sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

TÍTULO: Criando vínculos de segurança, com afeto, carinho e diversão


PROBLEMA: Onde estou?

TURMA:
B II B      PROFESSORAS:CHEILA,ISOLDE


JUSTIFICATIVA: O  período de adaptação é um momento delicado, mas ao mesmo tempo único e especial para cada criança.
Segundo Ortiz (2007), a adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo  cercada de  adultos ou crianças desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico que ela está acostumada. Existe de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida.
Durante o processo de adaptação, todos os tipos de sentimentos são despertados na criança, carinho, afeto, insegurança, irritação. Ela demonstra sentir-se perdida, desamparada, deixada pelos pais em um lugar desconhecido. A adaptação também é um momento difícil para os pais, pois se sentem culpados por submeter seu filho a tais sentimentos e fortes emoções. Entre estes sentimentos está a figura do professor, que não medirá esforços a fim de construir vínculos e sentimentos de confiança com a criança e sua família, pois construindo uma relação afetiva a criança irá sentir-se segura. Sabemos que a criança necessita ser amada, acolhida, aceita, ouvida seja qual for sua forma de comunicação, para que assim possa despertar para  a vida do conhecimento, da curiosidade e do aprendizado.

OBJETIVO GERAL: Promover o conhecimento do novo ambiente de forma lúdica e prazerosa, a fim de construir vínculos e sentimentos de confiança e segurança com as pessoas que nele se encontram.










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