginação e motivando-as para que aprendessem de forma lúdica e prazerosa.

Objetivo Geral: Incentivar de forma lúdica o consumo de frutas pelas crianças a fim de contribuir para formação de hábitos alimentares saudáveis.

Objetivo específico:
·        Desenvolver atitudes relacionadas à alimentação a fim de criar bons hábitos alimentares;
·        Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, bilhetes) a fim de reconhecer a função social da escrita;
·        Fazer nomeação de algumas cores trabalhadas;
·        Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
·        Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·        Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual e coletivamente a fim de promover o respeito as obras;
·        Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
·        Executar atitudes de respeito as regras e ao grupo da qual está inserido: família, escola, comunidade;
·        Observa imagens/obras de arte diversas a fim de identifica-las e interpretá-las;
·        Cantar músicas sobre o tema;
·        Conhecer diferentes gêneros orais (adivinhas e poemas) a fim de desenvolver a linguagem oral;
·        Explorar e utilizar os movimentos para desenvolver a coordenação motora fina;
·        Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;

Conteúdos:
·        Alimentação (identidade e autonomia)
·        Iniciativa para fazer escolhas (identidade e autonomia)
·        Fazer artístico (Artes visuais)
·        Apreciação e respeito (Artes visuais)
·        Cores (artes visuais)
·        Leitura e releitura de obras de arte (Artes visuais)
·        Canto (música)
·        Comunicação e expressão (Linguagem)
·        Gêneros textuais (Linguagem)
·        Contato com a linguagem escrita (Linguagem)
·        Regras sociais (Natureza e sociedade)
·        Coordenação motora fina (corpo e movimento)
·        Contagem oral (matemática)

Metodologia:
·        Fantasiar-se de Chapeuzinho Vermelho e levar para as crianças uma cesta cheia de frutas. Pedir para elas adivinharem o que tem dentro da cesta e falar que a chapeuzinho descobriu que comer doces sempre não faz bem a saúde, por isso agora ao invés de doces só leva frutas e verduras fresquinhas para sua vovozinha. E como ela gosta muito das crianças resolveu compartilhar isto com elas e trazer-lhes frutas gostosas também. Após a conversa a Chapeuzinho irá cortar e servir as frutas para as crianças comerem.
·        Combinar com elas que a Chapeuzinho Vermelho deixará todos os dias uma tarefa diferente em sua cesta que ficará em nossa sala para que assim elas possam aprender ainda mais que se alimentar com coisas saudáveis é bom;
·        Cada criança dirá para chapeuzinho qual sua fruta predileta;
·        Chapeuzinho deixará na cesta várias figuras de frutas e verduras para as crianças confeccionarem um cartaz classificando-as de acordo com a cor;
·        Teatro de fantoches sobre os alimentos;
·        Poesia:  A Menina Margarida.  Ler a poesia para as crianças e depois cada uma irá colorir um desenho relacionado a mesma com os quais confeccionamos um cartaz;
·        Trabalhar adivinhas sobre alimentos com as crianças:  O que é, o que é: tem coroa e não é rei, tem escamas e não é peixe? Abacaxi. Falar a adivinha as crianças e mostrar a fruta.  Ler também à elas outras adivinhas sobre frutas: Por fora sou verde, por dentro, vermelha e bem molhadinha.Com muitas sementes,todas pretinhas. Que fruta eu sou? R: Melancia.  Sou branca por dentro amarela por fora e tenho uma casca grossa, mas com a mão qualquer um me descasca. R: Banana; Depois todos comerão um pedacinho do abacaxi e cada uma ilustrará uma adivinha.
·        Chapeuzinho também deixará músicas sobre o tema para cantar com as crianças e um pendrive com vídeos para assistirmos;
·        Cada criança irá realizar pintura da fruta que mais gosta;
·         Chapeuzinho irá deixar na cesta figuras com alimentos saudáveis e nãosaudáveis para fazermos um cartaz classificando-os. Depois de fazer os cartaz contar com as crianças o número de alimentos saudáveis e não saudáveis explorando assim a contagem oral;
·        Fantoches e mascaras das frutas para as crianças brincarem;
·        Cada criança trará uma fruta de casa para fazermos a salada de frutas juntos;
·        Deixar na cesta duas obras de arte: "O Vendedor de Frutas" e "Maçã" para as crianças observarem expressarem sua visão sobre e depois fazerem uma releitura da obra
"maçã" de Romero Brito;
Cronograma: 08 a 23 de setembro
Avaliação: Percebi que as crianças adoraram o projeto. A curiosidade em saber o que havia dentro da cesta todos os dias e a ideia de que quem a deixava era a Chapeuzinho Vermelho aguçou a imaginação e motivou-as para que realizassem cada atividade com bastante interesse. Pude então notar o quanto a motivação é importante no processo de ensino/aprendizagem e que coisas simples como uma fantasia podem influenciar para que a construção de conhecimentos aconteça de forma mais prazerosa.
         No decorrer das atividades, apesar da agitação normal da turma, pois tratam-se de crianças bastante ativas, percebi que cada um esperava ansioso sua vez para colar as figuras no cartaz coletivo e depois de pronto o quanto aquele trabalho tinha importância, afinal eram elas que haviam feito e mostravam orgulhosas para os pais quando vinham buscá-las comentando com eles sobre a atividade.
         O cartaz que fizemos sobre alimentos saudáveis e não saudáveis após ter sido exposto no corredor para que outras crianças também vissem, conforme pedia a Chapeuzinho Vermelho no bilhete, foi posto na parede da sala e então de vez em quando durante as brincadeiras ouvia alguma criança comentando: "Chocolate não pode comer todo dia, pois tá aqui na carinha triste".

         Finalizado o projeto, posso afirmar  que é muito importante como professores de educação infantil, apostarmos cada vez mais no lúdico, na fantasia, na grande capacidade de imaginar das crianças, usando-os como nossos aliados para darmos significado ao processo de ensino/aprendizagem.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário