TURMA: MATERNAL
MISTO PROFESSORAS:JOSIANE
PROBLEMA: De que
forma pode acontecer um bom processo de adaptação para as crianças do maternal
misto?
JUSTIFICATIVA: Uma
das tarefas mais difíceis dos profissionais que trabalham em creches é
conseguir equilibrar o “cuidar” e o “educar”. De um lado estão a proposta
pedagógica, a construção do conhecimento e as ferramentas de estímulo para
favorecer o desenvolvimento infantil. Do outro, estão o carinho, o afeto,
atividades de rotina, como a alimentação, e o inevitável envolvimento com as
crianças. [...] Equilibrar tudo isso não é tarefa fácil. Mas esse é o grande
desafio do educador da creche e deve ser encarado com determinação e vontade de
aprender sempre mais (Fernanda Montano, Revista Projetos Escolares Creche,
número 20).
Neste período de
adaptação às rotinas do CEI há a necessidade de se orientar, estimular com amor
e paciência, aos novos compromissos das crianças.
Mais um ano de
trabalho se inicia, com ele também iniciam as atividades da creche e
pré-escola. Os primeiros dias de retorno a este ambiente ficam conhecidos pelo
período de adaptação pelo qual criança, família e escola passam.
Durante a
adaptação a professora auxilia a criança a familiarizar-se com os novos
horários do sono, alimentação e banho, buscando um equilíbrio dos seus hábitos
e costumes, aproximando-os gradualmente até acomodá-los a rotina da creche.
É importante nesta fase que todos, pais e
educadores, possam compreender e respeitar o momento da criança de conhecer o
novo ambiente e estabelecer novas relações. À medida que ela vai se integrando,
podem ser percebidas as influências positivas de sua permanência em uma creche
que oferece boas condições para o seu desenvolvimento.
OBJETIVO GERAL:
Estimular nas crianças a manifestação da confiança no ambiente da instituição
vivenciando um bom processo de adaptação, afim de, desenvolver uma imagem
positiva de si, atuando de forma independente, confiante em suas capacidades.
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