quarta-feira, 22 de março de 2017

PROJETO BRINCANDO E ESTIMULANDO OS SENTIDOS...


Turma: Berçário I A
Professoras: Andreia S, Luana, Valmira e Emanuele

Problema: De que forma desenvolver a percepção sensorial dos bebês?

Justificativa:
Observando e pesquisando a fase de desenvolvimento das crianças do berçário percebemos a necessidade que para um bom desenvolvimento se faz necessário um plano de estimulação motora cognitiva e emocional. Desta forma o presente projeto pretende contribuir com o trabalho de estimulação explorando os cincos sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição. Todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, auto estima, autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultam em crescimento.

Objetivo Geral:
Estimular de forma significativa os bebês a fim de desenvolver os cinco sentidos.

Objetivos Específicos:
- Verificar o desenvolvimento psicomotor emocional, social e cognitivo de cada criança individualmente;
-Buscar diversas maneiras de estimulação essencial;
-Observar as reações através da estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
-Massagear para que haja uma aproximação física e emocional desenvolvendo segurança bem estar geral e crescimento físico;
-Estimular as diversas linguagens;
-Tomar consciência das diferentes partes do corpo da sua localização e sensibilidade, através de massagem;

Conteúdos:
-Explorar diferentes materiais ( artes Visuais);
-Exploração do espaço (identidade e autonomia);
-Sensações (movimento);
-Corpo humano (movimento);
-Comunicação (linguagem oral e escrita);
-Massagem (movimento);
-Expressão oral e corporal (música).

Metodologia:
-Massagem falada;
-Bolinha de sabão;
-Lenços mágicos coloridos;
-Para quedas;
-Balanço com lençóis;
-Brinquedos que cantam;
-Brincando de pegar se esconder;
Garrafas coloridas;
-Lanterna;
-Fantoches;
-Almofada de texturas;
-Bolinhas de gel;
-Degustação de outros alimentos;
-Estimulação com bola;

Cronograma:
Este projeto será aplicado durante todo ano de 2017.

Avaliação:
-Reconhecer pessoas do seu convívio.
-Manifestar confiança no ambiente da instituição.
-Reconhece som do seu próprio nome.
-Explora sons texturas e imagens.
-Chora e ri demonstrando sentimentos.
-Movimenta se ao ouvir diferentes sons.
-Manipula brinquedos e materiais sonoros emitindo sons.
-Demonstra prazer em ouvir sons.
-Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.






























Este projeto iniciou no mês de março, mas será realizado de forma aleatória durante todo ano. A avaliação será feita a partir das observações, é um projeto importante, pois é  nesta fase inicial que a criança precisa da estimulação dos sentidos para o melhor desenvolvimento da psicomotricidade onde com isso vai adquirindo mais autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário