sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ADAPTAÇÃO: INICIANDO UMA NOVA ETAPA

TURMA:B II A PROFESSORAS:VERA,JOSIANE,JANAINE

PROBLEMA: De que maneira realizar a adaptação dos bebês no Berçário II?

JUSTIFICATIVA: Inicia-se com a adaptação, uma nova etapa na vida de todos nós, professoras, crianças e pais. Uma etapa delicada que precisa de muita dedicação por parte de todos envolvidos, momento de novas experiências, de conhecer, de aprender, de cuidar um do outro, de amar e acolher. Segundo Rosseti Ferreira e Vitória (2008) “o processo de adaptação ao novo ambiente da instituição é medida pelos outros: pela família, pela professora e pelos próprios companheiros do grupo que a criança passa a frequentar”. O processo de adaptação inicia-se com o nascimento e nos acompanha no decorrer de toda vida e ressurge a cada nova situação que vivenciamos. Sair de um espaço conhecido e seguro, dar um passo a frente e arriscar-se, tendo como companhia o desconhecido para qual precisamos olhar, perceber, sentir, avaliar, nos leva as mais diferentes reações. Em meio a tantas novidades, à medida que este processo ocorre de forma planejada e gradual, possibilita a criança construir vínculos e sentimentos de confiança com os professores, com os colegas e outras pessoas presentes na instituição. É esta relação afetiva com o outro que possibilita a segurança, tão necessária para conhecer e explorar este novo espaço.

OBJETIVO GERAL: Oferecer tranquilidade e fazer com que todos se sintam seguros, pois é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professores, instituição e família, a fim de que todos possam conhecer e viver novas experiências, expressando seus sentimentos, pensamentos e emoções livremente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário