quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PROJETO: OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES


TURMA: PRÉ II A MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: TIAMARA

PROBLEMA: Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar, sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeiam, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborado. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compressão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E é esse o conjunto de objetos que conhecemos e a eles damos o nome de comunicação (jornal, rádio, televisão, internet, telefone, carta, revista, livro, cinema...)

OBJETIVO GERAL: Conhecer as características dos meios de comunicação, a fim de ampliar o conhecimento da criança sobre estes meios grandiosos que podemos e devemos usar a nosso favor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Levar os alunos a distinguir os meios de comunicação;
v Desenvolver a criatividade;
v Utilizar adequadamente os meios de comunicação;
v Valorizar os meios de comunicações existentes.


CONTEÚDOS:
v Artes visuais - fazer artístico;
                             - exploração de materiais;
                             - organização de materiais;
                             - recorte, colagem e pintura.
v Identidade e autonomia- jogos simbólicos.
v Corpo e movimento       - percepção de ritmo.
                                           - coordenação motora fina;
v Linguagem                        - relato de vivências;
                                           - ampliação do vocabulário.
v Natureza e sociedade    - meios de comunicação e sua evolução
v Matemática                     - contagem oral;
                                           - classificação, seriação e comparação;
                                           - raciocínio lógico.
v Música                              - repertório de canções infantis.


ATIVIDADES:
v Mural com figuras;
v Canções;
v Trazer meios de comunicações para fazer o cantinho da informática;
v Cinema;
v Desenho espontâneo;
v Passeio de estudos ao correio e a rádio;
v Brincadeira usando os meios de comunicação;
v Inteiração nas histórias recontos ou textos informativos, sobre os meios de comunicação;
v Comparação;
v Pesquisa;
v Caça- palavras;
v Liga pontos;
v Atividades matemáticas;



AVALIAÇÃO:
v Produz trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, pintura modelagem, demonstrando gosto, cuidado e respeito pelo processo de produção;
v Demonstra cuidado com o material pessoal e coletivo;
v Manuseia corretamente e domina o manuseio com independência a cola, tesoura e pincéis;
v Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções;
v Se expressa corporalmente por meio da dança, brincadeiras e outros movimentos;
v Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos;
v Relata experiências e fatos;
v Utiliza a fala com coerência de acordo com o contexto demonstrando ampliação de seu vocabulário;
v Compreende a utilidade dos principais meios de comunicações;
v Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconhece as suas necessidades;
v Realiza separação e classificação de materiais e objetos iguais;
v Participa de jogos lógicos compreendendo as regras básicas;
v Desenvolve memória e conhecimento musical do repertório de canções.


CRONOGRAMA: 30 dias (SETEMBRO)

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário