TURMA:
MATERNAL II A
PROFESSORES:
DILEINE, IVO E MAIARA B.
Problemática
Como
posso me adaptar melhor ao ambiente, aos amiguinhos e aos professores?
Justificativa
É
um período onde as crianças se adaptam a sua nova rotina, aos professores,
colegas, isto é, o momento de intervir da melhor forma possível em seu
desenvolvimento.
Neste
período de ansiedade, separação e angustia a criança pode mostrar relutância em
deixar a mãe. Este tempo tem uma duração que vai depender de cada criança, por
isso é muito importante a confiança dos pais com os professores e profissionais
do CEI.
Torna-se
relevante a abordagem do tema por ser fonte de conhecimento mútuo, onde todos
buscam um melhor convívio dentro das possibilidades e dificuldades de cada um.
Objetivo Geral
Compreender
a importância da adaptação para seu melhor desenvolvimento social, emocional,
cognitivo e físico.
Objetivos Específicos
Participar
de brincadeiras musicais;
Executar
atitudes de respeito às regras e ao grupo da qual está inserido;
Manifestar
confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
Estabelecer
comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o
adulto ou com outra criança.
Conteúdos
Identidade e Autonomia
Adaptação
Eu e o outro
Exploração do espaço
Artes visuais
Manipulação de materiais
Fazer artístico
Música
Brincadeiras
musicais
Canto
Expressão oral e corporal
Linguagem
Comunicação e expressão
Linguagem oral e
corporal
Natureza e sociedade
Família e escola
Comunidade
Matemática
Formas geométricas
Contagem oral
Corpo e movimento
Corpo humano
Expressividade
Sensações
Brincadeiras que
envolvam movimento
Metodologia
Passeio
pelo CEI;
Brincadeiras
livres e dirigidas;
Cantigas;
Bolas;
Historinhas;
Baile
à fantasia;
Explorar
o corpo;
Bolinha
de sabão;
Amassar
papel;
Areia;
Empilhar
caixinhas;
Revistas;
Massinha.
Cronograma: Fevereiro/2017
Avaliação
Far-se-á através de exploração e
estimulação constante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário