O
FASCINANTE MUNDO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA
DENISE
PROBLEMA:
Como trabalhar a manifestação e apreciação artística, a sensibilidade da
criatividade e da expressão pessoal das crianças de 0 a 3 anos?
JUSTIFICATIVA:
Uma Educação Infantil que leva em conta o trabalho interdisciplinar e que visa
o atendimento integral das necessidades das crianças nessa faixa etária leva em
conta as várias facetas do gênero da linguagem como forma de aprendizagem. Na
educação infantil o brincar é pilar para o desenvolvimento integral da criança.
Sendo assim, é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria
no mundo adulto, das regras e da complexidade sócio cultural da sociedade a
qual pertence. Uma proposta da educação infantil de qualidade compreende o
papel fundamental do brincar bem como possibilidades de compor uma proposta
pedagógica que de fato promova um desenvolvimento infantil de qualidade.
Dentro desta proposta, o teatro trabalha uma
linguagem que oportuniza formas de manifestação que permite que a criança
utilize as diversas formas de linguagens da sociedade como a corporal, a
verbal, a plástica, a escrita entre outras, expressando suas próprias vivências
e experiências de maneira mais critica e como isso, a criança analisa e avalia
o resultado de suas ações interagindo de maneira mais eficaz no meio social em
que vive. Além do mais, amplia o repertório das crianças, a medida oferece
oportunidades diferentes da manifestação da cultura para a criança visualizar,
conviver, compreender, participar e interagir.
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver
a alta-expressão por meio da arte cênica (teatro) favorecendo a atenção,
observação, imaginação, linguagem, expressão e criatividade.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS: Maternais e Jardim
·
Criar
com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos sensações e
emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança,
teatro, música;
·
Demonstrar
controle de adequação do uso do seu corpo em momentos de cuidado, brincadeiras
e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas entre outras
possibilidades;
·
Criar
movimentos gestos, olhares, mimicas, e sons com o corpo em brincadeiras, jogos
e atividades artísticas, como dança e teatro;
·
Comunicar-se
com os colegas e os adultos, buscando compreende-los e fazendo-se compreender;
·
Fazer
uso de suas possibilidades corporais, ao se envolver em brincadeiras de
diferentes naturezas;
·
Utilizar
sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais, durante
brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas;
·
Expressar-se
por meio de linguagem como a do desenho, da música, do movimento corporal, do
teatro.
CONTEÚDOS:
·
Expressividade;
·
Comunicação
oral e corporal;
·
Diferentes
linguagens artísticas e culturais;
·
Interpretação
e dramatização;
·
Literatura
infantil;
·
Tradições
e diversidades socioculturais;
·
Fazer
artístico.
METODOLOGIA:
·
Contação
de histórias, utilizando os fantoches e dedoches;
·
Colher
materiais na natureza para confecção dos senários das histórias;
·
Confecções
de personagens da história e acessórios, fantoches, ou materiais alternativos.
·
Confecções
de brinquedos de sucata como caixas, caixas de leite, fantoches de palitos, e
outros feitos pelas crianças com a orientação da professora;
·
Desenho;
·
Pintura;
·
Colagens;
·
Dobraduras;
·
Teatro
usando materiais alternativos;
·
DVDS;
·
Dança
da cadeira;
·
Histórias
no bosque, utilizando a rede, caixas de papelão etc;
·
Proporcionar
momentos de história na sala, no pátio, e em diversos espaços e cantos;
AVALIAÇÃO:
Conforme o projeto, as crianças demonstraram interesse em participar das atividades
e gostaram muito dos momentos de produção de teatro onde puderam utilizar cola,
cola com gliter e brilho, tesoura, utilizando materiais recicláveis, materiais da
natureza como recolher as folhas das árvores, as pedras e galho das
árvores lá do bosque, e também inventar
personagem e fantoches etc. Expressaram satisfação, ao ouvir as histórias e
participar delas ao mesmo tempo foi muito prazeroso pra elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário