sexta-feira, 10 de junho de 2016

PROJETO DESCOBRIMENTO DO BRASIL - PRÉ-ESCOLAR I A

CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT E
PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA
PROFESSORA:
SANDRA B P REIKAVIESKI
TURMA: PRÉ I A VESPERTINO

PROJETO DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Problema: Como ocorreu o Descobrimento do Brasil?

Justificativa: Neste projeto iremos trabalhar a história do Brasil, dando ênfase ao seu descobrimento, pois é de fundamental importância que os educandos desde cedo entrem em contato com sua história. Serão trabalhados os meios de transporte, população de origem e meios de comunicação usados na época delineando um comparativo com a atualidade. Através deste projeto os alunos poderão ampliar seus conhecimentos.

Objetivo geral: Desenvolver e ampliar conhecimentos sobre a história do descobrimento do Brasil e diferentes meios de comunicação e transporte.

Objetivos específicos:
·         Desenvolver o conhecimento histórico;
·         Conhecer a história do descobrimento do Brasil;
·         Trabalhar diferentes povos;
·         Conhecer os diferentes meios de transporte e comunicação;
·         Conhecer localização do Brasil no globo terrestre.

Conteúdos:
·         Natureza e sociedade (manifestações culturais, tradições culturais, meio de comunicação e sua evolução, meios de transportes e sua evolução);
·         Matemática (contagem oral, noção de grandeza, noção de tempo);
·         Linguagem (relatos de vivência e fatos, contato com a leitura e escrita);
·         Artes Visuais (fazer artístico, exploração de materiais, recorte, colagem, pintura, dobradura e desenho).

Metodologia:
·         Apresentar a história do descobrimento do Brasil em forma de literatura e DVD.
·         Aula expositiva com o globo terrestre mostrando a localização do Brasil e o caminho percorrido por Cabral;
·         Estudar o povo primitivo do Brasil – índios, através da construção de aldeias de papel pardo utilizando recorte e colagem;
·         Trabalhar a cultura do povo indígena utilizando o próprio corpo como forma de expressão, pintura facial, desenho de cocar com os dedos e visita a aldeia em Araquari;
·         Estudar diferentes meios de transporte em especial a Nau utilizada na época do descobrimento fazendo uma comparação com os transportes atuais - visita ao Memorial do Descobrimento em Araquari;
·         Conhecer os diferentes meios de comunicação, cartas, telefone, e-mail, em especial utilizado na época de Pero Vaz de Caminha para avisar ao rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil – escrever uma carta coletiva para outra turma e realizar visita ao correio para postagem.

Cronograma: 22/04 a 19/05 de 2016

Avaliação:
·         Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais;
·         Compreende a utilidade dos principais meios de comunicação e transportes;
·         Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos que participa;
·         Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, demonstrando gosto, cuidando e respeito pelo processo de produção e criação.


Observações: A finalização do projeto deu-se no dia 19 de maio de 2016 quando então realizamos a viagem ao Memorial do Descobrimento em Araquari. Dos 39 alunos, 31 compareceram. A viagem mostrou-se muito proveitosa para enriquecer nosso projeto sobre o Descobrimento do Brasil, pois podemos mostrar para as crianças de forma concreta os vários assuntos trabalhados, além de termos a exposição histórica sobre a aldeia indígena, a ilha Pau-Brasil, o Barco (Nau) do descobrimento, entre outros atrativos. As crianças se divertiram bastante e obtiveram um momento de aprendizagem significativa e marcante.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário