sexta-feira, 10 de junho de 2016

PROJETO LITERATURA INFANTIL - PRÉ II B MATUTINO

Projeto: Literatura Infantil

Turma: Pré-escolar II B matutino

Professora Andressa Meurer

Título: Aprendendo e brincando com a literatura.

Problema: Qual a importância de trabalhar com a literatura na Pré Escola?

Justificativa:
A literatura infantil sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. Porém quando as crianças chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos, e o mundo da escrita, dos signos convencionais impostos pela cultura sistematizada. Transformação, formação, essa é a ideia central da literatura. Ao relacionar a literatura à formação do sujeito, a mesma insere-se e considera os contextos envolvidos, os sujeitos, seus pares e objetos. Desse modo, é agente formador e traz a possibilidade para a formação de novas mentalidades. Concebendo a participação ativa e dinâmica do sujeito em seu processo de formação, de desenvolvimento, há de se considerar as especificidades e particularidades dos mesmos. No caso da criança, faz se necessário o entendimento por parte do mediador, do sujeito em questão, suas especificidades, particularidades, enfim, são de suma importância o entendimento e conhecimento do universo infantil.
Assim, Abramovich, (2006, p.17)

Ler histórias para crianças, sempre, sempre [...].É poder sorrir, rir gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, pode ser um pouco cúmplice desse momento de humor, brincadeira, de divertimento [...].

Objetivo geral: Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo oral e escrito da criança.

Objetivos específicos:
·         Utilizar o corpo para acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com espontaneidade.
·         Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de preensão, encaixe, recorte, modelagem.
·         Criar bons hábitos de respeito às regras e ao grupo no qual está inserida: família, escola, comunidade.
·         Conhecer objetos e paisagens e manifestações culturais de diferentes épocas e grupos sociais.
·         Expressar necessidades desejos, pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas demostrando iniciativa.
·         Utilizar o jogo simbólico para representar as situações reais e imaginarias, fazendo distinção entre ambas.
·         Utilizar a contagem oral em contextos nos quais a utilização se faça necessária
·         Identificar a posição de objeto ou numero numa série;
·         Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança, ampliando habilidades motoras e musicais.
·         Vivenciar diversas situações de escrita, compreendendo os usos de diferentes tipos de textos.
·         Conhecer e reproduzir jogos verbais a fim de desenvolver  a memoria, a oralidade e o conhecimento cultural.
·         Apreciar a literatura infantil através da escuta das leituras feitas pelo professor e por sua própria escolha.
·         Contar, recontar e criar histórias a fim de estabelecer sequencia de fatos.
·         Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos.
·         Manusear corretamente alguns matérias como tesoura, cola, pinceis.
·         Realizar dobraduras conduzidas bpelo professor.

Conteúdos 
Corpo e movimento: Percepção de ritmo, coordenação motora fina.
Natureza e sociedade: Respeito às regras sociais e as pessoas, tradições culturais, diversidade cultural.
Identidade e autonomia: Iniciativa para fazer escolhas, jogos simbólicos, comunicação e expressão de desejos e sentimentos.
Matemática: Sequência numérica, contagem oral.
Musica: Expressão corporal.
Linguagem: Contato com a leitura e a escrita, gêneros literários (trava língua, parlendas, adivinhas, rimas, poesia, letra de músicas, receitas), conto reconto e criação de histórias, ampliação do vocabulário.
Artes visuais: Fazer artístico, recorte, colagem, pintura, dobradura.


Metodologia: 
·         Contação de histórias.
·         Histórias com fantoche.
·         Baú de historias, com vários livros para ser lidos.
·         Contação de histórias com fantasias.
·         Contação de histórias em lugares diferentes.
·         Visitar a videoteca.
·         Assistir ao Filme: Divertidamente.
·         Dramatização de histórias.
·         Ensaiar a apresentação do mês de maio ( Teatro e Música: Três Porquinhos).
·         Incentivar as crianças a contar e recontar história para os amigos.
·         Confecção da árvore da literatura, com flores, folhas e livros.
·         Confecção de uma sacola da literatura, que irá pra casa com as crianças.
·         Confecção de uma mascote para a sacola literária (coruja).
·         Escolha do nome para o mascote, que irá junto à sacola literária.
·         Brincadeiras de faz de conta.
·         Alfabeto móvel.
·         Pintura no piso de azulejo.
·         Atividades com a quantidade, sequência numérica, contagem oral, e gráfico.
·         Interpretação de histórias.
·         Trabalhar parlendas, adivinhas, dobraduras, trava línguas, entre outros.
·         Recorte e colagem.
·         Realizar um concurso de trava línguas.
·         Confecção do livro Chapeuzinho Vermelho, com várias atividades.
·         História enlatada.


Avaliação: 
Expressa- se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de matérias, objetos e brinquedos diversos.
Demostra atitudes de respeito aos colegas e profissionais da instituição.
Conhece e valoriza diferentes formas de expressão cultural.
Demostra iniciativa expressando seus desejos e sentimentos.
Consegue distinguir a brincadeira de faz de conta das situações reais do cotidiano.
Participa de atividades que envolvam histórias brincadeiras jogos e canções.
Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheçam  sua necessidade.
Relaciona à ideia de numero a quantidade correspondente.
Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança.
Participa de situações de leitura de diferentes gêneros.
Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.
Reconta historias conhecidas com aproximação as características da historia original
Manuseia corretamente e domina o manuseio com independência a cola, tesoura e pincéis.
Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Através deste projeto as crianças puderam aprender sobre a literatura infantil, e como ela está inserida no meio em que vivemos.

No decorrer do projeto as crianças realizaram diversas atividades como pintura com tinta guache, giz de cera, contações de histórias, escrita, pintura no piso, entre outras atividades.  Com este projeto certamente conseguimos ampliar o conhecimento e o hábito da literatura nas crianças e a aprendizagem aconteceu de maneira significativa.

Cronograma: 02 a 31 de maio de 2016(durante este projeto serão intercalados outros temas que serão trabalhados nesse período);


Referências: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil- gostosuras e bobices. 5.ed. São Paulo: Scipione,2006.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário