CEI IVETE SPÉZIA
SCHMITT E
PRÉ-ESCOLAR
GOTINHA SAPECA
PROFESSORA:
SANDRA B P
REIKAVIESKI
TURMA: PRÉ I A
VESPERTINO
PROJETO
DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Problema:
Como
ocorreu o Descobrimento do Brasil?
Justificativa:
Neste
projeto iremos trabalhar a história do Brasil, dando ênfase ao seu
descobrimento, pois é de fundamental importância que os educandos desde cedo
entrem em contato com sua história. Serão trabalhados os meios de transporte,
população de origem e meios de comunicação usados na época delineando um
comparativo com a atualidade. Através deste projeto os alunos poderão ampliar
seus conhecimentos.
Objetivo
geral: Desenvolver e ampliar conhecimentos sobre a história
do descobrimento do Brasil e diferentes meios de comunicação e transporte.
Objetivos
específicos:
·
Desenvolver o conhecimento histórico;
·
Conhecer a história do descobrimento do
Brasil;
·
Trabalhar diferentes povos;
·
Conhecer os diferentes meios de
transporte e comunicação;
·
Conhecer localização do Brasil no globo
terrestre.
Conteúdos:
·
Natureza
e sociedade (manifestações culturais, tradições
culturais, meio de comunicação e sua evolução, meios de transportes e sua
evolução);
·
Matemática
(contagem oral, noção de grandeza, noção de tempo);
·
Linguagem
(relatos de vivência e fatos, contato com a leitura e escrita);
·
Artes
Visuais (fazer artístico, exploração de materiais, recorte,
colagem, pintura, dobradura e desenho).
Metodologia:
·
Apresentar a história do descobrimento
do Brasil em forma de literatura e DVD.
·
Aula expositiva com o globo terrestre
mostrando a localização do Brasil e o caminho percorrido por Cabral;
·
Estudar o povo primitivo do Brasil –
índios, através da construção de aldeias de papel pardo utilizando recorte e
colagem;
·
Trabalhar a cultura do povo indígena
utilizando o próprio corpo como forma de expressão, pintura facial, desenho de
cocar com os dedos e visita a aldeia em Araquari;
·
Estudar diferentes meios de transporte
em especial a Nau utilizada na época do descobrimento fazendo uma comparação
com os transportes atuais - visita ao Memorial do Descobrimento em Araquari;
·
Conhecer os diferentes meios de
comunicação, cartas, telefone, e-mail, em especial utilizado na época de Pero
Vaz de Caminha para avisar ao rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil –
escrever uma carta coletiva para outra turma e realizar visita ao correio para
postagem.
Cronograma:
22/04
a 19/05 de 2016
Avaliação:
·
Reconhece algumas características de
objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais;
·
Compreende a utilidade dos principais
meios de comunicação e transportes;
·
Elabora perguntas e respostas de acordo
com os diversos contextos que participa;
·
Produz trabalhos de arte, utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção,
demonstrando gosto, cuidando e respeito pelo processo de produção e criação.
Observações:
A
finalização do projeto deu-se no dia 19 de maio de 2016 quando então realizamos
a viagem ao Memorial do Descobrimento em Araquari. Dos 39 alunos, 31
compareceram. A viagem mostrou-se muito proveitosa para enriquecer nosso
projeto sobre o Descobrimento do Brasil, pois podemos mostrar para as crianças
de forma concreta os vários assuntos trabalhados, além de termos a exposição
histórica sobre a aldeia indígena, a ilha Pau-Brasil, o Barco (Nau) do
descobrimento, entre outros atrativos. As crianças se divertiram bastante e
obtiveram um momento de aprendizagem significativa e marcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário