sexta-feira, 8 de setembro de 2017

PROJETO: DESCOBRINDO A MÚSICA: RITMO, SONS E MOVIMENTO.


TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORA: CHEILA
AUXILIARES DE SALA: SIMONE E CERLI

PROBLEMA: O que posso aprender através da música?

JUSTIFICATIVA: A música tem um papel muito importante na educação infantil e vai além de cantar e dançar. Ela ajuda no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico. Também é facilitadora do processo de construção e ampliação do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da concentração e da atenção.  Este projeto partiu da curiosidade e interesse das crianças, pois, quando estávamos passeando pelos arredores do CEI, passando em frente a Banda Marcial da Escola Pedro Aleixo, as crianças quiseram parar para ouvir a música. Desta forma, instigadas também pelas professoras viu-se que trabalhar um projeto sobre música, sons e movimentos, torna-se relevante para o ensino aprendizagem das crianças.  De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998,p.49) “A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.”

OBJETIVO GERAL: Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento a fim de estimular a criatividade, o movimento, a linguagem oral, atenção e concentração.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
·       Reconhecer a importância da família na socialização das crianças  a fim de integrá-las em atividades no CEI;
·       Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
·       Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, sinos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons, ritmos e discriminá-los;
·       Explorar diversidades sonoras (sons de animais, do corpo e de instrumentos);
·       Brincar com a música a fim de explorar sons e ritmos variados;
·       Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
·       Conhecer o universo musical através da apreciação de diferentes gêneros;
·       Estabelecer contato coma linguagem escrita nos livros de literatura infantil;
·       Utilizar a contagem oral nas brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
·       Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·       Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;
·       Perceber estruturas rítmicas a fim de expressa-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras;
·       Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver melhor suas capacidades.

CONTEÚDOS:
·       Conhecimento de si, família (Identidade e Autonomia);
·       Fazer artístico ( Artes Visuais);
·       Sons e ritmos, brincadeiras musicais, canto, gêneros musicais ( Música);
·       Contato com a linguagem escrita (Linguagem);
·       Contagem oral (Matemática);
·       Espontaneidade de movimentos, Expressividade, percepção de ritmo, brincadeiras que envolvam movimentos ( corpo e movimento).

METODOLOGIA:
·       Trazer para sala diversos instrumentos de verdade para que as crianças possam ver e pegar nas mãos como violão, flauta e saxofone dentre outros;
·       Visitar a Banda Marcial da Escola Pedro Aleixo;
·       Construir o cantinho da música, onde será confeccionada uma bateria com baldes de margarina e latas de leite;
·       Confeccionar alguns brinquedos sonoros utilizando materiais recicláveis como: latas, garrafas pet e rolos de papel alumínio, tampinhas de garrafas..., para brincar no cantinho que será construído;
·       Brincar com os instrumentos musicais do CEI;
·       Cantar a música: “Mestre André” e ilustrá-la confeccionando uma sanfoninha;
·       Ilustrar a música “Minhoquinha”, fazendo minhoquinhas com o dedo e tinta guache;
·       Ilustrar a música “Cai chuvinha” soprando a tinta com o canudo;
·       Realizar uma pesquisa com a família para saber se alguém sabe tocar algum instrumento musical e se disponha a vir ao CEI tocar para as crianças do maternal misto. Se não souberem tocar poderão vir e cantar alguma música ou brincar de roda;
·       Cantar a música “dez indiozinho” e “lava, lava lavadeira” fazendo a coreografia que aprendemos na formação com a Nana Toledo;
·       Contar diversas histórias como: O Flautista de Hamelin, Organizando a Orquestra, As Notas Musicais na Floresta, Um maestro sem Talento, Seu lobato tinha um sítio, A dona aranha;
·       Assistir o vídeo da história: “Os músicos de Bremen”;
·       Ensaiar a música “Seu Lobato tinha um Sítio” para uma apresentação.


AVALIAÇÃO:
·       Reconhece as partes do corpo;
·       Reconhece a importância da família na interação com o grupo;
·       Consegue comunicar-se e expressar-se através da arte;
·       Produz sons com ritmo;
·       Reconhece diferentes sons produzidos por diferentes materiais e instrumentos musicais;
·       Imita sons diferenciados;
·       Participa de brincadeiras musicais;
·       Memoriza canções, produzindo partes delas;
·       Demonstra prazer em ouvir sons;
·       Reconhece obras musicais variadas;
·       Difere letras de desenhos;
·       Realiza contagem oral;
·       Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
·       Explora diferentes posturas corporais;
·       Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
·       Participa de brincadeiras que envolvam qualquer tipo de movimento.

Este projeto proporcionou para as crianças, momentos lúdicos com aprendizagem significativa. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer alguns instrumentos de verdade como o violão, o saxofone, flauta doce, gaita, bombardino e tambores. Foi observado que demonstraram gostar muito dos tambores, pois,  com estes, elas puderam produzir diversos sons e ritmos diferentes. Também foi confeccionado alguns instrumentos utilizando materiais recicláveis como latas de diferentes tamanhos e garrafas pet. As crianças exploraram cada instrumento confeccionado demonstrando prazer em ouvir os sons diferentes que produziam. Cantamos diversas músicas algumas crianças conseguiram memorizar parte delas. Os gestos realizados durante as canções demostraram a espontaneidade e a expressividade de cada criança.

CRONOGRAMA:
O projeto será trabalhado o ano todo, mas terá ênfase entre os dias 17 de julho à 17 de agosto.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário