terça-feira, 12 de novembro de 2013

TEMA: Criando e Brincando as Sensações vão se despertando.

PROBLEMA: Qual é a sensação de se brincar com coisas diferentes?

PROFESSORAS:  DILVA, SIMONI, ROZANA E ISOLDE.

JUSTIFICATIVA: O projeto sensações parte do princípio, que através da exploração de diferentes materiais, os pequenos materiais ampliam a capacidade. Percebe-se a curiosidade que eles precisam mexer objetos diferentes, a fim de perceber seu formato, textura, sons, pois é através das diferentes sensações que as crianças vão potencializar suas capacidades motoras, sensoriais, cognitivas, simbólicas e sociais.

OBJETIVO GERAL: Estimular a criança a expressar sensações a partir do brincar e dos cinco sentidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 ü  Deslocar-se no espaço a fim de desenvolver a capacidade motora;
 ü  Possibilitar a liberdade e a auto descoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a curiosidade e a experimentação;
 ü  Desenvolver a imaginação;
    ü  Aprimorar os sentidos: paladar, olfato, audição, tato e visão;
 ü  Estimular a percepção visual;
 ü  Perceber o tato;
 ü  Desenvolver a imaginação;
 ü  Participar de situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

CONTEÚDOS:
 ü  Cuidado com o corpo, exploração do espaço (identidade e autonomia)
 ü  Exploração dos diferentes materiais, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
 ü  Expressão oral e corporal, canto (música);
 ü  Linguagem oral e corporal (linguagem);
 ü  Família, higiene (natureza e sociedade);
 ü  Equilíbrio, coordenação motora, sensações, controle muscular, pegar, soltar, engatinhar, sentar, andar, manusear (corpo e movimento).

METODOLOGIA:
 ü  Confeccionar um varal de cheiros, como sachês de tule com cravo, canela, perfume, talco infantil.
 ü  Manipular e fazer sons com chaves, colheres de pau, chocalhos e produzir sons: alto, baixo, forte e fraco.
 ü  Esconder o despertador e deixar as crianças ouvirem e depois deixar elas procurar.
 ü  Brincar na areia, brita e grama.
 ü  Desmanchar giz de cera em banho maria e deixar as crianças rabiscarem com o mesmo.
 ü  Com o retroprojetor e uma lanterna fazer com que veja a luz e a sombra.
 ü  Fazer a massagem da “shantala” com um fundo musical.
 ü  Confeccionar um livro das sensações contendo, lixa, canudinhos, palitos de picolé, algodão, tecido, botões.
 ü  Rasgar e amassar papel.
 ü  Caixa surpresa.
 ü  Pintura facial, deixa-las se observar no espelho.
 ü  Escutar a música e observar a reação da criança.
 ü  Fazer o tapete das sensações, tendo como base uma coberta.

CRONOGRAMA: Inicio 15 de julho até outubro, intercalando com dia dos pais e alimentação saudável.

AVALIAÇÃO:
 ü  Comunica ideias através de diferentes linguagens;
 ü  Reconhece sua imagem no espelho;
 ü  Explora com prazer materiais variados;
 ü  Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais como, forma, cores e texturas;
 ü  Manipula brinquedos e materiais sonoros;
 ü  Demonstra prazer em ouvir diferentes sons;
 ü  Balbucia, chora ou ri demonstrando sentimentos;
 ü  Segue visualmente um objeto em movimento.

AVALIAÇÃO:
        Para avaliar é necessário obter informações de que a criança consiga responder a quase todas as atividades desenvolvidas em sala.
       Todas elas tiveram grandes avanços nesse projeto, brincando as sensações vão se despertando, sendo que foi muito interessante e produtivo cada atividade aplicada, todos tinham interesse em pegar, ver, sentir, degustar e até mesmo em entrar e sair de caixas e ao se verem no espelho com os rostos pintados davam um belo sorriso.
     Para tanto conseguimos obter alguns princípios que devem ser definidos como fundamentais, as condições de acolhimento, a capacidade de cuidar, tendo um ambiente que propicie a exploração e o desenvolvimento da autonomia, um uso individual e coletivo que leve em conta as habilidades que as crianças possuem.











Nenhum comentário:

Postar um comentário