TURMA: PRÉ II A
MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: TIAMARA
PROBLEMA: Desde a mais tenra idade,
necessitamos nos comunicar, sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento
tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeiam, alguns sinais que depois vão
se tornando mais elaborado. O ser humano além de aprender diversas maneiras de
facilitar a compressão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos
que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos em tempo real, passarmos informações
para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E é
esse o conjunto de objetos que conhecemos e a eles damos o nome de comunicação (jornal,
rádio, televisão, internet, telefone, carta, revista, livro, cinema...)
OBJETIVO GERAL: Conhecer as características dos meios
de comunicação, a fim de ampliar o conhecimento da criança sobre estes meios
grandiosos que podemos e devemos usar a nosso favor.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v Levar os alunos a distinguir os meios
de comunicação;
v Desenvolver a criatividade;
v Utilizar adequadamente os meios de
comunicação;
v Valorizar os meios de comunicações
existentes.
CONTEÚDOS:
v Artes visuais - fazer artístico;
- exploração de
materiais;
- organização de
materiais;
- recorte, colagem e pintura.
v Identidade e autonomia- jogos
simbólicos.
v Corpo e movimento - percepção de ritmo.
-
coordenação motora fina;
v Linguagem - relato de vivências;
-
ampliação do vocabulário.
v Natureza e sociedade - meios de comunicação e sua evolução
v Matemática - contagem oral;
-
classificação, seriação e comparação;
-
raciocínio lógico.
v Música - repertório de
canções infantis.
ATIVIDADES:
v Mural com figuras;
v Canções;
v Trazer meios de comunicações para
fazer o cantinho da informática;
v Cinema;
v Desenho espontâneo;
v Passeio de estudos ao correio e a
rádio;
v Brincadeira usando os meios de
comunicação;
v Inteiração nas histórias recontos ou
textos informativos, sobre os meios de comunicação;
v Comparação;
v Pesquisa;
v Caça- palavras;
v Liga pontos;
v Atividades matemáticas;
AVALIAÇÃO:
v Produz trabalhos de artes, utilizando
a linguagem do desenho, pintura modelagem, demonstrando gosto, cuidado e
respeito pelo processo de produção;
v Demonstra cuidado com o material
pessoal e coletivo;
v Manuseia corretamente e domina o
manuseio com independência a cola, tesoura e pincéis;
v Participa de atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções;
v Se expressa corporalmente por meio da
dança, brincadeiras e outros movimentos;
v Aperfeiçoa as habilidades manuais
através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos;
v Relata experiências e fatos;
v Utiliza a fala com coerência de
acordo com o contexto demonstrando ampliação de seu vocabulário;
v Compreende a utilidade dos principais
meios de comunicações;
v Utiliza a contagem oral nas
brincadeiras e em situações nas quais reconhece as suas necessidades;
v Realiza separação e classificação de
materiais e objetos iguais;
v Participa de jogos lógicos
compreendendo as regras básicas;
v Desenvolve memória e conhecimento
musical do repertório de canções.
CRONOGRAMA: 30 dias (SETEMBRO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário