TURMA:
BERÇÁRIO I B
PROFESSORAS:
JOSIANE CASA GRANDE, RAYZA E ROSELI H.
PROBLEMA:
Como trabalhar com bebês de quatro meses a um ano e fazer uma adaptação
tranquila?
JUSTIFICATIVA:
Crianças inseguras, pais angustiados e sofrimento diante da separação iminente.
Esse não precisa ser o retrato do início dos pequenos no CEI. É possível
diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila e saudável para
os bebês e sua família. E para fazermos desse período o mais agradável
possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito
aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e
paciência por parte das professoras, sendo muito importante o entendimento
sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios.
Marcado por encontros e
desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus
familiares passam a criar com o CEI relações afetivas destinadas a favorecer a
construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas
conquistas e aprendizagens. (Luciana Wolker da Silva).
Nesse sentido,
consideramos importante a parceria e a interação da família para que haja a
construção de laços saudáveis, favoráveis a troca de vivências e ao pleno
desenvolvimento da criança, sendo ela o principal sujeito da adaptação.
OBJETIVO
GERAL: Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para a
criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Manifestar confiança no ambiente da
instituição vivenciando um bom processo de adaptação.
·
Familiarização das professoras com as
crianças, seus familiares e responsáveis.
·
Percepção de si e dos demais que dividem
o mesmo espaço.
·
Separação da família com tranquilidade
por uma parte do dia.
·
Garantir e situar as crianças quanto ao
momento de retorno para junto aos seus familiares (responsáveis).
·
Interagir com brinquedos e materiais
sonoros como guizos, chocalhos, instrumentos musicais a fim de perceber os
diferentes sons e ritmos.
CONTEÚDOS:
·
Eu e o outro ( Identidade e autonomia);
·
Exploração do espaço (Identidade e
autonomia);
·
Saúde e bem estar: higiene e alimentação
(Identidade e autonomia);
·
Coordenação motora (Movimento);
·
Comunicação (Linguagem);
·
Canto (Música);
METODOLOGIA:
·
Músicas cantadas variadas que envolvam:
nome das crianças, gestos, animais, sons, etc.
·
Lembrança de boas vindas ( bebê de
EVA, com um bombom);
·
CD de músicas de vários ritmos.
·
DVD musical.
·
Passeios pelas dependências do CEI;
·
Explorar, brincar, subir, descer dos
brinquedos existentes no CEI;
·
Massagem relaxante;
·
Estimular as crianças para que sentem,
engatinhem, andem etc.;
·
Estimular as crianças a se alimentarem
com o cardápio do CEI;
·
Banho de piscina e chuveiro nos dias
quentes;
·
Explorar espaços como a grama, areia,
brita;
·
Participar do dia da folia e confecção
de máscaras de carnaval.
CRONOGRAMA:
30 dias.
Este projeto será
reaplicado sempre que houver a necessidade, ou a entrada de uma criança nova.
AVALIAÇÃO:
·
Manifesta confiança no ambiente da instituição;
·
Expressa sentimentos através de
diferentes linguagens;
·
Reconhece sua imagem no espelho ou em
fotos;
·
Brinca com as outras crianças (de seu
grupo e de outras salas);
·
Demonstra coordenação motora em andar,
engatinhar, rolar, etc;
·
Explora com prazer materiais variados de
diferentes formas e texturas;
·
Chora ou ri demonstrando sentimentos;
O cuidado especial com o período de adaptação é
muito importante para um ótimo atendimento, proporcionando condições adequadas
para um desenvolvimento integral das crianças, sabemos que muitas das vezes é
um fator que gera ansiedade para as crianças pais e professores.
A adaptação das crianças do BIB
foram diversas entre elas: choro, resistência na separação dos pais,
estranhavam diante de pessoas e situações diferentes das que não são
familiares, resistência na alimentação, e teve também as que interagiram
normalmente.
Podemos perceber que a turma está
bem adaptada, são crianças tranquilas que interagem bem com os amiguinhos e
professoras.
Cabe enfatizar que o período de
adaptação é de suma importância, pois é um momento de conhecimento e construção
de vínculos afetivos entre crianças, professoras, escola e família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário