quinta-feira, 18 de maio de 2017

PROJETO DESCOBRINDO O PRAZER EM OUVIR HISTÓRIAS.


TURMA: BERÇÁRIO II B
PROFESSORAS: DILVA E JURÁRIA
PROFESSORAS AUXILIARES: TANIA E VANESSA R.

PROBLEMA: Como estimular o gosto e o prazer pela leitura nos bebês?

JUSTIFICATIVA: A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, a emoção e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de contar e recontar histórias. As crianças do berçário encontram-se na fase do realismo imaginário, onde pensam que a imitação representa a sua realidade. Para elas as coisas são vivas e dotadas de intenção e sentimentos. Aproveitando que nesta fase as crianças apresentam maior capacidade de concentração fixam como ouvintes e conquistam a sua própria linguagem.
Acreditamos que o bebê desenvolve um processo de leitura quando se interessa pelos brinquedos, pelo livro, pela música, pela dança e por tudo aquilo que se oferece para o seu desenvolvimento. Além disso, gosta de ouvir histórias de animais, crianças, natureza; diverte-se, bate palmas, sente medo, imita as personagens; fantasia entrando e saindo da história. Com esse trabalho, o bebê vai  aumentando o seu conhecimento de mundo, aprendendo a gostar de literatura e a ler para além de seu espaço de referência ou espaço imediato para aderir ao mundo mágico dos textos.

OBJETIVO GERAL: Levar a criança ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrir o maravilhoso universo da literatura infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Organizar ideias e pensamentos;
·         Desenvolver o gosto pela leitura;
·         Descobrir o mundo sonoro a sua volta e valorizá-lo;
·         Explorar o esquema corporal;
·         Identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam ( dentro, fora, perto, longe...);
·         Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço ( andar, correr, saltar, etc)
·         Experimentar situações de interação com a música, canções e movimentos corporais;
·         Desenvolver o gosto por histórias estimulando a imaginação, o lúdico e o faz de conta;
·         Estimular a emissão de sons, balbucios e palavras cantando músicas, imitando os personagens da história;
·         Estabelecer contato com a linguagem escrita da literatura infantil;
·         Escolher livros para a leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·         Identificar personagens, cenários e objetos das histórias contadas;
·         Brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver suas potencialidades.

CONTEÚDOS:
·         Expressividade (Identidade e autonomia);
·         Comunicação oral e corporal  ( Identidade e autonomia);
·         Observação e conversação de imagens e objetos (Artes visuais);
·         Literatura infantil (linguagem);
·         Movimento livre (corpo e movimento);
·         Interpretação e dramatização musical (música);
·         Noções do espaço(matemática);
·         Comunicação(linguagem);
·         Sensações(corpo e movimento);
·         Expressividade(corpo e movimento).


METODOLOGIA:
·         Contação de histórias em lugares diferentes;
·         Confeccionar um caminhão com caixas de papelão para contar história;
·         Contação de história com fantoches, fantasias e dedoches;
·         Usar DVD’S para ouvir e cantar músicas e também para que as crianças possam assistir algumas histórias;
·         Brincadeiras de roda cantada;
·         Cantar, dramatizar, criar, ilustrar diferentes histórias e contar com livros musicais;
·         Caracterizar personagens;
·         Confecção de máscaras;
·         Caixa mágica de histórias com vários livros para serem lidos e manuseados;
·         Apreciação de imagens presentes na Literatura Infantil;
·         Folhear livros, jornais e panfletos;
·         Ouvir histórias com o uso de aparelhos de som;
·         Histórias contada por alguns personagens dos livros.

AVALIAÇÃO:
·         Manuseia livros, folheando-os;
·         Explora sons, texturas e imagens dos livros;
·         Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·         Apresenta primeiras noções espaciais em brincadeiras que solicitem ordens como: pegue o brinquedo dentro da caixa, busque os brinquedos que estão fora...
·         Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens;
·         Participa de momentos de musicalização, jogos cantados e ritmos;
·         Iniciativas de falas sobre as imagens que vê;
·         Brinca com materiais de diferentes formas, cores, texturas...
·         Imita adultos e crianças dançando nos diferentes ritmos musicais;
·         Imita sons, palavras;
·         Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;
·         Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
·         Imita sons, ações e gestos (palmas, acenos...).

Cronograma: um mês.   


Foi um dos projetos que a turma do Berçário II B mais gostou. Gostam de usar fantasias e de ver as professoras também fantasias. Adoram manusear livros, fantoches e prestam muita atenção nas histórias que são contadas, percebe-se o brilho no olhar das crianças de poderem entrar neste mundo de imaginação.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário