sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PROJETO RECICLAR É PRECISO


TURMA: MATERNAL I

PROFESSORAS: LEIDIMARA,CLARICE,DENISE,DOLARICE

 

PROBLEMA: Por que precisamos separar e reciclar os lixos que acumulamos no dia a dia?

 

JUSTIFICATIVA:

 

A reciclagem, em âmbito mundial, caminha ainda a passos muito lentos. No Brasil, entretanto, quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta elevados índices de reciclagem, sabe-se que já existem muitas pessoas sustentando a família por meio da reciclagem de diversos materiais.

Por se tratar de um assunto tal importante e bastante comentado e discutido em todos os países, é de suma importância que, a conscientização de cuidar do meio ambiente seja incumbida nas crianças desde cedo, para tanto, estaremos nos próximos meses trabalhando com as crianças, o Projeto Reciclar é Preciso, com o intuito de mostrar para as crianças de forma bastante simplificada a importância de não jogar lixos nas ruas e de forma simples como podemos reutilizar diferentes materiais que antes tínhamos como lixo, transformando-os em brinquedos e materiais úteis para nosso cotidiano.

 

OBJETIVO GERAL: Promover hábitos de reciclagem, mas especificamente a separação dos tipos de lixo, envolvendo a participação dos familiares.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

·        Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;

·        Apresentar a necessidade da separação do lixo;

·        Diferenciar de forma bastante simplificada (pela faixa etária na qual as crianças se encontram) os tipos de lixos;

·        Conhecer características básicas sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente;

 

CONTEÚDOS:

 

·        EU E O OUTRO (Identidade e Autonomia)

·        FAMÍLIA (Natureza e Sociedade)

·        MEIO AMBIENTE (Natureza e Sociedade)

·        FENÔMENOS DA NATUREZA (Natureza e Sociedade)

·        COMUNIDADE (Natureza e Sociedade)

·        CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA (Natureza e Sociedade)

·        FAZER ARTÍSTICO (Artes Visuais)

 

METODOLOGIA:

 

·        Construção de uma floreira vertical com garrafas pet para ficar exposto na cerca do solário;

·        Organizar latões para os diversos tipos de lixo pintado e identificado, para serem colocados no pátio da Instituição;

·        Envolver as famílias na coleta de materiais que possam ser reciclados;

·        Encaminhar o lixo para catadores ou em empresas de reciclagem, o dinheiro arrecadado poderá ser usado na instituição;

·        Rodas de Conversas bastante simples (por se tratar de crianças ainda pequenas) sobre a compreensão do tema;

·        Fazer bolos com cascas de frutas e legumes;

·        Reutilizar restos como cascas de legumes e frutas para transformar em adubo orgânico, para ser jogado na horta do CEI;

·        Fazer boneco com garrafa pet e alpiste;

·        Confecção de variados brinquedos com sucatas para que fiquem na sala e também brinquedos para as crianças levarem para casa;

·        Confecção de um brinquedo ou de algum utilitário para a sala do maternal (porta trecos, lixeirinhos, etc.) com a ajuda da família;

 

 

CRONOGRAMA: DE 15 DE JULHO A 15 DE SETEMBRO

 

AVALIAÇÃO:

·                   Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;

·                   Reconhece o que foi reutilizado;

·                   Demonstra interesse em brincar com os brinquedos confeccionados com materiais recicláveis;

·                   Respeita sua vez e a do colega de brincar;

·                   Participa com interesse das atividades propostas.

 

Apesar de ainda pequenas, as crianças tiveram uma boa aceitação no projeto. Durante as atividades realizadas demonstraram sempre muita curiosidade e vontade de aprender.

Nos dias de trazer os materiais recicláveis de casa era notável a satisfação que as crianças demonstravam em entregá-los às professoras.

Para concluir, podemos destacar a confecção dos brinquedos realizados com materiais recicláveis, onde as crianças puderam aguçar ainda mais a imaginação através das brincadeiras que acontece diariamente no espaço educativo do CEI.










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