FOLCLORE
NA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA:
Carina Paraboni Voltz Darolt
PROBLEMA:
Por que trabalhar o folclore na educação
física?
JUSTIFICATIVA:
Folclore
é um gênero da cultura popular, constituído pelos costumes e tradições de um
povo, transmitido de geração em geração, porém, atualmente determinados
costumes estão sendo deixados de lado, ou esquecidos. Por isso é tão importante
conhecê-lo.
O
folclore é um conteúdo da educação física. Segundo Ayoub
(2001), o folclore é um componente indispensável para o desenvolvimento da
cultura, portador de uma forte e rica linguagem popular, na qual há combinação
de diferentes imagens, sons, palavras, cores, formas, festas, ritmos, canções e
movimentos. Esses conteúdos são desenvolvidos na educação física escolar e
promovem dinâmica significativa no processo ensino-aprendizagem realizado pela
escola, objetivando o enriquecimento cultural da nossa sociedade e a valorização
das diferenças presentes na cultura popular brasileira.
OBJETIVO
GERAL:
Resgatar, vivenciar e
valorizar as manifestações da cultura popular brasileira nos três domínios:
cognitivo, afetivo e psicomotor.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:





CONTEÚDOS:
Capacidades Percepto-cognitivas:


Capacidades Sócio-afetivas:


Capacidades Físico-motoras:




METODOLOGIA:


CRONOGRAMA:
As
atividades foram realizadas no mês de agosto de dois mil e quinze.
AVALIAÇÃO:
O
processo avaliativo é feito por meio de observação em todas as aulas,
acompanhando todo o aprendizado da criança, e ao final do semestre resulta na
Avaliação Descritiva.
REFERENCIAL:
AYOUB, E.. A ginastica geral no conteúdo escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2001.
Publicado nos Anais do Fórum Internacional de Ginástica Geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário