Projeto: Descobrindo as letras e os números
Professora: Josiane Casa Grande
Turma: Maternal II C
Problemática: Como fazer com que as crianças aprendam a reconhecer os numerais e
letras de forma prazerosa?
Justificativa: Conhecer números e letras é uma das competências que as crianças
adquirem na Educação Infantil. É muito comum ouvir perguntas deste tipo:
- Que letra é essa? – Que número é esse? Mesmo sem
saber se é uma letra ou um número. Em diversos momentos da rotina oferecemos a
eles contato com letras e números e brincando sem perceber estão iniciando sua
jornada ao mundo letrado.
A partir das observações e falas das crianças é que
iremos desenvolver este projeto.
Objetivo Geral: Proporcionar o conhecimento do
alfabeto e dos números para as crianças de forma lúdica e prazerosa, através de
atividades do seu cotidiano e de jogos.
Objetivos Específicos:
·
Desenvolver a lateralidade,
coordenação motora fina e grossa, a concentração, a socialização e a percepção
visual;
·
Estimular o reconhecimento do símbolo
e do som das letras, através de jogos, músicas e brincadeiras;
·
Desenvolver atividades estimulantes,
desafiadoras e muito divertidas.
·
Manipular diferentes objetos e
materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de
manuseio.
·
Expressar sensações e ritmos
corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas
formas de expressão.
·
Utilizar a contagem oral em
brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade.
Conteúdos:
·
Eu e o
outro, exploração do espaço, família (Identidade e autonomia);
·
Fazer
artístico, exploração de diferentes materiais (Artes visuais);
·
Expressão oral e corporal, canto,
gêneros musicais (Música);
·
Linguagem oral e corporal,
comunicação e expressão (Linguagem);
·
Interação com a natureza e grupo
social (Natureza e sociedade);
·
Contagem oral, noções de espaço,
número ( Matemática);
·
Expressividade, sensações (Corpo e
movimento);
Metodologia:
·
Brincar com massinha de modelar;
·
Brincadeiras dirigidas: ovo choco;
dança da cadeira; passar no túnel;
·
Cantar e ouvir diversas músicas que envolvam
letras e números, como “Mariana conta”, “Indiozinhos”, “Um, dois feijão com
arroz”, “Abecedário da Xuxa”. Anexar às mesmas músicas na parede da sala;
·
Confeccionar o alfabeto para expor na
sala e colar a foto das crianças na letra inicial do nome de cada um;
·
Apresentar os numerais de 0 a 5 nomeando
cada um e expor na sala;
·
Colar a letra inicial de cada criança
no chão para que a mesma possa identificar;
·
Assistir DVD’s relacionados ao tema;
·
Recortar de revistas e jornais letras
e números e montar um cartaz;
·
Mostrar o calendário, explicar
através de roda de conversa e expor um calendário na sala, mostrando
diariamente o dia que estamos, mês, dia da semana;
·
Trabalhar a quantidade de meninos e
meninas (durante as atividades e a chamadinha);
·
Pintar números e letras;
·
Brincar com letras móveis;
·
Brincar na amarelinha;
·
Brincar de escrever letras na areia e
com pedrinhas;
·
Passeio pelos arredores do C.E.I. Para
vermos onde encontramos letras e números;
·
Brincar/manusear os alinhavos de
números;
·
Brincadeira “Pescando Letras”: em uma
bacia com água, as crianças devem pegar a letra inicial do nome utilizando
pegador de macarrão e peneira;
·
Atividade com os elementos da
natureza, onde primeiramente realizaremos com a turma uma roda de conversa
e em seguida as crianças serão levadas no bosque e nos espaços do CEI para pegar diversos elementos da natureza
como folhas, galhos etc, em seguida cada criança irá colar o que encontrou na
inicial do seu nome, utilizaremos a mesa que temos no bosque.( Atividade do PCE).
Cronograma: O projeto será desenvolvido nos meses de julho e
agosto
Avaliação:
·
Comunica-se e expressa sentimentos
por meio de diferentes linguagens;
·
Demonstra atenção ao ouvir alguém
falando;
·
Responde a perguntas dirigidas;
·
Demonstra expressão facial;
·
Expressa satisfação ao ouvir músicas
e histórias;
·
Participa das brincadeiras musicais e
dos momentos de musicalização;
·
Observa e relaciona imagens falando
sobre elas;
·
Experimenta diferentes materiais;
·
Participa das ações do grupo;
·
Reconhece a letra inicial do nome;
·
Conta oralmente os números em certa
sequencia;
AVALIAÇÃO
DO PROJETO:
Durante o desenvolvimento do projeto Descobrindo as
letras e o número teve como foco principal o conhecimento do nome próprio da
criança, a letra inicial do seu nome, o nome das pessoas de seu convívio, como
também reconhecer os números de 0 a 5.
Podemos observar que as crianças demonstraram muitas
curiosidades e descobertas em relação às letras e os números, eles adoravam
observar o alfabeto exposto na sala juntamente com a foto de cada criança,
realizamos atividades com os elementos da natureza, concluímos que o projeto
teve uma boa aceitação pelas crianças onde muitas já
possuíam conhecimento da sua letra inicial, como também realizar a contagem e o
reconhecimento dos números.
Também
oportunizamos as crianças as letras móveis e os alinhavos dos números,
atividades estas que desenvolveram habilidades motoras e de memorização. Dessa
forma procuramos realizar todas as atividades de maneira lúdica estimulando a
criatividade e a imaginação das nossas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário