sexta-feira, 28 de setembro de 2018

BRINCAR DE CASINHA É REINVENTAR A VIDA


CONSTRUÇÃO DE CASINHA NO CEI IVETE S. SCHMITT E PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA: BRINCAR DE CASINHA É REINVENTAR A VIDA

A casinha é uma das atividades presentes no PCE da instituição. O piso de cimento foi feito pelos membros da APP em mutirões no final de semana. A parte de madeira e o telhado foram adquiridos com as contribuições espontâneas realizadas pelas famílias. Os utensílios que estão dentro da casinha foram doados por familiares das crianças da turma do Jardim A e B e os móveis foram construídos com a participação de familiares das crianças.
A mesma ficou pronta no mês de setembro e as crianças de todas as turmas já estão usando este espaço para brincar e explorar sua criatividade. Acontecerá no mês de outubro a inauguração da casinha e amostra de atividades referente ao Projeto Criativo Ecoformador (PCE).

Abaixo segue reflexões sobre a importância de brincar de casinha. São recortes do texto de Camilla Hoshino (2018):

“Lençóis viram paredes, folhas de bananeira protegem da chuva e qualquer punhado de terra pode se transformar em alimento. Tudo é possível quando se trata da imaginação das crianças. Nessa paisagem encantadora da infância, o cheiro da comida recém-cozida pode ser sentido por todo o ambiente. Todos ficam em movimento e experimentam papéis, pois os sentidos dados às ações são inesgotáveis. Dos tijolos que constroem a fantasia, nos mínimos detalhes, surgem casas inteiras, prontas para receber qualquer visita. Entrem sem pedir licença e fiquem à vontade. Brincar de casinha é um convite universal. [...]

Brincar é muito mais do que uma forma de passar o tempo, mas um verbo que faz parte da gramática cultural da infância. Revela-se como um meio de expressão, uma ponte para o diálogo com outras pessoas, uma possibilidade de se conhecer, se desenvolver e dar asas à imaginação. [...]

Do vocabulário que nasce nos mais diversos tipos de interações do brincar, um substantivo se destaca: a casa. Ou melhor, casinha, uma brincadeira bastante popular e tradicional, de norte a sul do país, entre moradores do campo e da cidade, de várias origens culturais. Como explica Franzim, o simbolismo da casa está atrelado às tarefas de edificar, de construir, de se abrigar e habitar. [...]

O ser humano é humano na medida em que ele cria de dentro para fora: cria pensamentos, sentimentos, ações. E o início dessas criações é o brincar. Impedir ou reduzir o brincar livre e espontâneo significa reduzir o potencial de cada ser de se tornar cada vez mais humano. Além disso, o brincar mistura idades, sexos, povos, culturas — assim, ele se torna contemporâneo. Por isso, o brincar criativo faz parte dos direitos humanos universais.”


































PROJETO O MUNDO DAS SENSAÇÕES


PROJETO: SENSAÇÕES
TÍTULO: O MUNDO DAS SENSAÇÕES
TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORA: LEIDIMARA

JUSTIFICATIVA: Na faixa etária na qual as crianças do berçário II se encontram a fase da curiosidade está cada vez mais aflorada, desta forma, estaremos trabalhando durante os meses de julho e agosto o projeto sensações. Este projeto tem por objetivo disponibilizar a consciência do corpo por meio da exploração do mundo, através de estímulos do olfato, visão, tato, paladar e audição. Além de, abordar a importância do estímulo dos sentidos sensoriais na aprendizagem como parte fundamental do desenvolvimento da criança e a utilização dos sentidos no envolvimento com o mundo e na construção de experiências. Para tanto, estaremos realizando atividades que visem abordar a importância dos sentidos na construção de conhecimentos e no desenvolvimento dos pequenos.

OBJETIVO GERAL: Disponibilizar meios para que as crianças descubram a importância e a utilização dos sentidos sensoriais para a vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
- Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidade de manuseio;
- Observar imagens diversas a fim de identificá-las;
- Interagir com brinquedos e materiais sonoros a fim de perceber os diferentes sons;
- Explorar as diversidades sonoras (sons de animais, do corpo, de instrumentos);
- Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas potencialidades;

CONTEÚDOS:
- Conhecimento e possibilidades do corpo (Corpo e Movimento)
- Exploração de diferentes materiais (formas, cores, texturas) (Artes Visuais).
- Observação e conversação de imagens e objetos (Artes Visuais)
- Sons e Ritmos (Música)
- Diversidades sonoras (Música)
- Coordenação motora ampla (Corpo e Movimento)

METODOLOGIA:
- Interagir com o tapete sensorial do CEI, desafiando e instigando as crianças a sentir e tocar os materiais;
- Brincar na trilha sensorial do bosque, interagindo com os elementos naturais encontrados no bosque;
- Realizar atividades para as crianças tocarem diferentes materiais como: algodão, arroz, feijão, esponja, lixa,etc;
- Realizar com as crianças a massinha caseira, deixar as crianças interagirem entre si;
- Brincar e interagir com a maleta das sensações do CEI;
- Realizar sons com diferentes materiais, desafiando as crianças a descobrirem o som (sons de animais, sons de objetos);
- Realizar um passeio na horta para que as crianças possam interagir com o barro e as verduras, a fim de tocar, cheirar e experimentar;
- Fazer degustação das verduras da horta, identificando os sabores;
- Fazer degustação do chá caninha de cheiro, e com parceria da família fazer um bolo do mesmo chá;
- Pedir para que os pais preencham com materiais alternativos os saquinhos com fecho (tinta, bolinha de isopor, bolinhas em gel, esponja, bom bril, algodão, lixa, elementos da natureza, bolinha de gudes, etc...)

CRONOGRAMA:
Meses de julho e agosto de 2018

AVALIAÇÃO:
- Reconhece sua imagem no espelho ou em fotos;
- Experimenta e explora diferentes materiais;
- Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
- Identificam imagens nos mais diversos contextos;
- Manipula brinquedos e materiais sonoros;
- Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
- Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;


Com o desenvolvimento do projeto sensações, foi possível disponibilizar meios para que pudéssemos explorar os sentidos nas crianças. Por se tratar de crianças ainda pequenas as atividades que tinham como objetivo aguçar os sentidos foram realizadas de forma bastante lúdica, e que fosse prazerosa para as crianças. Foi possível observar que elas demonstraram interesse e prazer em explorar os objetos que oferecemos a elas. Na atividade de conhecer a horta e seus alimentos, terra e água foi um dos momentos que as crianças mais exploraram o tato, paladar, olfato e a visão. Outra atividade que as crianças demonstraram maior interesse foi no preparo da massinha de modelar, onde puderam tocar, sentir e brincar com o que juntos havíamos criado.
O desenvolvimento do projeto teve boa aceitação por parte das crianças, e é de suma importância instigar os sentidos nelas, para que assim possam se desenvolver de forma integral.