LITERATURA INFANTIL
TURMA: PRÉ-ESCOLAR II A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA JANAINE S. DE SOUSA
PROBLEMA: Qual a importância de
trabalhar com a literatura infantil na Pré Escola?
JUSTIFICATIVA: A
literatura infantil sempre esteve e está presente em nossas vidas muito antes
da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras
de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. Porém quando
as crianças chegam à escola é que a literatura passa a ter o poder de construir
uma ligação lúdica entre o mundo da imaginação, dos símbolos subjetivos e o
mundo da escrita, dos signos convencionais impostos pela cultura sistematizada.
Transformação, formação, essa é a ideia central da literatura. Ao relacionar a
literatura à formação do sujeito, a mesma insere-se e considera os contextos
envolvidos, os sujeitos, seus pares e objetos. Desse modo, é agente formador e
traz a possibilidade para a formação de novas mentalidades. Concebendo a
participação ativa e dinâmica do sujeito em seu processo de formação, de
desenvolvimento, há de se considerar as especificidades e particularidades dos
mesmos. No caso da criança, faz se necessário o entendimento por parte do
mediador, do sujeito em questão, suas especificidades, particularidades, enfim,
são de suma importância o entendimento e conhecimento do universo infantil.
OBJETIVO GERAL: Despertar o interesse e
o gosto pela leitura, ampliando assim o universo oral e escrito da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Utilizar o corpo para acompanhar ritmos
musicais variados expressando-se com espontaneidade;
·
Desenvolver a coordenação motora em
atividades que envolvam utilização de movimentos finos de preensão, encaixe,
recorte, modelagem;
·
Criar bons hábitos de respeito às regras
e ao grupo no qual está inserida: família, escola, comunidade;
·
Conhecer objetos e paisagens e manifestações
culturais de diferentes épocas e grupos sociais;
·
Expressar necessidades, desejos,
pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas demostrando iniciativa;
·
Utilizar o jogo simbólico para representar
as situações reais e imaginárias, fazendo distinção entre ambas;
·
Utilizar a contagem oral em contextos
nos quais a utilização se faça necessária;
·
Identificar a posição de objeto ou número
numa série;
·
Explorar diferentes gêneros e ritmos
musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança, ampliando habilidades
motoras e musicais;
·
Vivenciar diversas situações de escrita,
compreendendo os usos de diferentes tipos de textos;
·
Conhecer e reproduzir jogos verbais a
fim de desenvolver a memória, a oralidade e o conhecimento cultural;
·
Apreciar a literatura infantil através
da escuta das leituras feitas pelo professor e por sua própria escolha;
·
Contar, recontar e criar histórias a fim
de estabelecer sequência de fatos;
·
Experimentar e explorar diferentes
objetos e materiais para expressar sua criatividade e fantasia na construção de
trabalhos artísticos.
CONTEÚDOS:
Corpo e movimento: Percepção de ritmo, coordenação motora fina;
Natureza e sociedade: Respeito às regras sociais e as pessoas, tradições
culturais, diversidade cultural;
Identidade e autonomia: Iniciativa para fazer escolhas, jogos simbólicos,
comunicação e expressão de desejos e sentimentos;
Matemática:
Sequência numérica, contagem oral;
Música:
Expressão corporal;
Linguagem:
Contato com a leitura e a escrita, gêneros literários (trava língua, parlendas,
adivinhas, rimas, poesia, letra de músicas, receitas), conto e reconto e
criação de histórias, ampliação do vocabulário;
Artes visuais:
Fazer artístico, recorte, colagem, pintura, dobradura.
METODOLOGIA:
·
Contação
de histórias em ambientes diferentes;
·
Histórias
com fantoches, dedoches, fantasias;
·
Baú de
histórias;
·
Assistir
ao Filme: Divertidamente;
·
Ensaio
para apresentação do Festival da Literatura (Patinho feio e Cachinhos de ouro);
·
Incentivar
as crianças a contar e recontar história para os amigos;
·
Confecção
da sacola literária, que irá pra casa com as crianças;
·
Brincadeiras
de faz de conta;
·
Pintura
no piso de azulejo referente a história escolhida;
·
Interpretação
de histórias;
·
Trabalhar
parlendas, adivinhas, dobraduras, trava línguas;
·
Recorte e
colagem;
·
História
enlatada;
·
Atividades
impressas;
·
Escrita
no caderno;
·
Desenhos
dirigidos;
·
Confecção
de um livro.
AVALIAÇÃO:
·
Expressa- se corporalmente por meio da dança, brincadeiras
e de outros movimentos;
·
Aperfeiçoa as habilidades manuais através de
manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos;
·
Demostra atitudes de respeito aos colegas e
profissionais da instituição;
·
Conhece e valoriza diferentes formas de expressão
cultural;
·
Demostra iniciativa expressando seus desejos e
sentimentos;
·
Consegue distinguir a brincadeira de faz de conta das
situações reais do cotidiano;
·
Participa de atividades que envolvam histórias
brincadeiras jogos e canções;
·
Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em
situações nas quais reconheçam sua necessidade;
·
Relaciona à ideia de número a quantidade
correspondente;
·
Participa de situações de leitura de diferentes
gêneros;
·
Reconta histórias conhecidas com aproximação as características
da história original;
CRONOGRAMA: 02-05 a
31-05
Nenhum comentário:
Postar um comentário