PROBLEMA: Onde estou?
TURMA:
B II B PROFESSORAS:CHEILA,ISOLDE
JUSTIFICATIVA: O período de adaptação é um momento delicado,
mas ao mesmo tempo único e especial para cada criança.
Segundo
Ortiz (2007), a adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança
realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo
cercada de adultos ou crianças
desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do
espaço doméstico que ela está acostumada. Existe de fato um grande esforço por
parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas
ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se
ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida.
Durante o
processo de adaptação, todos os tipos de sentimentos são despertados na
criança, carinho, afeto, insegurança, irritação. Ela demonstra sentir-se
perdida, desamparada, deixada pelos pais em um lugar desconhecido. A adaptação
também é um momento difícil para os pais, pois se sentem culpados por submeter
seu filho a tais sentimentos e fortes emoções. Entre estes sentimentos está a
figura do professor, que não medirá esforços a fim de construir vínculos e
sentimentos de confiança com a criança e sua família, pois construindo uma
relação afetiva a criança irá sentir-se segura. Sabemos que a criança necessita
ser amada, acolhida, aceita, ouvida seja qual for sua forma de comunicação,
para que assim possa despertar para a
vida do conhecimento, da curiosidade e do aprendizado.
OBJETIVO GERAL: Promover o conhecimento
do novo ambiente de forma lúdica e prazerosa, a fim de construir vínculos e
sentimentos de confiança e segurança com as pessoas que nele se encontram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário