PROBLEMA: Qual é a sensação de se brincar com coisas diferentes?
PROFESSORAS: DILVA,
SIMONI, ROZANA E ISOLDE.
JUSTIFICATIVA: O projeto sensações parte do princípio, que através
da exploração de diferentes materiais, os pequenos materiais ampliam a
capacidade. Percebe-se a curiosidade que eles precisam mexer objetos
diferentes, a fim de perceber seu formato, textura, sons, pois é através das
diferentes sensações que as crianças vão potencializar suas capacidades
motoras, sensoriais, cognitivas, simbólicas e sociais.
OBJETIVO GERAL: Estimular a criança a expressar sensações a partir
do brincar e dos cinco sentidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Deslocar-se
no espaço a fim de desenvolver a capacidade motora;
ü Possibilitar
a liberdade e a auto descoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a
curiosidade e a experimentação;
ü Desenvolver
a imaginação;
ü Aprimorar
os sentidos: paladar, olfato, audição, tato e visão;
ü Estimular
a percepção visual;
ü Perceber
o tato;
ü Desenvolver
a imaginação;
ü Participar
de situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos,
necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
CONTEÚDOS:
ü Cuidado
com o corpo, exploração do espaço (identidade e autonomia)
ü Exploração
dos diferentes materiais, observação e conversação sobre imagens e objetos
(artes visuais);
ü Expressão
oral e corporal, canto (música);
ü Linguagem
oral e corporal (linguagem);
ü Família,
higiene (natureza e sociedade);
ü Equilíbrio,
coordenação motora, sensações, controle muscular, pegar, soltar, engatinhar,
sentar, andar, manusear (corpo e movimento).
METODOLOGIA:
ü Confeccionar
um varal de cheiros, como sachês de tule com cravo, canela, perfume, talco
infantil.
ü Manipular
e fazer sons com chaves, colheres de pau, chocalhos e produzir sons: alto,
baixo, forte e fraco.
ü Esconder
o despertador e deixar as crianças ouvirem e depois deixar elas procurar.
ü Brincar
na areia, brita e grama.
ü Desmanchar
giz de cera em banho maria e deixar as crianças rabiscarem com o mesmo.
ü Com
o retroprojetor e uma lanterna fazer com que veja a luz e a sombra.
ü Fazer
a massagem da “shantala” com um fundo
musical.
ü Confeccionar
um livro das sensações contendo, lixa, canudinhos, palitos de picolé, algodão,
tecido, botões.
ü Rasgar
e amassar papel.
ü Caixa
surpresa.
ü Pintura
facial, deixa-las se observar no espelho.
ü Escutar
a música e observar a reação da criança.
ü Fazer
o tapete das sensações, tendo como base uma coberta.
CRONOGRAMA: Inicio 15 de julho até outubro, intercalando com dia
dos pais e alimentação saudável.
AVALIAÇÃO:
ü Comunica
ideias através de diferentes linguagens;
ü Reconhece
sua imagem no espelho;
ü Explora
com prazer materiais variados;
ü Explora
as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais como, forma,
cores e texturas;
ü Manipula
brinquedos e materiais sonoros;
ü Demonstra
prazer em ouvir diferentes sons;
ü Balbucia,
chora ou ri demonstrando sentimentos;
ü Segue
visualmente um objeto em movimento.
AVALIAÇÃO:
Para avaliar é necessário obter
informações de que a criança consiga responder a quase todas as atividades
desenvolvidas em sala.
Todas elas tiveram grandes avanços nesse
projeto, brincando as sensações vão se despertando, sendo que foi muito
interessante e produtivo cada atividade aplicada, todos tinham interesse em
pegar, ver, sentir, degustar e até mesmo em entrar e sair de caixas e ao se
verem no espelho com os rostos pintados davam um belo sorriso.
Para
tanto conseguimos obter alguns princípios que devem ser definidos como
fundamentais, as condições de acolhimento, a capacidade de cuidar, tendo um
ambiente que propicie a exploração e o desenvolvimento da autonomia, um uso
individual e coletivo que leve em conta as habilidades que as crianças possuem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário