sexta-feira, 28 de setembro de 2018

PROJETO FASCINANTE MUNDO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O FASCINANTE MUNDO DO TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA DENISE

PROBLEMA: Como trabalhar a manifestação e apreciação artística, a sensibilidade da criatividade e da expressão pessoal das crianças de 0 a 3 anos?
JUSTIFICATIVA: Uma Educação Infantil que leva em conta o trabalho interdisciplinar e que visa o atendimento integral das necessidades das crianças nessa faixa etária leva em conta as várias facetas do gênero da linguagem como forma de aprendizagem. Na educação infantil o brincar é pilar para o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria no mundo adulto, das regras e da complexidade sócio cultural da sociedade a qual pertence. Uma proposta da educação infantil de qualidade compreende o papel fundamental do brincar bem como possibilidades de compor uma proposta pedagógica que de fato promova um desenvolvimento infantil de qualidade.
 Dentro desta proposta, o teatro trabalha uma linguagem que oportuniza formas de manifestação que permite que a criança utilize as diversas formas de linguagens da sociedade como a corporal, a verbal, a plástica, a escrita entre outras, expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais critica e como isso, a criança analisa e avalia o resultado de suas ações interagindo de maneira mais eficaz no meio social em que vive. Além do mais, amplia o repertório das crianças, a medida oferece oportunidades diferentes da manifestação da cultura para a criança visualizar, conviver, compreender, participar e interagir.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a alta-expressão por meio da arte cênica (teatro) favorecendo a atenção, observação, imaginação, linguagem, expressão e criatividade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Maternais e Jardim
·         Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música;
·         Demonstrar controle de adequação do uso do seu corpo em momentos de cuidado, brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas entre outras possibilidades;
·         Criar movimentos gestos, olhares, mimicas, e sons com o corpo em brincadeiras, jogos e atividades artísticas, como dança e teatro;
·         Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreende-los e fazendo-se compreender;
·         Fazer uso de suas possibilidades corporais, ao se envolver em brincadeiras de diferentes naturezas;
·         Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais, durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas;
·         Expressar-se por meio de linguagem como a do desenho, da música, do movimento corporal, do teatro.


CONTEÚDOS:

·         Expressividade;
·         Comunicação oral e corporal;
·         Diferentes linguagens artísticas e culturais;
·         Interpretação e dramatização;
·         Literatura infantil;
·         Tradições e diversidades socioculturais;
·         Fazer artístico.

METODOLOGIA:

·         Contação de histórias, utilizando os fantoches e dedoches;
·         Colher materiais na natureza para confecção dos senários das histórias;
·         Confecções de personagens da história e acessórios, fantoches,  ou materiais alternativos.
·         Confecções de brinquedos de sucata como caixas, caixas de leite, fantoches de palitos, e outros feitos pelas crianças com a orientação da professora;
·         Desenho;
·         Pintura;
·         Colagens;
·         Dobraduras;
·         Teatro usando materiais alternativos;
·         DVDS;
·         Dança da cadeira;
·         Histórias no bosque, utilizando a rede, caixas de papelão etc;
·         Cenário para contar histórias com fantoches;
·         Proporcionar momentos de história na sala, no pátio, e em diversos espaços e cantos;

AVALIAÇÃO:

Conforme o projeto, as crianças demonstraram interesse em participar das atividades e gostaram muito dos momentos de produção de teatro onde puderam utilizar cola, cola com gliter e brilho, tesoura,  utilizando materiais recicláveis, materiais da natureza como recolher as folhas das árvores, as pedras e galho das árvores  lá do bosque, e também inventar personagem e fantoches etc. Expressaram satisfação, ao ouvir as histórias e participar delas ao mesmo tempo foi muito prazeroso  pra elas.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário