sexta-feira, 24 de março de 2017

PROJETO ADAPTAÇÃO DO MATERNAL II A


TURMA: MATERNAL II A
PROFESSORES: DILEINE, IVO E MAIARA B.

Problemática
Como posso me adaptar melhor ao ambiente, aos amiguinhos e aos professores?

Justificativa
É um período onde as crianças se adaptam a sua nova rotina, aos professores, colegas, isto é, o momento de intervir da melhor forma possível em seu desenvolvimento.
Neste período de ansiedade, separação e angustia a criança pode mostrar relutância em deixar a mãe. Este tempo tem uma duração que vai depender de cada criança, por isso é muito importante a confiança dos pais com os professores e profissionais do CEI.
Torna-se relevante a abordagem do tema por ser fonte de conhecimento mútuo, onde todos buscam um melhor convívio dentro das possibilidades e dificuldades de cada um.

Objetivo Geral
Compreender a importância da adaptação para seu melhor desenvolvimento social, emocional, cognitivo e físico.

Objetivos Específicos
Participar de brincadeiras musicais;
Executar atitudes de respeito às regras e ao grupo da qual está inserido;
Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
Estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança.


Conteúdos
            Identidade e Autonomia
                        Adaptação
                        Eu e o outro
                        Exploração do espaço
            Artes visuais
                        Manipulação de materiais
                        Fazer artístico
Música
Brincadeiras musicais
Canto
Expressão oral e corporal
            Linguagem
                        Comunicação e expressão
                        Linguagem oral e corporal
            Natureza e sociedade
                        Família e escola
                        Comunidade
            Matemática
                        Formas geométricas
                        Contagem oral
            Corpo e movimento
                        Corpo humano
                        Expressividade
                        Sensações
                        Brincadeiras que envolvam movimento

Metodologia
Passeio pelo CEI;
Brincadeiras livres e dirigidas;
Cantigas;
Bolas;
Historinhas;
Baile à fantasia;
Explorar o corpo;
Bolinha de sabão;
Amassar papel;
Areia;
Empilhar caixinhas;
Revistas;
Massinha.

Cronograma: Fevereiro/2017

Avaliação

            Far-se-á através de exploração e estimulação constante.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário