quinta-feira, 27 de agosto de 2015

FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA: Carina Paraboni Voltz Darolt
PROBLEMA:
Por que trabalhar o folclore na educação física?

JUSTIFICATIVA:
            Folclore é um gênero da cultura popular, constituído pelos costumes e tradições de um povo, transmitido de geração em geração, porém, atualmente determinados costumes estão sendo deixados de lado, ou esquecidos. Por isso é tão importante conhecê-lo.
            O folclore é um conteúdo da educação física. Segundo Ayoub (2001), o folclore é um componente indispensável para o desenvolvimento da cultura, portador de uma forte e rica linguagem popular, na qual há combinação de diferentes imagens, sons, palavras, cores, formas, festas, ritmos, canções e movimentos. Esses conteúdos são desenvolvidos na educação física escolar e promovem dinâmica significativa no processo ensino-aprendizagem realizado pela escola, objetivando o enriquecimento cultural da nossa sociedade e a valorização das diferenças presentes na cultura popular brasileira.

OBJETIVO GERAL:
            Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira nos três domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*      Valorizar as manifestações culturais;
*      Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
*      Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
*      Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
*      Aprimorar habilidades como: autocontrole, coordenação, acuidade, memorização, atenção, criatividade, senso ritmo, entre outras.


CONTEÚDOS:
Capacidades Percepto-cognitivas:
*      Habilidades de expressão e comunicação
*      Ritmo
Capacidades Sócio-afetivas:
*      Habilidades de trabalho em equipe
*      Manifestações culturais
Capacidades Físico-motoras:
*      Locomoção
*      Manipulação
*      Equilíbrio
*      Lateralidade

METODOLOGIA:
*      Brincadeiras de roda: roda cutia, a carrocinha pegou, atirei o pau no gato, rosa juvenil;
*      Brincadeiras: amarelinha, pula corda, bate manteiga, pé de lata, pega congela, dono da rua.

CRONOGRAMA:
            As atividades foram realizadas no mês de agosto de dois mil e quinze.

AVALIAÇÃO:
            O processo avaliativo é feito por meio de observação em todas as aulas, acompanhando todo o aprendizado da criança, e ao final do semestre resulta na Avaliação Descritiva.

REFERENCIAL:
AYOUB, E.. A ginastica geral no conteúdo escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2001. Publicado nos Anais do Fórum Internacional de Ginástica Geral.












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