TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: DILVA E JURÁRIA
PROFESSORAS AUXILIARES: TANIA E VANESSA R.
PROBLEMA: Como estimular o gosto e o prazer pela leitura nos bebês?
JUSTIFICATIVA: A literatura infantil é um caminho que leva a
criança a desenvolver a imaginação, a emoção e os sentimentos de forma
prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança
ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis
que a criança enfoca a importância de contar e recontar histórias. As crianças
do berçário encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a
imitação representa a sua realidade. Para elas as coisas são vivas e dotadas de
intenção e sentimentos. Aproveitando que nesta fase as crianças apresentam
maior capacidade de concentração fixam como ouvintes e conquistam a sua própria
linguagem.
Acreditamos que o bebê desenvolve
um processo de leitura quando se interessa pelos brinquedos, pelo livro, pela
música, pela dança e por tudo aquilo que se oferece para o seu desenvolvimento.
Além disso, gosta de ouvir histórias de animais, crianças, natureza;
diverte-se, bate palmas, sente medo, imita as personagens; fantasia entrando e
saindo da história. Com esse trabalho, o bebê vai aumentando o seu conhecimento de mundo,
aprendendo a gostar de literatura e a ler para além de seu espaço de referência
ou espaço imediato para aderir ao mundo mágico dos textos.
OBJETIVO GERAL: Levar a criança ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo
a descobrir o maravilhoso universo da literatura infantil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Organizar ideias e pensamentos;
·
Desenvolver o gosto pela leitura;
·
Descobrir o mundo sonoro a sua volta e
valorizá-lo;
·
Explorar o esquema corporal;
·
Identificar o lugar de pessoas e objetos
conforme espaço que utilizam ( dentro, fora, perto, longe...);
·
Ampliar progressivamente a destreza de
deslocar-se no espaço ( andar, correr, saltar, etc)
·
Experimentar situações de interação com a
música, canções e movimentos corporais;
·
Desenvolver o gosto por histórias estimulando a
imaginação, o lúdico e o faz de conta;
·
Estimular a emissão de sons, balbucios e
palavras cantando músicas, imitando os personagens da história;
·
Estabelecer contato com a linguagem escrita da
literatura infantil;
·
Escolher livros para a leitura e apreciação de
imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·
Identificar personagens, cenários e objetos das
histórias contadas;
·
Brincar com diferentes situações de movimento
para desenvolver suas potencialidades.
CONTEÚDOS:
·
Expressividade (Identidade e autonomia);
·
Comunicação oral e corporal ( Identidade e autonomia);
·
Observação e conversação de imagens e objetos
(Artes visuais);
·
Literatura infantil (linguagem);
·
Movimento livre (corpo e movimento);
·
Interpretação e dramatização musical (música);
·
Noções do espaço(matemática);
·
Comunicação(linguagem);
·
Sensações(corpo e movimento);
·
Expressividade(corpo e movimento).
METODOLOGIA:
·
Contação de histórias em lugares diferentes;
·
Confeccionar um caminhão com caixas de papelão
para contar história;
·
Contação de história com fantoches, fantasias e
dedoches;
·
Usar DVD’S para ouvir e cantar músicas e também
para que as crianças possam assistir algumas histórias;
·
Brincadeiras de roda cantada;
·
Cantar, dramatizar, criar, ilustrar diferentes
histórias e contar com livros musicais;
·
Caracterizar personagens;
·
Confecção de máscaras;
·
Caixa mágica de histórias com vários livros para
serem lidos e manuseados;
·
Apreciação de imagens presentes na Literatura
Infantil;
·
Folhear livros, jornais e panfletos;
·
Ouvir histórias com o uso de aparelhos de som;
·
Histórias contada por alguns personagens dos
livros.
AVALIAÇÃO:
·
Manuseia livros, folheando-os;
·
Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·
Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·
Apresenta primeiras noções espaciais em
brincadeiras que solicitem ordens como: pegue o brinquedo dentro da caixa,
busque os brinquedos que estão fora...
·
Comunica ideias e sentimentos através das
diferentes linguagens;
·
Participa de momentos de musicalização, jogos
cantados e ritmos;
·
Iniciativas de falas sobre as imagens que vê;
·
Brinca com materiais de diferentes formas,
cores, texturas...
·
Imita adultos e crianças dançando nos diferentes
ritmos musicais;
·
Imita sons, palavras;
·
Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao
ouvir sons diversos;
·
Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
·
Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos...).
Cronograma: um mês.
Foi um dos projetos que a turma
do Berçário II B mais gostou. Gostam de usar fantasias e de ver as professoras
também fantasias. Adoram manusear livros, fantoches e prestam muita atenção nas
histórias que são contadas, percebe-se o brilho no olhar das crianças de
poderem entrar neste mundo de imaginação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário