terça-feira, 19 de novembro de 2013

PROJETO: NÚMEROS


TÍTULO: APRENDENDO OS NÚMEROS E SUAS QUANTIDADES

PROFESSORA: LEDIMARA

Turma:Pré I B matutino, I vespertino

JUSTIFICATIVA: É preciso na faixa etária na qual as crianças do Pré I se encontram iniciar o processo de aprendizagem dos números. Por se tratar de um projeto tão complexo e longo estarei inicialmente trabalhando com as crianças os numerais e suas quantidades do 0 ao 5, para que assim que a aprendizagem ocorrer de forma significativa possamos avançar até a quantidade de 10. Entretanto, se as crianças aprender os números, sua quantidade e sua escrita até o 5, serão fundamental para este projeto, que tem como objetivo iniciar com as crianças a aprendizagem significativa dos números e não apenas conhecê-los.

A Educação Infantil segundo o Plano Municipal de Educação do município de Massaranduba tem o papel de propiciar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos, condições estas que permitam a reflexão em detrimento de apenas técnicas de repetição e memorização.

 
OBJETIVO GERAL: Aprender de forma significativa os numerais e suas quantidades.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Reconhecer os números e sua quantidade inicialmente do 0 ao 5 e gradativamente desafiar as crianças a avançar mais;

- Iniciar a escrita dos números;

- Fazer comparações do número escrito com a quantidade correspondente ao numeral;

 
CONTEÚDOS:

 
MATEMÁTICA:

- Contagem oral;

- Raciocínio lógico;

- Números e operações;

- Comparação, classificação, e seriação.



CORPO E MOVIMENTO:

- Coordenação motora ampla e fina;



ARTES VISUAIS:

- Fazer artístico;

- Exploração de materiais;

 

 METODOLOGIA:

- Realizar atividades de recorte e colagem, (números e objetos correspondentes);

- Utilizar palitos de picolé para realizar comparações de quantidade, agrupamentos e contagem oral;

- Realizar atividades com números pontilhados para iniciar o processo de escrita dos números;

- Iniciar o processo de escrita dos números utilizando como cópia a escrita da professora no quadro com giz;

- Realizar brincadeiras e cantigas envolvendo a contagem oral.



AVALIAÇÃO:

- Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade;

- Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra;

- Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente;

- Reconhece a escrita dos números;

- Realiza a escrita dos números;

- Reconhece sua idade;

 


CRONOGRAMA: De 09 de outubro a 09 de novembro.

 O projeto foi bem aceito por todas as crianças da turma, no geral as crianças demonstraram bastante interesse e entusiasmo em conhecer os números e suas quantidades.

As crianças já identificam e reconhecem os números em diferentes contextos do dia a dia, como nas brincadeiras, atividades, hora de alimentação, passeios, entre outros.

Existe ainda uma dificuldade por parte das crianças em relação à escrita dos números, porém espero que aos poucos possam superar este desafio e possam desenvolver ainda mais seus potenciais, tanto na escrita como no raciocínio lógico.












Nenhum comentário:

Postar um comentário