TÍTULO: APRENDENDO OS NÚMEROS
E SUAS QUANTIDADES
PROFESSORA: LEDIMARA
Turma:Pré I B matutino, I vespertino
JUSTIFICATIVA: É preciso na faixa etária na
qual as crianças do Pré I se encontram iniciar o processo de aprendizagem dos
números. Por se tratar de um projeto tão complexo e longo estarei inicialmente
trabalhando com as crianças os numerais e suas quantidades do 0 ao 5, para que
assim que a aprendizagem ocorrer de forma significativa possamos avançar até a
quantidade de 10. Entretanto, se as crianças aprender os números, sua
quantidade e sua escrita até o 5, serão fundamental para este projeto, que tem
como objetivo iniciar com as crianças a aprendizagem significativa dos números
e não apenas conhecê-los.
A Educação Infantil segundo
o Plano Municipal de Educação do município de Massaranduba tem o papel de
propiciar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos,
condições estas que permitam a reflexão em detrimento de apenas técnicas de
repetição e memorização.
- Reconhecer os números e sua quantidade
inicialmente do 0 ao 5 e gradativamente desafiar as crianças a avançar mais;
- Iniciar a escrita dos números;
- Fazer comparações do número escrito com a
quantidade correspondente ao numeral;
MATEMÁTICA:
- Contagem oral;
- Raciocínio lógico;
- Números e operações;
- Comparação, classificação, e seriação.
CORPO
E MOVIMENTO:
- Coordenação motora ampla e fina;
ARTES
VISUAIS:
- Fazer artístico;
- Exploração de materiais;
- Realizar atividades de recorte e colagem,
(números e objetos correspondentes);
- Utilizar palitos de picolé para realizar
comparações de quantidade, agrupamentos e contagem oral;
- Iniciar o processo de escrita dos números
utilizando como cópia a escrita da professora no quadro com giz;
- Realizar brincadeiras e cantigas envolvendo
a contagem oral.
AVALIAÇÃO:
- Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em
situações nas quais reconheça sua necessidade;
- Identifica números nos diferentes contextos
em que se encontra;
- Relaciona à ideia de número a quantidade
correspondente;
- Reconhece a escrita dos números;
- Realiza a escrita dos números;
- Reconhece sua idade;
As crianças já identificam e reconhecem os
números em diferentes contextos do dia a dia, como nas brincadeiras,
atividades, hora de alimentação, passeios, entre outros.
Existe ainda uma dificuldade por parte das
crianças em relação à escrita dos números, porém espero que aos poucos possam
superar este desafio e possam desenvolver ainda mais seus potenciais, tanto na
escrita como no raciocínio lógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário