PROFESSORA: TIAMARA
TURMA: PRÉ II A MATUTINO E
VESPERTINO
PROBLEMA: O
que fazer para que os alunos lembrem da rotina de atividades da sala de aula e se concentrem durante as
explicações?
JUSTIFICATIVA:
A proposta desse projeto é fazer com que os alunos
resgatem lembranças por meio de atividades cotidianas em suas casas, conversas
sobre seus finais de semana, aniversário, festas ocorridas no passado,
exercitado a memória para recordar as atividades e aprendizados adquiridos em
sala de aula.
OBJETIVO GERAL:
Exercitar nos alunos as habilidades de: Observar,
sequenciar, relacionar fatos, sentimentos, emoções para relatar as experiências
vividas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Ampliar conhecimento artístico através de
desenhos apresentando formas e estruturas definidas.
·
Criar bons hábitos de respeito as regras e ao
grupo no qual está inserida: Família, escola, comunidade.
·
Reconhecer lugares conhecidos em registros
como fotos, maquetes...
·
Expressar necessidades, desejos, pensamentos
e sentimentos, a fim de realizar escolhas demonstrando iniciativa.
·
Reconhecer e escrever seu nome completo em
diversas situações do cotidiano;
·
Interessar-se por escrever ainda não de forma
convencional.
·
Relacionar a ideia de número a quantidade
correspondente;
·
Ampliar e compartilhar o repertório de
canções infantis a fim de desenvolver memória musical;
·
Desenvolver a coordenação motora em
atividades que envolvam utilização de movimentos finos de pressão, recorte,
modelagem.
CONTEÚDOS
·
Respeito
às regras sociais e as pessoas;
·
Iniciativa
para fazer escolhas;
·
Comunicação
e expressão de desejos e sentimentos;
·
Nome
(Reconhecimento e escrita);
·
Escrita
espontânea;
·
Números,
quantidades, cálculo mental;
·
Repertório
de canções infantis;
·
Coordenação
motora fina;
·
Atividades
em casa;
·
Pesquisa
com os pais e avôs;
·
Entrevista.
ESTRATÉGIAS:
·
Pintura com pincel livre e dirigido;
·
Exploração de cores;
·
Confecção de mosaico (papel colorido, picado
ou rasgado)
·
Exposição de fotos e objetos;
·
Datas comemorativas: Organizar calendário, músicas,
histórias, decoração, cartões;
·
Promoção de ação com movimento, música,
cantos com interação e troca de afeto;
·
Trabalho com atividades escritas e
brincadeiras em grupo;
·
Momentos de ouvir o colega;
·
Utilização de palavras de cortesia (com
licença, obrigada, por favor).
·
Ouvir histórias com uso e aparelho de som;
·
Desenhar história que ouviu;
·
Imitar conforme desenhos visualizados;
·
Pesquisas com a família;
·
Promoção de situação problema, oral e escrita
envolvendo audição e subtração;
·
Agrupamento, contagem ora e quantificação;
·
Exploração de sons produzido com o corpo,
palmas, assovios, bater pés e mãos;
·
Imitação de sons conhecidos como: animais,
risada de bruxa, ronco carro etc...;
·
Atividades de andar, correr, saltar, rastejar,
subir, descer com e sem;
·
Brincadeira de faz de conta;
·
Visita ao museu;
·
Leitura de livros.
ATIVIDADE DE ROTINA:
·
Acolhida
(Através de joguinhos, brinquedos que tem na sala);
·
Alimentação;
·
Massinha
de modelar;
·
Jogos;
·
Hora
do parque;
·
Pauta
do dia;
·
Educação
Física;
·
Calendário;
·
Chamada;
·
Roda
de conversa....
CRONOGRAMA: 15 DIAS
AVALIAÇÃO:
·
Demostrar
atitudes e respeito aos colegas e profissionais da instituição;
·
Reconhecer
lugares;
·
Reconhecer
seu nome escrito, identificando-o nos diversas situações do cotidiano;
·
Realizar
escritas espontâneas;
·
Relacionar
a ideia de número e quantidade correspondente;
·
Criar
estratégias para resolução de situações problema, utilizando procedimentos
simples de cálculo mental e oral;
·
Utilizar
situações simples de cálculo mental como ferramenta pra resolver situações
problemas;
·
Desenvolver
memória e conhecimento musicais através de repertório de canções;
·
Expressar-se
corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.
AVALIAÇÃO FINAL
O Projeto
Toda Memória Tem Uma História Para Contar foi realizado com um propósito
surgindo da necessidade dos alunos de gravar e transmitir aos pais as
atividades, brincadeiras, jogos , combinados....desenvolvidos
todos os dias em sala.
A História
De Guilherme Augusto Araújo Fernandes nos mostra a história de um menino que
mora ao lado de um asilo, e descobre que dona Antônia uma senhora idosa que
está há muito tempo lá perdeu sua memória. Este menino começa a investigar,
pesquisar buscando pequenos objetos que
faça aos poucos recuperar sua memória.
Na roda de
conversa em sala de aula foi lançado o desafio com a seguinte pergunta: O que é
memória? E as respostas foram: alguma coisa que temos na cabeça, nosso cérebro,
o pensamento, coisas antigas, o que nós sonhamos, o que tem no museu ...em
seguida foi apresentado o livro de história e iniciamos nosso projeto.
Os Alunos
Resgataram Lembranças como: sapatinhos, babador, roupa de batismo, brinquedos..
de quando eram bebês . Cada qual estava ansioso para contar sua história e em
seguida exposto para todos apreciar.
Desenvolvemos
atividades de pesquisa com os pais onde
o propósito principal era sentar ao lado de seu filho(a) e contar como era em
sua época de criança: Brincadeiras, festas de aniversário, presentes, brincadeiras.
Depois foi
a vez dos avós sentarem com seus netos e falar sobre: Objetos que lhes trazem alegres e tristes recordações.
Com todas
essas informações que os alunos trouxeram, tiveram que lembrar e apresentar a
seus coleguinhas toda história repassada por seus pais e avós.
Visitamos o
museu de Massaranduba, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer
objetos antigos e tiveram uma aula sobre sustentabilidade.
Este
projeto trouxe variadas atividades e exercícios de sequências relacionando
sentimentos e emoções para que estes alunos possam recordar fatos ocorridos no
dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário