TURMA:
MATERNAL MISTO
PROFESSORA:
CHEILA
AUXILIARES
DE SALA: SIMONE E CERLI
PROBLEMA:
O
que posso aprender através da música?
JUSTIFICATIVA:
A
música tem um papel muito importante na educação infantil e vai além de cantar
e dançar. Ela ajuda no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e
linguístico. Também é facilitadora do processo de construção e ampliação do
conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do
senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da concentração e da
atenção. Este projeto partiu da
curiosidade e interesse das crianças, pois, quando estávamos passeando pelos
arredores do CEI, passando em frente a Banda Marcial da Escola Pedro Aleixo, as
crianças quiseram parar para ouvir a música. Desta forma, instigadas também
pelas professoras viu-se que trabalhar um projeto sobre música, sons e
movimentos, torna-se relevante para o ensino aprendizagem das crianças. De acordo com o Referencial Curricular
Nacional para Educação Infantil (1998,p.49) “A linguagem musical é excelente
meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e
autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.”
OBJETIVO
GERAL: Criar condições para que a criança possa refletir e
entender a música como fonte de prazer e conhecimento a fim de estimular a
criatividade, o movimento, a linguagem oral, atenção e concentração.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Familiarizar-se com a imagem do próprio
corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
·
Reconhecer a importância da família na
socialização das crianças a fim de integrá-las
em atividades no CEI;
·
Criar trabalhos de arte através da
produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o
mundo;
·
Interagir com brinquedos e materiais
sonoros como guizos, sinos, instrumentos musicais a fim de perceber os
diferentes sons, ritmos e discriminá-los;
·
Explorar diversidades sonoras (sons de
animais, do corpo e de instrumentos);
·
Brincar com a música a fim de explorar
sons e ritmos variados;
·
Cantar e interpretar diversas músicas a
fim de desenvolver a memória musical;
·
Conhecer o universo musical através da
apreciação de diferentes gêneros;
·
Estabelecer contato coma linguagem
escrita nos livros de literatura infantil;
·
Utilizar a contagem oral nas
brincadeiras ou situações nas quais se reconheça a necessidade;
·
Movimentar e explorar o corpo para
desenvolver capacidades posturais e motoras;
·
Expressar sensações e ritmos corporais
por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de
expressão;
·
Perceber estruturas rítmicas a fim de
expressa-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras;
·
Brincar com diferentes situações de
movimento para desenvolver melhor suas capacidades.
CONTEÚDOS:
·
Conhecimento de si, família (Identidade e Autonomia);
·
Fazer artístico ( Artes Visuais);
·
Sons e ritmos, brincadeiras musicais,
canto, gêneros musicais ( Música);
·
Contato com a linguagem escrita (Linguagem);
·
Contagem oral (Matemática);
·
Espontaneidade de movimentos,
Expressividade, percepção de ritmo, brincadeiras que envolvam movimentos ( corpo e movimento).
METODOLOGIA:
· Trazer
para sala diversos instrumentos de verdade para que as crianças possam ver e
pegar nas mãos como violão, flauta e saxofone dentre outros;
· Visitar
a Banda Marcial da Escola Pedro Aleixo;
· Construir
o cantinho da música, onde será confeccionada uma bateria com baldes de
margarina e latas de leite;
· Confeccionar
alguns brinquedos sonoros utilizando materiais recicláveis como: latas,
garrafas pet e rolos de papel alumínio, tampinhas de garrafas..., para brincar no
cantinho que será construído;
· Brincar
com os instrumentos musicais do CEI;
· Cantar
a música: “Mestre André” e ilustrá-la confeccionando uma sanfoninha;
· Ilustrar
a música “Minhoquinha”, fazendo minhoquinhas com o dedo e tinta guache;
· Ilustrar
a música “Cai chuvinha” soprando a tinta com o canudo;
· Realizar
uma pesquisa com a família para saber se alguém sabe tocar algum instrumento
musical e se disponha a vir ao CEI tocar para as crianças do maternal misto. Se
não souberem tocar poderão vir e cantar alguma música ou brincar de roda;
· Cantar
a música “dez indiozinho” e “lava, lava lavadeira” fazendo a coreografia que
aprendemos na formação com a Nana Toledo;
· Contar
diversas histórias como: O Flautista de Hamelin, Organizando a Orquestra, As
Notas Musicais na Floresta, Um maestro sem Talento, Seu lobato tinha um sítio,
A dona aranha;
· Assistir
o vídeo da história: “Os músicos de Bremen”;
· Ensaiar
a música “Seu Lobato tinha um Sítio” para uma apresentação.
AVALIAÇÃO:
·
Reconhece as partes do corpo;
·
Reconhece a importância da família na
interação com o grupo;
·
Consegue comunicar-se e expressar-se
através da arte;
·
Produz sons com ritmo;
·
Reconhece diferentes sons produzidos por
diferentes materiais e instrumentos musicais;
·
Imita sons diferenciados;
·
Participa de brincadeiras musicais;
·
Memoriza canções, produzindo partes
delas;
·
Demonstra prazer em ouvir sons;
·
Reconhece obras musicais variadas;
·
Difere letras de desenhos;
·
Realiza contagem oral;
·
Demonstra espontaneidade ao movimentar
seu próprio corpo;
·
Explora diferentes posturas corporais;
·
Demonstra equilíbrio e ritmo nos
movimentos;
·
Participa de brincadeiras que envolvam
qualquer tipo de movimento.
Este projeto
proporcionou para as crianças, momentos lúdicos com aprendizagem significativa.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer alguns instrumentos de verdade
como o violão, o saxofone, flauta doce, gaita, bombardino e tambores. Foi
observado que demonstraram gostar muito dos tambores, pois, com estes, elas puderam produzir diversos sons
e ritmos diferentes. Também foi confeccionado alguns instrumentos utilizando
materiais recicláveis como latas de diferentes tamanhos e garrafas pet. As
crianças exploraram cada instrumento confeccionado demonstrando prazer em ouvir
os sons diferentes que produziam. Cantamos diversas músicas algumas crianças
conseguiram memorizar parte delas. Os gestos realizados durante as canções
demostraram a espontaneidade e a expressividade de cada criança.
CRONOGRAMA:
O projeto será
trabalhado o ano todo, mas terá ênfase entre os dias 17 de julho à 17 de agosto.
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