quinta-feira, 4 de maio de 2017

PROJETO: TODA MEMÓRIA TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR



PROFESSORA: TIAMARA
TURMA: PRÉ II A MATUTINO E VESPERTINO

PROBLEMA: O que fazer para que os alunos lembrem da rotina de atividades da sala  de aula e se concentrem durante as explicações?

JUSTIFICATIVA:
A proposta desse projeto é fazer com que os alunos resgatem lembranças por meio de atividades cotidianas em suas casas, conversas sobre seus finais de semana, aniversário, festas ocorridas no passado, exercitado a memória para recordar as atividades e aprendizados adquiridos em sala de aula.

OBJETIVO GERAL:
Exercitar nos alunos as habilidades de: Observar, sequenciar, relacionar fatos, sentimentos, emoções para relatar as experiências vividas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·        Ampliar conhecimento artístico através de desenhos apresentando formas e estruturas definidas.
·        Criar bons hábitos de respeito as regras e ao grupo no qual está inserida: Família, escola, comunidade.
·        Reconhecer lugares conhecidos em registros como fotos, maquetes...
·        Expressar necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, a fim de realizar escolhas demonstrando iniciativa.
·        Reconhecer e escrever seu nome completo em diversas situações do cotidiano;
·        Interessar-se por escrever ainda não de forma convencional.
·        Relacionar a ideia de número a quantidade correspondente;
·        Ampliar e compartilhar o repertório de canções infantis a fim de desenvolver memória musical;
·        Desenvolver a coordenação motora em atividades que envolvam utilização de movimentos finos de pressão, recorte, modelagem.

CONTEÚDOS

·        Respeito às regras sociais e as pessoas;
·        Iniciativa para fazer escolhas;
·        Comunicação e expressão de desejos e sentimentos;
·        Nome (Reconhecimento e escrita);
·        Escrita espontânea;
·        Números, quantidades, cálculo mental;
·        Repertório de canções infantis;

·        Coordenação motora fina;
·        Atividades em casa;
·        Pesquisa com os pais e avôs;
·        Entrevista.

ESTRATÉGIAS:

·        Pintura com pincel livre e dirigido;
·        Exploração de cores;
·        Confecção de mosaico (papel colorido, picado ou rasgado)
·        Exposição de fotos e objetos;
·        Datas comemorativas: Organizar calendário, músicas, histórias, decoração, cartões;
·        Promoção de ação com movimento, música, cantos com interação e troca de afeto;
·        Trabalho com atividades escritas e brincadeiras em grupo;
·        Momentos de ouvir o colega;
·        Utilização de palavras de cortesia (com licença, obrigada, por favor).
·        Ouvir histórias com uso e aparelho de som;
·        Desenhar história que ouviu;
·        Imitar conforme desenhos visualizados;
·        Pesquisas com a família;
·        Promoção de situação problema, oral e escrita envolvendo audição e subtração;
·        Agrupamento, contagem ora e quantificação;
·        Exploração de sons produzido com o corpo, palmas, assovios, bater pés e mãos;
·        Imitação de sons conhecidos como: animais, risada de bruxa, ronco carro etc...;
·        Atividades de andar, correr, saltar, rastejar, subir, descer com e sem;
·        Brincadeira de faz de conta;
·        Visita ao museu;
·        Leitura de livros.

ATIVIDADE DE ROTINA:
·        Acolhida (Através de joguinhos, brinquedos que tem na sala);
·        Alimentação;
·        Massinha de modelar;
·        Jogos;
·        Hora do parque;
·        Pauta do dia;
·        Educação Física;
·        Calendário;
·        Chamada;
·        Roda de conversa....

CRONOGRAMA: 15 DIAS

AVALIAÇÃO:
·        Demostrar atitudes e respeito aos colegas e profissionais da instituição;
·        Reconhecer lugares;
·        Reconhecer seu nome escrito, identificando-o nos diversas situações do cotidiano;
·        Realizar escritas espontâneas;
·        Relacionar a ideia de número e quantidade correspondente;
·        Criar estratégias para resolução de situações problema, utilizando procedimentos simples de cálculo mental e oral;
·        Utilizar situações simples de cálculo mental como ferramenta pra resolver situações problemas;
·        Desenvolver memória e conhecimento musicais através de repertório de canções;
·        Expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.



AVALIAÇÃO FINAL

O Projeto Toda Memória Tem Uma História Para Contar foi realizado com um propósito surgindo da necessidade dos alunos de gravar e transmitir aos pais as atividades, brincadeiras, jogos ,  combinados....desenvolvidos todos os dias em sala.
A História De Guilherme Augusto Araújo Fernandes nos mostra a história de um menino que mora ao lado de um asilo, e descobre que dona Antônia uma senhora idosa que está há muito tempo lá perdeu sua memória. Este menino começa a investigar, pesquisar buscando pequenos objetos que  faça aos poucos recuperar sua memória.
Na roda de conversa em sala de aula foi lançado o desafio com a seguinte pergunta: O que é memória? E as respostas foram: alguma coisa que temos na cabeça, nosso cérebro, o pensamento, coisas antigas, o que nós sonhamos, o que tem no museu ...em seguida foi apresentado o livro de história e iniciamos nosso projeto.
Os Alunos Resgataram Lembranças como: sapatinhos, babador, roupa de batismo, brinquedos.. de quando eram bebês . Cada qual estava ansioso para contar sua história e em seguida exposto para todos apreciar.
Desenvolvemos atividades de pesquisa com os pais  onde o propósito principal era sentar ao lado de seu filho(a) e contar como era em sua época de criança: Brincadeiras, festas de aniversário, presentes, brincadeiras.
Depois foi a vez dos avós sentarem com seus netos e falar sobre: Objetos  que lhes trazem alegres e tristes recordações.
Com todas essas informações que os alunos trouxeram, tiveram que lembrar e apresentar a seus coleguinhas toda história repassada por seus pais e avós.
Visitamos o museu de Massaranduba, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer objetos antigos e tiveram uma aula sobre sustentabilidade.
Este projeto trouxe variadas atividades e exercícios de sequências relacionando sentimentos e emoções para que estes alunos possam recordar fatos ocorridos no dia a dia.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário