quarta-feira, 22 de março de 2017

PROJETO: ADAPTAÇÃO COM MUITO COLINHO E DIVERSÃO

TURMA: BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS: JOSIANE CASA GRANDE, RAYZA E ROSELI H.

PROBLEMA: Como trabalhar com bebês de quatro meses a um ano e fazer uma adaptação tranquila?

JUSTIFICATIVA: Crianças inseguras, pais angustiados e sofrimento diante da separação iminente. Esse não precisa ser o retrato do início dos pequenos no CEI. É possível diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila e saudável para os bebês e sua família. E para fazermos desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das professoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.
Marcado por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com o CEI relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens. (Luciana Wolker da Silva).
Nesse sentido, consideramos importante a parceria e a interação da família para que haja a construção de laços saudáveis, favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação.
·        Familiarização das professoras com as crianças, seus familiares e responsáveis.
·        Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço.
·        Separação da família com tranquilidade por uma parte do dia.
·        Garantir e situar as crianças quanto ao momento de retorno para junto aos seus familiares (responsáveis).
·        Interagir com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, instrumentos musicais a fim de perceber os diferentes sons e ritmos.

CONTEÚDOS:
·        Eu e o outro ( Identidade e autonomia);
·        Exploração do espaço (Identidade e autonomia);
·        Saúde e bem estar: higiene e alimentação (Identidade e autonomia);
·        Coordenação motora (Movimento);
·        Comunicação (Linguagem);
·        Canto (Música);

METODOLOGIA:
·        Músicas cantadas variadas que envolvam: nome das crianças, gestos, animais, sons, etc.
·        Lembrança de boas vindas ( bebê de EVA,  com um bombom);
·        CD de músicas de vários ritmos.
·        DVD musical.
·        Passeios pelas dependências do CEI;
·        Explorar, brincar, subir, descer dos brinquedos existentes no CEI;
·        Massagem relaxante;
·        Estimular as crianças para que sentem, engatinhem, andem etc.;
·        Estimular as crianças a se alimentarem com o cardápio do CEI;
·        Banho de piscina e chuveiro nos dias quentes;
·        Explorar espaços como a grama, areia, brita;
·        Participar do dia da folia e confecção de máscaras de carnaval.

CRONOGRAMA: 30 dias.
Este projeto será reaplicado sempre que houver a necessidade, ou a entrada de uma criança nova.

AVALIAÇÃO:
·        Manifesta confiança no ambiente da instituição;
·        Expressa sentimentos através de diferentes linguagens;
·        Reconhece sua imagem no espelho ou em fotos;
·        Brinca com as outras crianças (de seu grupo e de outras salas);
·        Demonstra coordenação motora em andar, engatinhar, rolar, etc;
·        Explora com prazer materiais variados de diferentes formas e texturas;
·        Chora ou ri demonstrando sentimentos;

O cuidado especial com o período de adaptação é muito importante para um ótimo atendimento, proporcionando condições adequadas para um desenvolvimento integral das crianças, sabemos que muitas das vezes é um fator que gera ansiedade para as crianças pais e professores.
 A adaptação das crianças do BIB foram diversas entre elas: choro, resistência na separação dos pais, estranhavam diante de pessoas e situações diferentes das que não são familiares, resistência na alimentação, e teve também as que interagiram normalmente.
Podemos perceber que a turma está bem adaptada, são crianças tranquilas que interagem bem com os amiguinhos e professoras.
Cabe enfatizar que o período de adaptação é de suma importância, pois é um momento de conhecimento e construção de vínculos afetivos entre crianças, professoras, escola e família.























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