quarta-feira, 1 de julho de 2015

PROJETO CORES E FORMAS


TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORAS: DOLARICE, TATIANI, PRISCILA

TEMA: Brincando com cores e formas
PROBLEMA: Que cor e forma é essa?
JUSTIFICATIVA: Nesta fase é importante proporcionar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõe o universo das cores e formas possibilitando assim a criação e identificação.
OBJETIVO GERAL: Expressar desejos, pensamentos e interesse em descobrir cores e formas através de manuseio e contatos com tintas e demais materiais concretos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Identificar cores e formas, nomear cores, amarelo, azul, vermelho e verde. Nomear formas (quadrado, retângulo, triangulo e círculo).
  • Ampliar o vocabulário;
  • Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis;
  • Ampliar conhecimento de mundo;
  • Produzir trabalhos de arte utilizando linguagem dos desenhos, pintura, colagem e da construção.
CONTEÚDOS:
·         Comparação, classificação, formas geométricas, raciocínio lógico (matemática);
·         Desenho, pintura, colagem ( artes visuais);
·         Coordenação motora (movimento);
·         Conto e reconto de histórias (linguagem e comunicação);
·         Expressão oral e corporal (linguagem).
METODOLOGIA:
·         Desenhar em papel Kraft, as formas geométricas;
·         Pintar com guache com as cores que vamos trabalhar azul, amarelo, verde, vermelho;
·         Recortar colar e pintar no chão da sala, cobrir com papel contate, as formas círculo, quadrado, retângulo, triângulo;
·         Trabalhar com as cores primárias, vermelho, azul, amarelo, verde;
·         Pedir para as crianças colocarem objetos, da mesma cor que está pintada a forma que está no chão;
·         Usar todo espaço físico interno e externo para explorar cores e formas;
·         Passeio até o semáforo para identificar as cores;
·         Confeccionar um palhaço, com as formas.

CRONOGRAMA:
30 DIAS
AVALIAÇÃO:
      Um projeto bastante atrativo para as crianças, as cores foram as que mais chamaram a atenção dos mesmos, as formas também, pois é um conhecimento novo para as crianças.
As atividades de pintar as formas geométricas gigantes foi a atividade que mais chamou a atenção, pois a turma adora as atividades que envolvem tinta.
No chão da sala também foi colado formas geométricas, chamou bastante a atenção da turma os mesmos pulavam e falavam a cor e a forma que estavam em cima.
Percebemos na turma um grande avanço para o conhecimento principalmente das cores, principalmente diante de tintas e lápis de cor, quando nomeiam os mesmos. Nas histórias também as crianças nomeiam as cores observadas.

E assim damos continuidade a outros projetos envolvendo as cores e formas também, pois fazem parte do nosso cotidiano.











Nenhum comentário:

Postar um comentário