quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Turma: JARDIM A – vespertino
Professoras: Juliane e Jordana

Problemática: Como ter uma alimentação saudável?
Justificativa:
A alimentação saudável é uma grande aliada para viver mais e melhor.
Quem tem preocupação com a saúde não tem como esquecer de caprichar nas escolhas dos alimentos naturais, mas para o bom funcionamento do nosso organismo nada como uma quantidade adequada de vegetais e frutas para ajudar o nosso corpo eliminar tudo o que não presta. A alimentação saudável não é só salada com peito de frango grelhado, mas uma combinação deliciosa de alimentos. O que como adultos muitas vezes sabemos, apesar de não colocar em prática, mas ensinar as crianças passa a ser muito importante, porque boa parte do que se aprende e vivencia na primeira infância se leva para vida toda. Nesse período além de propormos a degustação de alimentos saudável, também faremos a visualização do mesmo através da pirâmide alimentar.

Objetivo Geral: Desenvolver e ampliar hábitos alimentares saudáveis respeitando os gostos  individuais de cada criança.

Objetivos Específicos
Desenvolver atitudes relacionadas a alimentação, a fim de aprender a comer sozinho e criar bons hábitos alimentares.
Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades de manuseio.
Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente, a fim de promover o respeito as obras.
Estabelecer contato com a linguagem escrita (literatura infantil, fichas com receita, etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento.
Recortar histórias conhecidas com aproximação as características da história original referente aos personagens, cenário e objetos.
Realizar trabalho em equipe e expressar opiniões e experiências;
Desenvolver noções de comprimento, peso, volume, tempo, temperatura, velocidade nas diferentes situações de aprendizagem, a fim de que se aproprie destes conceitos.
Utilizar comparação, classificação e seriação em diferentes contextos para desenvolver noções simples destes conceitos.
Conteúdos
Saúde e bem estar (higiene e alimentação);
Observação e conversão sobre imagens e objetos;
Exploração de diferentes materiais;
Gêneros textuais;
Comparação;
Grandezas e medidas;
Sensações.

Metodologia
Roda de conversa;
Caixa surpresa com alimentos;
Atividades sobre alimentação: necessidade, saúde, gostos , cheiros, texturas, mastigação, de onde vem;
Pintura com guache;
Pintura com lápis de cor;
Salada de frutas;
Piquenique;
Receita;
Degustação.
  
AVALIAÇÃO
Aceita diferentes alimentos;
Come com independência;
Conhece e reproduz oralmente parlendas e cantos;
Demonstra capacidade de memorização;
Fala sobre as imagens que vê;

Experimenta diferentes materiais; 











Nenhum comentário:

Postar um comentário