CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT
PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA
PROFESSORA: SANDRA B P REIKAVIESKI
TURMA: PRÉ I MAT. E PRÉ I A VESP.
PROJETO O SOM DOS BICHOS
PROBLEMA: QUAL O SOM DOS BICHOS?
JUSTIFICATIVA:
O estudo dos
animais leva os educandos a desenvolverem o comprometimento com o respeito à
vida de todos os seres, uma vez que os animais têm grande importância no
cotidiano das crianças, pela sua presença através de histórias e desenhos animados,
estão quase em todos os lugares por onde andam levando-os a buscarem um caráter
de identificação e assimilação. Este projeto leva à aprendizagem do conhecimento
dos animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o
homem como componentes da Natureza. Trabalha os animais selvagens e domésticos,
estudando suas diferentes espécies e de cada espécie estuda: características
físicas, hábitos de vivência e alimentares, habitat, utilidade e relação com o
homem e também o som que emitem, pois foi uma indagação de um educando sobre
“como o coelho faz” que nos levou a desenvolver tal projeto.
OBJETIVO
GERAL: Conhecer
diversas espécies de animais, particularidades e som que emitem, reconhecendo que
os animais são seres vivos que devem ser respeitados, valorizados e protegidos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
· Levar a criança a preservar a Natureza e
refletir sobre o risco de extinção dos animais, conscientizando-as a participar
dos cuidados com nosso Planeta;
· Saber
classificar os animais, reconhecer a que grupo pertencem, definir suas
principais características, comparando diferenças e semelhanças através da
observação;
· Saber
distinguir animais selvagens de domésticos;
· Saber
identificar animais úteis de nocivos;
· Distinguir
diferentes formas e tamanhos de animais, lembrando seus nomes e sons;
· Conhecer
a diversidade entre os animais como: locais onde vivem (habitat), sua
alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie;
· Conhecer
a importância da correta alimentação dos animais para a manutenção da sua
saúde;
· Reconhecer
as utilidades dos animais para os seres humanos.
CONTEÚDOS:
- Linguagem: Elaboração de texto, contato com leitura e
escrita, gêneros literários, apreciação da literatura infantil, conto, reconto
e criação de histórias, ampliação do vocabulário, leitura de imagem e
registros, manuseio de materiais diversos.
- Corpo e Movimento: Ritmo, sensações, expressividade,
deslocamento e equilíbrio, movimento, coordenação motora e lateralidade.
- Natureza e Sociedade: Respeito às regras sociais e as
pessoas, diversidade cultural, respeito aos Animais.
- Identidade e Autonomia: Convívio social e resolução de
conflitos, diversidade, valores, comunicação e expressão, jogo simbólico.
- Matemática: Noções de espaço, contagem oral,
classificação, seriação e comparação.
- Música: Repertório de cantigas infantis e apreciação
musical.
- Artes Visuais: Fazer artístico, recorte, colagem, pintura,
desenho, cores e dobraduras.
METODOLOGIA: Confecção
de origamis; Manuseio de animais de plástico, eva., Classificação, imitação dos
animais, Dominó dos animais; Modelagem; Desenho; Histórias; Filmes; Recorte;
Colagem; Excursão em local com animais diversos; Maquetes; Pesquisa; Escrita, Jogos,
Músicas.
AVALIAÇÃO:
· Respeita
e valoriza os animais;
· Compreende
o significado e necessidade dos cuidados e preservação da natureza e dos
animais;
· Classifica,
reconhece, imita os animais;
· Distingui
animais úteis e nocivos,
· Reconhece
a diversidade dos animais, sua utilidade e alimentação adequada.
CRONOGRAMA: 2º Semestre 2016
OBS: Este projeto estender-se-á paralelamente
por todo o segundo semestre e até o presente momento tem nos proporcionado
momentos significativos e dinâmicos de aprendizagem, uma vez que o tema é de
interesse e curiosidade dos educandos. Mostrou-se uma oportunidade para se
trabalhar os conteúdos e ampliar os conhecimentos de maneira lúdica e prazerosa
utilizando metodologia diversificada, pois quando o assunto é animais as
crianças ficam entusiasmadas em aprender sempre mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário