Turma:
Berçário I A
Professoras:
Andreia S, Luana, Valmira e Emanuele
Problema:
De
que forma desenvolver a percepção sensorial dos bebês?
Justificativa:
Observando e pesquisando a fase de desenvolvimento
das crianças do berçário percebemos a necessidade que para um bom
desenvolvimento se faz necessário um plano de estimulação motora cognitiva e
emocional. Desta forma o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de
estimulação explorando os cincos sentidos: tato, visão, paladar, olfato e
audição. Todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança
independência, auto estima, autonomia e segurança para que ela possa enfrentar
novas experiências que resultam em crescimento.
Objetivo
Geral:
Estimular
de forma significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.
Objetivos
Específicos:
-
Verificar o desenvolvimento psicomotor emocional,
social e cognitivo de cada criança individualmente;
-Buscar
diversas maneiras de estimulação essencial;
-Observar
as reações através da estimulação do tato, paladar, olfato,
visão e audição;
-Massagear
para que haja uma aproximação física e emocional desenvolvendo segurança bem
estar geral e crescimento físico;
-Estimular
as diversas linguagens;
-Tomar
consciência das diferentes partes do corpo da sua localização e sensibilidade,
através de massagem;
Conteúdos:
-Explorar
diferentes materiais ( artes Visuais);
-Exploração
do espaço (identidade e autonomia);
-Sensações
(movimento);
-Corpo
humano (movimento);
-Comunicação
(linguagem oral e escrita);
-Massagem
(movimento);
-Expressão
oral e corporal (música).
Metodologia:
-Massagem
falada;
-Bolinha
de sabão;
-Lenços
mágicos coloridos;
-Para
quedas;
-Balanço
com lençóis;
-Brinquedos
que cantam;
-Brincando
de pegar se esconder;
Garrafas
coloridas;
-Lanterna;
-Fantoches;
-Almofada
de texturas;
-Bolinhas
de gel;
-Degustação
de outros alimentos;
-Estimulação
com bola;
Cronograma:
Este
projeto será aplicado durante todo ano de 2017.
Avaliação:
-Reconhecer
pessoas do seu convívio.
-Manifestar
confiança no ambiente da instituição.
-Reconhece
som do seu próprio nome.
-Explora
sons texturas e imagens.
-Chora
e ri demonstrando sentimentos.
-Movimenta
se ao ouvir diferentes sons.
-Manipula
brinquedos e materiais sonoros emitindo sons.
-Demonstra
prazer em ouvir sons.
-Demonstra
espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.
Este
projeto iniciou no mês de março, mas será realizado de forma aleatória durante
todo ano. A avaliação será feita a partir das observações, é um projeto
importante, pois é nesta fase inicial
que a criança precisa da estimulação dos sentidos para o melhor desenvolvimento
da psicomotricidade onde com isso vai adquirindo mais autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário