TURMA: MATERNAL I
PROFESSORAS: LEIDIMARA,CLARICE,DENISE,DOLARICE
PROBLEMA: Por que
precisamos separar e reciclar os lixos que acumulamos no dia a dia?
JUSTIFICATIVA:
A reciclagem, em
âmbito mundial, caminha ainda a passos muito lentos. No Brasil, entretanto,
quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de
reciclagem, sabe-se que já existem muitas pessoas sustentando a família por
meio da reciclagem de diversos materiais.
Por se tratar de um
assunto tal importante e bastante comentado e discutido em todos os países, é
de suma importância que, a conscientização de cuidar do meio ambiente seja
incumbida nas crianças desde cedo, para tanto, estaremos nos próximos meses
trabalhando com as crianças, o Projeto Reciclar é Preciso,
com o intuito de mostrar para as crianças de forma bastante simplificada a
importância de não jogar lixos nas ruas e de forma simples como podemos
reutilizar diferentes materiais que antes tínhamos como lixo, transformando-os
em brinquedos e materiais úteis para nosso cotidiano.
OBJETIVO GERAL: Promover hábitos de reciclagem, mas
especificamente a separação dos tipos de lixo, envolvendo a participação dos
familiares.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Desenvolver atitudes de manutenção e
preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
·
Apresentar a necessidade da separação
do lixo;
·
Diferenciar de forma bastante simplificada
(pela faixa etária na qual as crianças se encontram) os tipos de lixos;
·
Conhecer características básicas sobre
a importância da reciclagem para o meio ambiente;
CONTEÚDOS:
·
EU E O OUTRO (Identidade e Autonomia)
·
FAMÍLIA (Natureza e Sociedade)
·
MEIO AMBIENTE (Natureza e Sociedade)
·
FENÔMENOS DA NATUREZA (Natureza e
Sociedade)
·
COMUNIDADE (Natureza e Sociedade)
·
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA (Natureza e
Sociedade)
·
FAZER ARTÍSTICO (Artes Visuais)
METODOLOGIA:
·
Construção de uma floreira vertical
com garrafas pet para ficar exposto na cerca do solário;
·
Organizar latões para os diversos
tipos de lixo pintado e identificado, para serem colocados no pátio da
Instituição;
·
Envolver as famílias na coleta de
materiais que possam ser reciclados;
·
Encaminhar o lixo para catadores ou
em empresas de reciclagem, o dinheiro arrecadado poderá ser usado na
instituição;
·
Rodas de Conversas bastante simples (por
se tratar de crianças ainda pequenas) sobre a compreensão do tema;
·
Fazer bolos com cascas de frutas e
legumes;
·
Reutilizar restos como cascas de
legumes e frutas para transformar em adubo orgânico, para ser jogado na horta
do CEI;
·
Fazer boneco com garrafa pet e
alpiste;
·
Confecção de variados brinquedos com
sucatas para que fiquem na sala e também brinquedos para as crianças levarem
para casa;
·
Confecção de um brinquedo ou de algum
utilitário para a sala do maternal (porta trecos, lixeirinhos, etc.) com a
ajuda da família;
CRONOGRAMA: DE 15 DE JULHO A 15 DE SETEMBRO
AVALIAÇÃO:
·
Demonstra interesse em preservar o meio
ambiente e o espaço onde vive;
·
Reconhece o que foi reutilizado;
·
Demonstra interesse em brincar com os
brinquedos confeccionados com materiais recicláveis;
·
Respeita sua vez e a do colega de
brincar;
·
Participa com interesse das atividades
propostas.
Apesar de ainda
pequenas, as crianças tiveram uma boa aceitação no projeto. Durante as
atividades realizadas demonstraram sempre muita curiosidade e vontade de
aprender.
Nos dias de
trazer os materiais recicláveis de casa era notável a satisfação que as
crianças demonstravam em entregá-los às professoras.
Para concluir,
podemos destacar a confecção dos brinquedos realizados com materiais
recicláveis, onde as crianças puderam aguçar ainda mais a imaginação através
das brincadeiras que acontece diariamente no espaço educativo do CEI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário