sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

TÍTULO: ADAPTAÇÃO E SEUS MOMENTOS

TURMA: JARDIM B

PROFESSORAS: ADRIANA R., PRISCILA E ANA MARIA


PROBLEMA: De que forma pode acontecer um bom processo de adaptação para as crianças do jardim B?

JUSTIFICATIVA: Uma das tarefas mais difíceis dos profissionais que trabalham em creches é conseguir equilibrar o “cuidar” e o “educar”. De um lado estão a proposta pedagógica, a construção do conhecimento e as ferramentas de estímulo para favorecer o desenvolvimento infantil. Do outro, estão o carinho, o afeto, atividades de rotina, como a alimentação, e o inevitável envolvimento com as crianças. [...] Equilibrar tudo isso não é tarefa fácil. Mas esse é o grande desafio do educador da creche e deve ser encarado com determinação e vontade de aprender sempre mais (Fernanda Montano, Revista Projetos Escolares Creche, número 20).
Neste período de adaptação às rotinas do CEI há a necessidade de se orientar, estimular com amor e paciência, aos novos compromissos das crianças.
Mais um ano de trabalho se inicia, com ele também iniciam as atividades da creche e pré-escola. Os primeiros dias de retorno a este ambiente ficam conhecidos pelo período de adaptação pelo qual criança, família e escola passam.
“A criança está deixando a convivência com seu ente familiar para ir a um ambiente que lhe é estranho, portanto, precisa se sentir acolhida. Para tanto é essencial que o educador crie um vínculo efetivo com o pequeno, de forma que a criança perceba essa transferência de cuidado, afeto e confiança. [...] O abaixar para falar com a criança, o olhar para ela nos olhos, o conversar sobre o que está acontecendo, o reconhecer o sentimento dela naquele momento, o esperar pelo seu tempo, o brincar, a interação lúdica como recurso de aproximação, o colocar o limite necessário com firmeza de alguém que quer ajudar são algumas indicações importantes para que o novo aluno sinta-se acolhido e escutado” (Revista Projetos Escolares Creche, número 20).
Durante a adaptação a professora auxilia a criança a familiarizar-se com os novos horários do sono, alimentação e banho, buscando um equilíbrio dos seus hábitos e costumes, aproximando-os gradualmente até acomodá-los a rotina da creche.
 É importante nesta fase que todos, pais e educadores, possam compreender e respeitar o momento da criança de conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações. À medida que ela vai se integrando, podem ser percebidas as influências positivas de sua permanência em uma creche que oferece boas condições para o seu desenvolvimento.

OBJETIVO GERAL: Estimular nas crianças a manifestação da confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação, afim de, desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas capacidades.








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