TURMA:
PRÉ-ESCOLAR II A VESPERTINO
PROFESSORA:
VANESSA
Problema:
Como
fazer com que as crianças conheçam e se familiarizem com as letras do alfabeto
de uma forma lúdica e prazerosa?
Justificativa:
O espaço
escolar tem como princípio básico proporcionar estímulos para o continuo
desenvolvimento da criança. Ao proporcionar experiências concretas de
aprendizagens da língua facilita-se o desenvolvimento gradativo das capacidades
de comunicação e expressão da criança. Tendo em mente a importância da
sistematização do ensino do alfabeto (seja nas series iniciais e/ou na educação
infantil) no momento do planejamento. Vejo que esta sistematização fica muito
mais significativa que partimos para um trabalho lúdico em que os alunos possam
interagir sentindo-se integrados, participando ativamente nas atividades
propostas.
No
processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais
diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e
hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as
outras pessoas e com o meio em que vivem. (RCNEI, 2002, P.21)
Objetivo geral:
Despertar
o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do
nosso alfabeto apresentando o alfabeto e possibilitando à criança um primeiro
contato com a diversidade de letras existentes, propiciando o processo de
associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, através de brincadeiras,
jogos, músicas, construções, dentre outros.
Objetivos específicos:
· Estabelecer contato com a linguagem da escrita em
livros, revistas, jornais a fim de conhecer as letras do alfabeto.
·
Reconhecer as
letras do seu nome.
·
Reconhecer as
letras em diversas situações do cotidiano.
· Ampliar o vocabulário.
Conteúdos:
· Identidade e autonomia: Comunicação e expressão oral,
corporal e escrita.
·
Iniciativa para
fazer escolhas.
·
Nome.
·
Eu e o outro.
·
Artes visuais:
fazer artístico, exploração de diversos materiais.
·
Música:
linguagem, canto.
· Linguagem: gêneros textuais, comunicação.
Metodologia:
· Caça-palavras;
·
Cópia do quadro:
letras e palavras;
·
Escrita no
quadro;
·
Letras com
massinha;
·
Som das letras;
·
Bingo das letras;
·
Atividades
impressas;
·
Atividades com
vogais;
·
Músicas;
·
Desenhos com as
iniciais;
·
Recorte e
colagem;
· Escrita no caderno das letras;
Avaliação:
· Reconhecer o som das letras;
·
Interesse pela
fala e escrita;
·
Participação de
todos os alunos em ações em grupo;
·
Reconhecer as
letras do seu nome;
·
Reconhecer as
letras em diversas situações do cotidiano;
· Reconhecer todas as letras do alfabeto;
Cronograma:
Será
realizado no decorrer do ano letivo.
Avaliação do Projeto: É de suma importância que as crianças no pré escolar
devem ter esse contato com as letras do alfabeto, pois tudo ao nosso redor esta
recheado de letras. O projeto vem de encontro com o planejamento anual da turma,
eles têm interesse em aprender as letras de diferentes formas, trabalhamos com
massinha de modelar fazendo as letras, o traçado de cada letra, recorte e
colagem, cantigas, reconhecimento das letras de seus nomes. Os alunos tem
grande interesse em realizar atividades que envolvam escrita associando as
letras faladas pela professora, conseguem compreender e associar o som com a
letra correspondente. Porém o projeto está em andamento e serão realizadas
outras atividades para que os alunos possam aprender as letras de uma forma
lúdica e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário