FOLCLORE
NA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA:
Carina Paraboni Voltz Darolt
PROBLEMA:
Por que trabalhar o folclore na educação
física?
JUSTIFICATIVA:
Folclore
é um gênero da cultura popular, constituído pelos costumes e tradições de um
povo, transmitido de geração em geração, porém, atualmente determinados
costumes estão sendo deixados de lado, ou esquecidos. Por isso é tão importante
conhecê-lo.
O
folclore é um conteúdo da educação física. Segundo Ayoub
(2001), o folclore é um componente indispensável para o desenvolvimento da
cultura, portador de uma forte e rica linguagem popular, na qual há combinação
de diferentes imagens, sons, palavras, cores, formas, festas, ritmos, canções e
movimentos. Esses conteúdos são desenvolvidos na educação física escolar e
promovem dinâmica significativa no processo ensino-aprendizagem realizado pela
escola, objetivando o enriquecimento cultural da nossa sociedade e a valorização
das diferenças presentes na cultura popular brasileira.
OBJETIVO
GERAL:
Resgatar, vivenciar e
valorizar as manifestações da cultura popular brasileira nos três domínios:
cognitivo, afetivo e psicomotor.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Valorizar as manifestações culturais;
Resgatar brinquedos e brincadeiras
folclóricas;
Desenvolver a socialização da criança,
incentivando o trabalho em grupo;
Propiciar às crianças a participação em
diversas brincadeiras;
Aprimorar habilidades como: autocontrole,
coordenação, acuidade, memorização, atenção, criatividade, senso ritmo, entre
outras.
CONTEÚDOS:
Capacidades Percepto-cognitivas:
Habilidades de expressão e comunicação
Ritmo
Capacidades Sócio-afetivas:
Habilidades de trabalho em equipe
Manifestações culturais
Capacidades Físico-motoras:
Locomoção
Manipulação
Equilíbrio
Lateralidade
METODOLOGIA:
Brincadeiras de roda: roda cutia, a
carrocinha pegou, atirei o pau no gato, rosa juvenil;
Brincadeiras: amarelinha, pula corda, bate
manteiga, pé de lata, pega congela, dono da rua.
CRONOGRAMA:
As
atividades foram realizadas no mês de agosto de dois mil e quinze.
AVALIAÇÃO:
O
processo avaliativo é feito por meio de observação em todas as aulas,
acompanhando todo o aprendizado da criança, e ao final do semestre resulta na
Avaliação Descritiva.
REFERENCIAL:
AYOUB, E.. A ginastica geral no conteúdo escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2001.
Publicado nos Anais do Fórum Internacional de Ginástica Geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário