sexta-feira, 28 de setembro de 2018

PROJETO DESCOBRINDO AS LETRAS E OS NÚMEROS


Projeto: Descobrindo as letras e os números
Professora: Josiane Casa Grande
Turma: Maternal II C

Problemática: Como fazer com que as crianças aprendam a reconhecer os numerais e letras de forma prazerosa?

Justificativa: Conhecer números e letras é uma das competências que as crianças adquirem na Educação Infantil.  É muito comum ouvir perguntas deste tipo:
- Que letra é essa? – Que número é esse? Mesmo sem saber se é uma letra ou um número. Em diversos momentos da rotina oferecemos a eles contato com letras e números e brincando sem perceber estão iniciando sua jornada ao mundo letrado.
A partir das observações e falas das crianças é que iremos desenvolver este projeto.

Objetivo Geral: Proporcionar o conhecimento do alfabeto e dos números para as crianças de forma lúdica e prazerosa, através de atividades do seu cotidiano e de jogos.

Objetivos Específicos:
·         Desenvolver a lateralidade, coordenação motora fina e grossa, a concentração, a socialização e a percepção visual;
·         Estimular o reconhecimento do símbolo e do som das letras, através de jogos, músicas e brincadeiras;
·         Desenvolver atividades estimulantes, desafiadoras e muito divertidas.
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio.
·         Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão.
·         Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade.

Conteúdos:
·         Eu e o outro, exploração do espaço, família (Identidade e autonomia);
·         Fazer artístico, exploração de diferentes materiais (Artes visuais);
·         Expressão oral e corporal, canto, gêneros musicais (Música);
·         Linguagem oral e corporal, comunicação e expressão (Linguagem);
·         Interação com a natureza e grupo social (Natureza e sociedade);
·         Contagem oral, noções de espaço, número ( Matemática);
·         Expressividade, sensações (Corpo e movimento);

Metodologia:
·         Brincar com massinha de modelar;
·         Brincadeiras dirigidas: ovo choco; dança da cadeira; passar no túnel;
·         Cantar e ouvir diversas músicas que envolvam letras e números, como “Mariana conta”, “Indiozinhos”, “Um, dois feijão com arroz”, “Abecedário da Xuxa”. Anexar às mesmas músicas na parede da sala;
·         Confeccionar o alfabeto para expor na sala e colar a foto das crianças na letra inicial do nome de cada um;
·         Apresentar os numerais de 0 a 5 nomeando cada um e expor na sala;
·         Colar a letra inicial de cada criança no chão para que a mesma possa identificar;
·         Assistir DVD’s relacionados ao tema;
·         Recortar de revistas e jornais letras e números e montar um cartaz;
·         Mostrar o calendário, explicar através de roda de conversa e expor um calendário na sala, mostrando diariamente o dia que estamos, mês, dia da semana;
·         Trabalhar a quantidade de meninos e meninas (durante as atividades e a chamadinha);
·         Pintar números e letras;
·         Brincar com letras móveis;
·         Brincar na amarelinha;
·         Brincar de escrever letras na areia e com pedrinhas;
·         Passeio pelos arredores do C.E.I. Para vermos onde encontramos letras e números;
·         Brincar/manusear os alinhavos de números;
·         Brincadeira “Pescando Letras”: em uma bacia com água, as crianças devem pegar a letra inicial do nome utilizando pegador de macarrão e peneira;
·         Atividade com os elementos da natureza, onde primeiramente  realizaremos com a turma uma roda de conversa e em seguida as crianças serão levadas no bosque e nos espaços do CEI  para pegar diversos elementos da natureza como folhas, galhos etc, em seguida cada criança irá colar o que encontrou na inicial do seu nome, utilizaremos a mesa que temos no bosque.( Atividade do PCE).

Cronograma: O projeto será desenvolvido nos meses de julho e agosto

Avaliação:
·         Comunica-se e expressa sentimentos por meio de diferentes linguagens;
·         Demonstra atenção ao ouvir alguém falando;
·         Responde a perguntas dirigidas;
·         Demonstra expressão facial;
·         Expressa satisfação ao ouvir músicas e histórias;
·         Participa das brincadeiras musicais e dos momentos de musicalização;
·         Observa e relaciona imagens falando sobre elas;
·         Experimenta diferentes materiais;
·         Participa das ações do grupo;
·         Reconhece a letra inicial do nome;
·         Conta oralmente os números em certa sequencia;

AVALIAÇÃO DO PROJETO:
Durante o desenvolvimento do projeto Descobrindo as letras e o número teve como foco principal o conhecimento do nome próprio da criança, a letra inicial do seu nome, o nome das pessoas de seu convívio, como também reconhecer os números de 0 a 5.
Podemos observar que as crianças demonstraram muitas curiosidades e descobertas em relação às letras e os números, eles adoravam observar o alfabeto exposto na sala juntamente com a foto de cada criança, realizamos atividades com os elementos da natureza, concluímos que o projeto teve uma boa aceitação pelas crianças onde muitas já possuíam conhecimento da sua letra inicial, como também realizar a contagem e o reconhecimento dos números.
 Também oportunizamos as crianças as letras móveis e os alinhavos dos números, atividades estas que desenvolveram habilidades motoras e de memorização. Dessa forma procuramos realizar todas as atividades de maneira lúdica estimulando a criatividade e a imaginação das nossas crianças.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário