TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: DOLARICE,
TATIANI, PRISCILA
TEMA: Brincando com cores
e formas
PROBLEMA: Que cor e forma
é essa?
JUSTIFICATIVA: Nesta fase
é importante proporcionar a criança a visualização, exploração, contato e
manuseio de diversos objetos que compõe o universo das cores e formas
possibilitando assim a criação e identificação.
OBJETIVO GERAL: Expressar
desejos, pensamentos e interesse em descobrir cores e formas através de
manuseio e contatos com tintas e demais materiais concretos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar cores e formas, nomear cores,
amarelo, azul, vermelho e verde. Nomear formas (quadrado, retângulo,
triangulo e círculo).
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver percepções visuais, auditivas
e táteis;
- Ampliar conhecimento de mundo;
- Produzir trabalhos de arte utilizando
linguagem dos desenhos, pintura, colagem e da construção.
CONTEÚDOS:
·
Comparação, classificação, formas geométricas,
raciocínio lógico (matemática);
·
Desenho, pintura, colagem ( artes visuais);
·
Coordenação motora (movimento);
·
Conto e reconto de histórias (linguagem e
comunicação);
·
Expressão oral e corporal (linguagem).
METODOLOGIA:
·
Desenhar em papel Kraft, as formas geométricas;
·
Pintar com guache com as cores que vamos
trabalhar azul, amarelo, verde, vermelho;
·
Recortar colar e pintar no chão da sala,
cobrir com papel contate, as formas círculo, quadrado, retângulo, triângulo;
·
Trabalhar com as cores primárias, vermelho,
azul, amarelo, verde;
·
Pedir para as crianças colocarem objetos, da
mesma cor que está pintada a forma que está no chão;
·
Usar todo espaço físico interno e externo para
explorar cores e formas;
·
Passeio até o semáforo para identificar as
cores;
·
Confeccionar um palhaço, com as formas.
CRONOGRAMA:
30 DIAS
AVALIAÇÃO:
Um projeto bastante atrativo para as crianças, as cores foram
as que mais chamaram a atenção dos mesmos, as formas também, pois é um conhecimento
novo para as crianças.
As atividades de pintar
as formas geométricas gigantes foi a atividade que mais chamou a atenção, pois
a turma adora as atividades que envolvem tinta.
No chão da sala também
foi colado formas geométricas, chamou bastante a atenção da turma os mesmos
pulavam e falavam a cor e a forma que estavam em cima.
Percebemos na turma um
grande avanço para o conhecimento principalmente das cores, principalmente
diante de tintas e lápis de cor, quando nomeiam os mesmos. Nas histórias também
as crianças nomeiam as cores observadas.
E assim damos
continuidade a outros projetos envolvendo as cores e formas também, pois fazem
parte do nosso cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário