Projeto: Literatura Infantil
Turma: Pré-escolar II B matutino
Professora Andressa Meurer
Título: Aprendendo e brincando
com a literatura.
Problema: Qual a importância de
trabalhar com a literatura na Pré Escola?
Justificativa:
A literatura infantil
sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da
escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das
contações de histórias realizadas pelos familiares. Porém quando as crianças
chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação
lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos, e o mundo da
escrita, dos signos convencionais impostos pela cultura sistematizada.
Transformação, formação, essa é a ideia central da literatura. Ao relacionar a
literatura à formação do sujeito, a mesma insere-se e considera os contextos
envolvidos, os sujeitos, seus pares e objetos. Desse modo, é agente formador e
traz a possibilidade para a formação de novas mentalidades. Concebendo a
participação ativa e dinâmica do sujeito em seu processo de formação, de
desenvolvimento, há de se considerar as especificidades e particularidades dos
mesmos. No caso da criança, faz se necessário o entendimento por parte do
mediador, do sujeito em questão, suas especificidades, particularidades, enfim,
são de suma importância o entendimento e conhecimento do universo infantil.
Assim, Abramovich,
(2006, p.17)
Ler histórias para crianças, sempre, sempre [...].É poder sorrir, rir
gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do conto ou
com o jeito de escrever dum autor e, então, pode ser um pouco cúmplice desse
momento de humor, brincadeira, de divertimento [...].
Objetivo
geral: Despertar
o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo oral e escrito
da criança.
Objetivos
específicos:
·
Utilizar o corpo para acompanhar ritmos
musicais variados expressando-se com espontaneidade.
·
Desenvolver a coordenação motora em
atividades que envolvam utilização de movimentos finos de preensão, encaixe,
recorte, modelagem.
·
Criar bons hábitos de respeito às regras
e ao grupo no qual está inserida: família, escola, comunidade.
·
Conhecer objetos e paisagens e
manifestações culturais de diferentes épocas e grupos sociais.
·
Expressar necessidades desejos,
pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas demostrando iniciativa.
·
Utilizar o jogo simbólico para
representar as situações reais e imaginarias, fazendo distinção entre ambas.
·
Utilizar a contagem oral em contextos
nos quais a utilização se faça necessária
·
Identificar a posição de objeto ou
numero numa série;
·
Explorar diferentes gêneros e ritmos
musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança, ampliando habilidades
motoras e musicais.
·
Vivenciar diversas situações de escrita,
compreendendo os usos de diferentes tipos de textos.
·
Conhecer e reproduzir jogos verbais a
fim de desenvolver a memoria, a
oralidade e o conhecimento cultural.
·
Apreciar a literatura infantil através
da escuta das leituras feitas pelo professor e por sua própria escolha.
·
Contar, recontar e criar histórias a fim
de estabelecer sequencia de fatos.
·
Experimentar e explorar diferentes
objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de
trabalhos artísticos.
·
Manusear corretamente alguns matérias
como tesoura, cola, pinceis.
·
Realizar dobraduras conduzidas bpelo
professor.
Conteúdos
Corpo e movimento: Percepção
de ritmo, coordenação motora fina.
Natureza e
sociedade: Respeito às regras sociais e as pessoas, tradições culturais,
diversidade cultural.
Identidade e
autonomia: Iniciativa para fazer escolhas, jogos simbólicos, comunicação e
expressão de desejos e sentimentos.
Matemática: Sequência
numérica, contagem oral.
Musica:
Expressão
corporal.
Linguagem: Contato
com a leitura e a escrita, gêneros literários (trava língua, parlendas,
adivinhas, rimas, poesia, letra de músicas, receitas), conto reconto e criação
de histórias, ampliação do vocabulário.
Artes visuais: Fazer
artístico, recorte, colagem, pintura, dobradura.
Metodologia:
·
Contação
de histórias.
·
Histórias
com fantoche.
·
Baú de
historias, com vários livros para ser lidos.
·
Contação
de histórias com fantasias.
·
Contação
de histórias em lugares diferentes.
·
Visitar a
videoteca.
·
Assistir
ao Filme: Divertidamente.
·
Dramatização
de histórias.
·
Ensaiar a
apresentação do mês de maio ( Teatro e Música: Três Porquinhos).
·
Incentivar
as crianças a contar e recontar história para os amigos.
·
Confecção
da árvore da literatura, com flores, folhas e livros.
·
Confecção
de uma sacola da literatura, que irá pra casa com as crianças.
·
Confecção
de uma mascote para a sacola literária (coruja).
·
Escolha
do nome para o mascote, que irá junto à sacola literária.
·
Brincadeiras
de faz de conta.
·
Alfabeto
móvel.
·
Pintura
no piso de azulejo.
·
Atividades
com a quantidade, sequência numérica, contagem oral, e gráfico.
·
Interpretação
de histórias.
·
Trabalhar
parlendas, adivinhas, dobraduras, trava línguas, entre outros.
·
Recorte e
colagem.
·
Realizar
um concurso de trava línguas.
·
Confecção
do livro Chapeuzinho Vermelho, com várias atividades.
·
História
enlatada.
Avaliação:
Expressa- se corporalmente por
meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
Aperfeiçoa as habilidades manuais
através de manipulação de matérias, objetos e brinquedos diversos.
Demostra atitudes de respeito aos
colegas e profissionais da instituição.
Conhece e valoriza diferentes
formas de expressão cultural.
Demostra iniciativa expressando
seus desejos e sentimentos.
Consegue distinguir a brincadeira
de faz de conta das situações reais do cotidiano.
Participa de atividades que
envolvam histórias brincadeiras jogos e canções.
Utiliza contagem oral nas
brincadeiras e em situações nas quais reconheçam sua necessidade.
Relaciona à ideia de numero a
quantidade correspondente.
Participa de jogos e brincadeiras
que envolvam a dança.
Participa de situações de leitura
de diferentes gêneros.
Conhece e reproduz oralmente
jogos verbais.
Reconta historias conhecidas com
aproximação as características da historia original
Manuseia corretamente e domina o
manuseio com independência a cola, tesoura e pincéis.
Desenvolver o interesse e o
hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa,
aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Através deste projeto as
crianças puderam aprender sobre a literatura infantil, e como ela está inserida
no meio em que vivemos.
No decorrer do projeto as
crianças realizaram diversas atividades como pintura com tinta guache, giz de
cera, contações de histórias, escrita, pintura no piso, entre outras
atividades. Com este projeto certamente
conseguimos ampliar o conhecimento e o hábito da literatura nas crianças e a
aprendizagem aconteceu de maneira significativa.
Cronograma: 02 a 31 de maio de 2016(durante este projeto serão
intercalados outros temas que serão trabalhados nesse período);
Referências: ABRAMOVICH,
Fanny. Literatura Infantil-
gostosuras e bobices. 5.ed. São Paulo: Scipione,2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário