sexta-feira, 10 de junho de 2016

PROJETO LITERATURA INFANTIL - PRÉ II A

LITERATURA INFANTIL
TURMA: PRÉ-ESCOLAR II A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA JANAINE S. DE SOUSA

PROBLEMA: Qual a importância de trabalhar com a literatura infantil na Pré Escola?

JUSTIFICATIVA: A literatura infantil sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. Porém quando as crianças chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos e o mundo da escrita, dos signos convencionais impostos pela cultura sistematizada. Transformação, formação, essa é a ideia central da literatura. Ao relacionar a literatura à formação do sujeito, a mesma insere-se e considera os contextos envolvidos, os sujeitos, seus pares e objetos. Desse modo, é agente formador e traz a possibilidade para a formação de novas mentalidades. Concebendo a participação ativa e dinâmica do sujeito em seu processo de formação, de desenvolvimento, há de se considerar as especificidades e particularidades dos mesmos. No caso da criança, faz se necessário o entendimento por parte do mediador, do sujeito em questão, suas especificidades, particularidades, enfim, são de suma importância o entendimento e conhecimento do universo infantil.

OBJETIVO GERAL: Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo oral e escrito da criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Utilizar o corpo para acompanhar ritmos musicais variados expressando-se com espontaneidade;
·         Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de preensão, encaixe, recorte, modelagem;
·         Criar bons hábitos de respeito às regras e ao grupo no qual está inserida: família, escola, comunidade;
·         Conhecer objetos e paisagens e manifestações culturais de diferentes épocas e grupos sociais;
·         Expressar necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas demostrando iniciativa;
·         Utilizar o jogo simbólico para representar as situações reais e imaginárias, fazendo distinção entre ambas;
·         Utilizar a contagem oral em contextos nos quais a utilização se faça necessária;
·         Identificar a posição de objeto ou número numa série;
·         Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança, ampliando habilidades motoras e musicais;
·         Vivenciar diversas situações de escrita, compreendendo os usos de diferentes tipos de textos;
·         Conhecer e reproduzir jogos verbais a fim de desenvolver a memória, a oralidade e o conhecimento cultural;
·         Apreciar a literatura infantil através da escuta das leituras feitas pelo professor e por sua própria escolha;
·         Contar, recontar e criar histórias a fim de estabelecer sequência de fatos;
·         Experimentar e explorar diferentes objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de trabalhos artísticos.

CONTEÚDOS: 
Corpo e movimento: Percepção de ritmo, coordenação motora fina;
Natureza e sociedade: Respeito às regras sociais e as pessoas, tradições culturais, diversidade cultural;
Identidade e autonomia: Iniciativa para fazer escolhas, jogos simbólicos, comunicação e expressão de desejos e sentimentos;
Matemática: Sequência numérica, contagem oral;
Música: Expressão corporal;
Linguagem: Contato com a leitura e a escrita, gêneros literários (trava língua, parlendas, adivinhas, rimas, poesia, letra de músicas, receitas), conto e reconto e criação de histórias, ampliação do vocabulário;
Artes visuais: Fazer artístico, recorte, colagem, pintura, dobradura.


METODOLOGIA: 
·         Contação de histórias em ambientes diferentes;
·         Histórias com fantoches, dedoches, fantasias;
·         Baú de histórias;
·         Assistir ao Filme: Divertidamente;
·         Ensaio para apresentação do Festival da Literatura (Patinho feio e Cachinhos de ouro);
·         Incentivar as crianças a contar e recontar história para os amigos;
·         Confecção da sacola literária, que irá pra casa com as crianças;
·         Brincadeiras de faz de conta;
·         Pintura no piso de azulejo referente a história escolhida;
·         Interpretação de histórias;
·         Trabalhar parlendas, adivinhas, dobraduras, trava línguas;
·         Recorte e colagem;
·         História enlatada;
·         Atividades impressas;
·         Escrita no caderno;
·         Desenhos dirigidos;
·         Confecção de um livro. 

AVALIAÇÃO: 
·         Expressa- se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;
·         Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos;
·         Demostra atitudes de respeito aos colegas e profissionais da instituição;
·         Conhece e valoriza diferentes formas de expressão cultural;
·         Demostra iniciativa expressando seus desejos e sentimentos;
·         Consegue distinguir a brincadeira de faz de conta das situações reais do cotidiano;
·         Participa de atividades que envolvam histórias brincadeiras jogos e canções;
·         Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheçam sua necessidade;
·         Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente;
·         Participa de situações de leitura de diferentes gêneros;
·         Reconta histórias conhecidas com aproximação as características da história original;


   CRONOGRAMA: 02-05 a 31-05
























Nenhum comentário:

Postar um comentário