quinta-feira, 11 de maio de 2017

PROJETO NO MUNDO DAS SENSAÇÕES DESCOBRINDO OS CINCO SENTIDOS


TURMA: BERÇÁRIO II A
PROFESSORAS: ROSELI RONCHI E KATIA GUESSER
AUXILIARES DE SALA: SIMONE LAFFIN E JORDANA DECKER

Problema: Como proporcionar aos bebês a oportunidade de exploração e novas experiências através dos cinco sentidos?
Justificativa:
O contato com o mundo se estabelece através dos cinco sentidos, os bebês desde o seu nascimento vão descobrindo o mundo, conhecendo e reconhecendo as pessoas e o ambiente que os rodeiam. Segundo Wolff,2011;

No  processo de construção de conhecimento, que é particular para cada criança elas utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que busca desvendar. Umas com mais facilidade, outras necessitando de ajuda, por apresentarem diversas limitações. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem.
 Pouco a pouco o bebê reage a sua percepção sensorial, este período é essencial para aguçar o desenvolvimento sensorial, afinal as descobertas e as aprendizagens acontecem por meio dos sentidos. Este projeto parte do princípio que, através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo. Os objetos e materiais disponibilizados aos bebês proporcionam experiências diversificadas e novas descobertas. Sendo assim, é relevante o trabalho com sensações no berçário, num sentido de fornecer estímulos para a aprendizagem dos bebês.

Objetivo geral: Estimular de forma significativa os bebês proporcionando a eles desenvolver os cinco sentidos através de atividades lúdicas dando a oportunidade de exploração e experiências  através de texturas e sensações.

Objetivos Específicos:
·         Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando seus argumentos para desenvolver sua autonomia;
·         Desenvolver atitudes relacionadas à alimentação a fim de estimular a criação de bons hábitos alimentares;
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo seus limites e sensações que produz;
·         Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
·         Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos, sinos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos;
·         Explorar o corpo com a voz, mãos, pés, produzindo música;
·         Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos e ritmos na dança;
·         Escutar obras musicais variadas a fim de se tornar um ouvinte sensível de música com conhecimento de amplo universo sonoro;
·         Utilizar a linguagem oral para se comunicarem, expressarem desejos e necessidades, sentimentos nas diversas situações de interação com o grupo;
·         Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com as outras crianças;
·         Escolher livros para a leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
·         Entrar em contato com diferentes elementos da natureza (água, solo, luz, sombra, calor, ar), interagindo e brincando com os mesmos;
·         Desenvolver noções de temperatura;
·         Movimentar e explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras;
·         Ampliar gradualmente o conhecimento do seu próprio corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras;
·         Deslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras;
·         Participar de brincadeiras e jogos que envolvam o encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, sentar, levantar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros a fim de explorar os movimentos do corpo e o controle muscular;
·         Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral para ampliar suas formas de expressão;
·         Ampliar a percepção estruturas rítmicas a fim de expressar-se corporalmente por meio da dança e das brincadeiras;

Conteúdos:
·         Eixo Identidade e Autonomia: Expressividade; Iniciativa para fazer escolhas; Comunicação oral e corporal; Alimentação; Conhecimento e possibilidades do corpo.
·         Eixo Artes Visuais: Exploração de diferentes materiais (formas, cores, texturas).
·         Eixo música: Sons e ritmos; Expressão oral e corporal; Ritmo na dança; Obras musicais.
·         Eixo Linguagem: Linguagem: oral e corporal; Comunicação; Literatura infantil.
·         Eixo natureza e Sociedade: Interação com elementos da natureza (água, solo, luz, sombra, calor, ar).
·         Eixo Matemática: Temperatura.
·         Eixo Corpo e Movimento: Movimento livre; Coordenação motora ampla; Recursos de deslocamento: sentar, engatinhar, andar, rolar; Equilíbrio; Controle muscular; Sensações; Percepção de ritmo; Expressividade.

Avaliação:
·         Comunica ideias e sentidos através das diferentes linguagens;
·         Vocaliza em resposta aos estímulos (emite sons quer estímulos do adulto ou do ambiente);
·         Reconhece sua imagem no espelho ou em fotos;
·         Escolhe os brinquedos que quer para brincar;
·         Observa a própria mão;
·         Sorri;
·         Procura a origem do som ou ruído, movimentando a sua cabeça em sua direção;
·         Mantem o contato visual;
·         Reconhece diferentes espaços utilizados por seu grupo;
·         Reconhece pessoas do seu convívio (familiares, professores, colegas) manifestando expressões diversas nos encontros ou momentos de interação;
·         Identifica seus pertences e indica os lugares dos objetos de sua sala (brinquedos, roupas, utensílios);
·         Experimenta e explora diferentes materiais;
·         Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
·         Identifica imagens nos mais diversos contextos como: DVD, desenhos, livros e histórias;
·         Iniciativas de fala sobre as imagens que vê;
·         Apreciam diferentes manifestações culturais visualizadas através de brinquedos, vídeos, músicas, imagens...;
·         Produz musicas utilizando as partes do corpo, bate palminhas;
·         Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
·         Imita adultos e crianças dançando nos diferentes ritmos musicais;
·         Demonstra prazer em ouvir diferentes músicas;
·         Percebe variações sonoras;
·         Reconhece, produz imita sons diferenciados;
·         Reage aos diversos estímulos;
·         Imita sons e palavras;
·         Identifica objetos, imagens;
·         Reconhece som do próprio nome, balbucia;
·         Demonstra expressão facial e capacidade de memorização;
·         Explora sons, texturas e imagens dos livros, reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·         Brinca e interage com elementos da natureza água, solo, luz, sombra, calor, ar);
·         Demonstra noções de comparações e classificação de objetos ( cor, espessura, textura);
·         Percebe variações (quente, frio) em objetos e ambientes;
·         Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;
·         Imita sons, ações e gestos;

Metodologia:
·                    Brincadeira da lanterna;
·                    Varal dos cheirinhos;
·                    Degustação de alimentos (chocolate, frutas cítricas e doces, pipoca, salgadinhos);
·                    Histórias;
·                    Rasgar, amassar revistas;
·                    Fotos coloridas na parede da sala;
·                    Que som é esse? ( sons do dia a dia passar imagens para associar com o som);
·                    Musicas de ritmos diferentes;
·                    Brincadeiras com microfone;
·                    Esconde – esconde. Procurar o despertador;
·                    Banhos lúdicos;
·                    Atividades com tinta;
·                    Atividades com gelatina;
·                    Tapete sensorial;
·                    Massinha de modelar;
·                    Bolinhas de gel;
·                    Massagem relaxante com músicas;
·                    Sacola da massagem (enviada para os pais com livro de registros);
·                    Fantoches;
·                    Livro das sensações;
·                    Contato com a natureza;
·                    Mãos sensoriais;
·                    Arte com iogurte;
·                    Cantinho das sensações;

 Cronograma:1 mês

Referência:

 WOLFF, Celi Terezinha. Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: 2ª Ed. Indaial, Uniasselvi,2011.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário