TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: ROSELI RONCHI E KATIA GUESSER
AUXILIARES DE SALA: SIMONE LAFFIN E JORDANA DECKER
Problema: Como proporcionar aos bebês a
oportunidade de exploração e novas experiências através dos cinco sentidos?
Justificativa:
O contato com o mundo se estabelece
através dos cinco sentidos, os bebês desde o seu nascimento vão
descobrindo o mundo, conhecendo e reconhecendo as pessoas e o ambiente que os rodeiam.
Segundo Wolff,2011;
No processo de construção de conhecimento,
que é particular para cada criança elas utilizam as mais diferentes
linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses
originais sobre aquilo que busca desvendar. Umas com mais facilidade,
outras necessitando de ajuda, por apresentarem diversas limitações. Nessa
perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações
que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem.
|
Objetivo
geral: Estimular
de forma significativa os bebês proporcionando a eles desenvolver os cinco
sentidos através de atividades lúdicas dando a oportunidade de exploração e
experiências através de texturas e
sensações.
Objetivos Específicos:
·
Expressar suas
necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos
para desenvolver sua autonomia;
·
Desenvolver
atitudes relacionadas à alimentação a fim de estimular a criação de bons
hábitos alimentares;
·
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
·
Manipular
diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e
possibilidades de manuseio;
·
Interagir com
brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos,
instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos;
·
Explorar o
corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;
·
Explorar
diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos e ritmos na
dança;
·
Escutar obras
musicais variadas a fim de se tornar um ouvinte sensível de música com
conhecimento de amplo universo sonoro;
·
Utilizar a
linguagem oral para se comunicarem, expressarem desejos e necessidades,
sentimentos nas diversas situações de interação com o grupo;
·
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o
adulto ou com as outras crianças;
·
Escolher
livros para a leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o
interesse pela literatura infantil;
·
Entrar em
contato com diferentes elementos da natureza (água, solo, luz, sombra, calor,
ar), interagindo e brincando com os mesmos;
·
Desenvolver
noções de temperatura;
·
Movimentar e
explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·
Ampliar gradualmente
o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de
deslocamento e ajustando suas habilidades motoras;
·
Deslocar-se
com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas
próprias capacidades motoras;
·
Participar de
brincadeiras e jogos que envolvam o encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e
descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar,
correr, andar, saltar, manusear, entre outros a fim de explorar os movimentos
do corpo e o controle muscular;
·
Expressar
sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral
para ampliar suas formas de expressão;
·
Ampliar a
percepção estruturas rítmicas a fim de expressar-se corporalmente por meio da
dança e das brincadeiras;
Conteúdos:
·
Eixo
Identidade e Autonomia: Expressividade; Iniciativa para fazer escolhas;
Comunicação oral e corporal; Alimentação; Conhecimento e possibilidades do
corpo.
·
Eixo Artes
Visuais: Exploração de diferentes materiais (formas, cores, texturas).
·
Eixo música:
Sons e ritmos; Expressão oral e corporal; Ritmo na dança; Obras musicais.
·
Eixo
Linguagem: Linguagem: oral e corporal; Comunicação; Literatura infantil.
·
Eixo natureza
e Sociedade: Interação com elementos da natureza (água, solo, luz, sombra,
calor, ar).
·
Eixo
Matemática: Temperatura.
·
Eixo Corpo e
Movimento: Movimento livre; Coordenação motora ampla; Recursos de deslocamento:
sentar, engatinhar, andar, rolar; Equilíbrio; Controle muscular; Sensações;
Percepção de ritmo; Expressividade.
Avaliação:
·
Comunica ideias
e sentidos através das diferentes linguagens;
·
Vocaliza em
resposta aos estímulos (emite sons quer estímulos do adulto ou do ambiente);
·
Reconhece sua
imagem no espelho ou em fotos;
·
Escolhe os
brinquedos que quer para brincar;
·
Observa a
própria mão;
·
Sorri;
·
Procura a
origem do som ou ruído, movimentando a sua cabeça em sua direção;
·
Mantem o
contato visual;
·
Reconhece
diferentes espaços utilizados por seu grupo;
·
Reconhece
pessoas do seu convívio (familiares, professores, colegas) manifestando
expressões diversas nos encontros ou momentos de interação;
·
Identifica
seus pertences e indica os lugares dos objetos de sua sala (brinquedos, roupas,
utensílios);
·
Experimenta e
explora diferentes materiais;
·
Explora com
prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
·
Identifica
imagens nos mais diversos contextos como: DVD, desenhos, livros e histórias;
·
Iniciativas de
fala sobre as imagens que vê;
·
Apreciam
diferentes manifestações culturais visualizadas através de brinquedos, vídeos,
músicas, imagens...;
·
Produz musicas
utilizando as partes do corpo, bate palminhas;
·
Movimenta-se
ao ouvir diferentes sons;
·
Imita adultos
e crianças dançando nos diferentes ritmos musicais;
·
Demonstra
prazer em ouvir diferentes músicas;
·
Percebe
variações sonoras;
·
Reconhece,
produz imita sons diferenciados;
·
Reage aos
diversos estímulos;
·
Imita sons e
palavras;
·
Identifica
objetos, imagens;
·
Reconhece som
do próprio nome, balbucia;
·
Demonstra expressão
facial e capacidade de memorização;
·
Explora sons,
texturas e imagens dos livros, reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·
Brinca e
interage com elementos da natureza água, solo, luz, sombra, calor, ar);
·
Demonstra
noções de comparações e classificação de objetos ( cor, espessura, textura);
·
Percebe
variações (quente, frio) em objetos e ambientes;
·
Demonstra
prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;
·
Imita sons,
ações e gestos;
Metodologia:
·
Brincadeira da lanterna;
·
Varal dos cheirinhos;
·
Degustação de alimentos (chocolate,
frutas cítricas e doces, pipoca, salgadinhos);
·
Histórias;
·
Rasgar, amassar revistas;
·
Fotos coloridas na parede da sala;
·
Que som é esse? ( sons do dia a dia passar
imagens para associar com o som);
·
Musicas de ritmos diferentes;
·
Brincadeiras com microfone;
·
Esconde – esconde. Procurar o
despertador;
·
Banhos lúdicos;
·
Atividades com tinta;
·
Atividades com gelatina;
·
Tapete sensorial;
·
Massinha de modelar;
·
Bolinhas de gel;
·
Massagem relaxante com músicas;
·
Sacola da massagem (enviada para os pais
com livro de registros);
·
Fantoches;
·
Livro das sensações;
·
Contato com a natureza;
·
Mãos sensoriais;
·
Arte com iogurte;
·
Cantinho das sensações;
Cronograma:1 mês
Referência:
WOLFF,
Celi Terezinha. Organização do trabalho
pedagógico na educação infantil: 2ª Ed. Indaial, Uniasselvi,2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário